Notícias Notícias

Voltar

Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFPE é lançado para a comunidade acadêmica

A transmissão virtual está disponível no canal oficial da UFPE no YouTube

Equipe SPREAD juntamente com a Pró-reitora de Graduação (Prograd) e o Superintendente de Tecnologia da Informação (STI). Foto: Acervo SPREAD

Na tarde de ontem (15), a Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), por meio da Coordenação de T.I, apresentou para toda comunidade acadêmica a primeira etapa da reformulação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFPE concluída neste primeiro semestre de 2022, um trabalho realizado em conjunto com os setores de Coordenação Administrativa, Coordenação Pedagógica, e dos Núcleos de Produção e de Comunicação UAB. 

O encontro realizado no Auditório João Alfredo, reuniu parte da equipe da SPREAD, a coordenadora de Tutoria, prof.ª Lígia Galindo; a coordenadora do curso de Ciências Biológicas EAD, prof.ª Simey Magnata; a prof.ª de Design do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Luciana Lopes Freire; dois intérpretes de Libras do Núcleo de Acessibilidade UFPE (NACE); e teve na composição da mesa a participação do secretário geral da SPREAD, prof. Alberto Poza; do vice-reitor da UFPE, prof. Moacyr Cunha; da pró-reitora de Graduação (Prograd), prof.ª Magna do Carmo; do superintendente de Tecnologia da Informação (STI), Marco Aurélio Bennedetti; e do coordenador adjunto da UAB UFPE, prof. André Felippe. 

“Desde já, eu gostaria de parabenizar a SPREAD, a nossa Secretaria, que tem trabalhado e feito uma expansão enorme em tudo o que se refere ao ensino a distância e UAB (Universidade Aberta do Brasil). Nós temos a obrigação de expandir o ensino superior da Universidade Federal de Pernambuco que tem como missão muito clara facilitar o acesso desses estudantes”, afirmou o Vice-reitor. 

Em seu discurso, o secretário geral da SPREAD, prof. Alberto Poza, fez questão de evidenciar o trabalho coletivo realizado por toda equipe. “Hoje o protagonismo é justamente das pessoas que estão aqui. É um trabalho coletivo, não apenas do ponto de vista da gestão quanto também de professores, tutores e técnicos que se manifestaram ao longo de todo esse tempo. Essa foi uma das metas desde que assumi a Secretaria há um ano, e agora estamos apresentando para a comunidade”. 

Composição da mesa. Foto: Acervo SPREAD

As novidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem foram apresentadas pelos técnicos da Coordenação de T.I, João Cleber Libório e Gabriel Vasconcelos. Eles forneceram dados atuais da EAD UFPE, explicaram sobre a plataforma Moodle, as principais mudanças nas funcionalidades, as modificações no layout que resultaram em melhorias para a navegação e a identidade visual de cada curso EAD. Na demonstração de navegação do sistema do AVA UFPE de Graduação utilizaram como exemplo a sala virtual do curso de Letras - Espanhol (Introdução à Linguística). Em breve, serão disponibilizados guias escritos e tutoriais em vídeo para facilitar o uso do novo AVA. 

De acordo com o superintendente de Tecnologia da Informação, prof. Marco Aurélio, a SPREAD é um dos grandes avanços que a Universidade possui na área de EAD. “A Superintendência de Tecnologia da Informação tem apoiado bastante essas atividades porque a gente vê que realmente há uma grande necessidade de crescimento dessa área dentro da UFPE. É uma parceria que nós temos desde a criação da SPREAD, por isso nos colocamos à disposição no que for necessário para dar apoio a essa atividade tão importante para a Universidade”, ressaltou.

Por sua vez, a pró-reitora de Graduação, prof.ª Magna do Carmo, parabenizou a Secretaria pelo novo AVA. “É um marco dessa gestão, principalmente do trabalho do prof. Alberto dentro da SPREAD, agregando tudo que já foi construído até hoje. A SPREAD enquanto Secretaria e espaço de produção de conhecimento está garantindo esse espaço dos cursos EAD não só da graduação, mas também da pós-graduação, extensão e de outros que virão”.

Técnicos de T.I da SPREAD durante apresentação do novo AVA UFPE. Foto: Ascom UFPE

A modernização do AVA UFPE conta com duas fases, a fase 1 entregue neste mês de junho, que envolve o novo Moodle e o novo layout, e a fase 2 com previsão de entrega para janeiro de 2023, que contempla a nova infraestrutura. Com a finalização dessa primeira fase, a SPREAD segue agora reunindo esforços para dar continuidade às etapas do projeto de reformulação com a segunda fase que irá focar nas modificações de infraestrutura do sistema para adquirir mais espaço em disco, memória de armazenamento, mais velocidade no acesso e melhor conectividade. 

Para quem quiser assistir ao evento de lançamento, a transmissão virtual está disponível no canal oficial da UFPE no YouTube

Panorama AVA UFPE - Nas primeiras versões do software de apoio à aprendizagem, o Moodle, plataforma em que o Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFPE foi montado, o ensino a distância da UFPE tinha três ambientes virtuais funcionando basicamente para cada curso. Com a chegada da Licenciatura em Geografia a distância, a Coordenação de T.I resolveu unificar todos os AVAs para melhorar a manutenção e, em 2013, um único AVA contemplava todos os ambientes virtuais. 

Em 2014, a Coordenação de T.I propôs, por questão de organização, separar o conteúdo de graduação dos demais, uma vez que a graduação é frequentemente inspecionada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), definindo utilizar AVAs temáticos, onde surgiu o AVA de Graduação

Desde 2014, o AVA apresentou a mesma versão e, em 2019, a Coordenação de T.I decidiu iniciar o movimento de atualização do ambiente virtual, porém, diante das mudanças de gestão na EAD UFPE, além da pandemia da Covid-19, não foi possível dar continuidade. Posteriormente, na gestão do prof. Alfredo Gomes, com o atual secretário da SPREAD, prof. Alberto Poza, em meados de 2021, foi possível retomar o trabalho de atualização do ambiente virtual.

Já em 2021, a Coordenação Pedagógica da SPREAD e o Núcleo de Produção UAB conduziram um levantamento de requisitos com os docentes para identificar as necessidades e principais demandas em relação ao ambiente virtual, após terem realizado, em 2019, uma pesquisa sobre a experiência pedagógica no AVA Graduação com os estudantes da modalidade a distância, indicadores estes que auxiliaram o setor de T.I a dar início às tratativas técnicas de atualização do AVA. 

Hoje, o ambiente virtual da UFPE apresenta a versão 3.11 do Moodle e, durante todo esse processo de reformulação, foram realizadas consultas às coordenações de curso EAD, reuniões e discussões periódicas de acompanhamento do trabalho dos setores envolvidos da SPREAD, inclusive a contribuição do coordenador do Programa de Pós-graduação em Design - PPGDesign (Mestrado e Doutorado), prof. Walter Franklin, no direcionamento das ações para desenvolver a nova interface do AVA e suas funcionalidades; e o diálogo aberto e constante com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), por meio do superintendente prof. Marco Aurélio. 

A atual gestão da EAD UFPE estimula a cultura de parceria institucional, criando oportunidades de cooperação, visando soluções criativas nas demandas da SPREAD para promover a interiorização do ensino público, gratuito e de qualidade. 


Mais informações
Coordenação da SPREAD: spread@ufpe.br

 

Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead

 

Data da última modificação: 17/06/2022, 14:15