Sobre o Curso de Saúde Coletiva Sobre o Curso de Saúde Coletiva
A graduação em saúde coletiva foi implantada na UFPE em 2013 sendo a primeira do estado de Pernambuco se somando a iniciativa de outras Universidades Federais, no esforço de construir uma rede de cursos com este perfil, dentre elas, as Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Bahia (UFBA), Universidade de Brasília (UnB), do Mato Grosso (UFMT), do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Rio (UFRJ) e a Universidade de São Paulo (USP). Atualmente são 24 cursos de graduação em Saúde Coletiva e/ou denominações próximas possuem registro no Ministério da Educação (MEC) no Brasil.
A implantação do curso de saúde coletiva está inserida num contexto de transformações do cenário brasileiro, que chegou ao final do Século XX com mudanças nas configurações demográficas, sanitárias e sociais, trazendo à tona novas bases para discussão acerca de políticas vinculadas à saúde, assumindo assim um grau crescente de complexidade, particularmente relacionados com o setor saúde e o processo de reorganização do modelo de atenção.
Através do desenvolvimento do SUS, a graduação em saúde coletiva integra a estratégia de investimento regional e interiorização da UFPE, tornando-se uma importante referência na microrregião de Vitória de Santo Antão. Assim, a implantação do curso tem levado a UFPE, através do Centro Acadêmico de Vitória, a se inserir neste contexto histórico e contribuir na capacitação de gestores e integrantes de equipes que exerçam, com a requerida competência, as habilidades necessárias à consolidação do SUS.
O objetivo do curso é formar profissionais para atuar e desenvolver ferramentas estratégicas em todas as etapas da gestão dos serviços de saúde desempenhando funções de direção, planejamento, administração, avaliação, gerência, supervisão e controle em serviços e/ou unidades de saúde, na perspectiva da promoção da saúde e da qualidade de vida.
O curso é presencial e é oferecido no turno da noite, no que diz respeito às disciplinas teóricas, enquanto que, as práticas são oferecidas no período diurno.
Com duração de 4 anos (8 semestres) o curso possui carga horária total de 3.000 horas, sendo 2.865 horas destinadas aos componentes obrigatórios e 135 horas para atividades Complementares e Componentes eletivos: 135hs.
São ofertadas 60 vagas anuais, com entradas semestrais.
O bacharel em Saúde Coletiva é o responsável por planejar, implantar, implementar, avaliar e monitorar estratégias aplicadas às diversas esferas de organização dos serviços de saúde pública e/ou privados, assim como atuar como Pesquisador nas Universidades e Centros de Excelência de estudos e pesquisa em populações.
O bacharel em saúde coletiva é também denominado “Sanitarista”. A designação “sanitarista” tem proveniência na palavra Saúde, tal como Sanidade e Salubridade: “aquele que faz bem à saúde; que contribui para a saúde; que labuta pelo sadio ou pelo saudável; que conhece e opera com o conjunto de requisitos adequados à saúde pública; que busca tornar salubre, sanear, prevenir”.
O profissional estará apto para atuar em hospitais, clínicas, secretarias municipais e estaduais de saúde, Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde, agências reguladoras de saúde e nas universidades, como professor e/ou pesquisador.
Elaborado em 2012 e com atualizações em 2018 o Projeto Pedagógico do Curso do bacharelado em saúde coletiva da UFPE tomou por base as Diretrizes Curriculares: CNE/CES nº CNE/CES Nº 4, de 6 de abril de 2009 e Parecer do CNE/CES Nº 242/2017.
Clique aqui e acesse o PPC vigente do Curso de Saúde Coletiva.
Acesse a estrutura curricular do curso e a matriz curricular (resumida)
Clique aqui e acesse a estrutura curricular do Curso de Saúde Coletiva
Clique aqui e acesse a matriz curricular do Curso de Saúde Coletiva
O curso foi reconhecido pelo MEC com conceito 4,0 conforme publicado na Portaria nº 547 de 14/08/2018.
Para mais informações acesse a página do Curso no E-MEC (LINK):
O Curso conta com a estrutura física do Centro Acadêmico de Vitória como salas de aula, unidades administrativas de apoio ao discente como escolaridade, secretaria geral de graduação, coordenações de acessibilidade e de assistência estudantil.
Além disso, para o processo de formação, o estudante do curso de saúde coletiva tem à sua disposição os seguintes laboratórios de Ensino:
- Anatomia
- Micro Imunologia
- Parasitologia
- Farmácia Viva
- Laboratório de Informática
- Laboratório de Pesquisa Sobre Usos das Tecnologias em Saúde - LAPETS
- Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre o Cuidado em Educação e Saúde - LAPECES
Conheça alguns dados do Curso de Saúde Coletiva da UFPE desde sua implantação
Clique aqui para acessar “Saúde Coletiva em Dados 2020/2021”