Processo Seletivo Processo Seletivo

  1. Calendário 2020.2 (mestrado e doutorado) 

  2. 1

    De 20/08/2020

    Até 30/09/2020

    Ação: OFERTA DE COMPONENTES CURRICULARES

    Quem realiza: secretarias e coordenações de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGs)

    2

    01 a 05/10/2020

    Ação: MATRÍCULA ON-LINE

    Quem realiza: discentes de mestrado e doutorado

    Importante

    1.     Qualquer dificuldade ou impedimento na realização da matrícula deve ser imediatamente informada, pelo estudante, à secretaria/coordenação de seu Programa para as providências cabíveis.

    2.     A não realização/não renovação da matrícula será considerada como abandono de curso, o que implica na perda do vínculo do estudante com o PPG.

    3

     

    01 a 07/10/2020

     

    Ações: PROCESSAMENTO E ANÁLISE DE MATRÍCULA ON-LINE

    Quem realiza: secretarias e coordenações de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGs)

    4

    08 a 09/10/2020

    Ações: CRIAÇÃO DAS TURMAS VIRTUAIS NO GSUITE OU MOODLE E INSERÇÃO DOS DISCENTES DEVIDAMENTE MATRICULADOS NO SIGAA.

    Quem realiza: docente responsável pela disciplina ofertada

    5

     A partir de

    13/10/2020

    Ação: INÍCIO DAS AULAS

    Observação: cada PPG deverá definir o dia de início das aulas e dar ampla divulgação junto aos seus discentes

    6

    14 a 15/10/2020

    Ação: RE-MATRÍCULA

    Quem realiza: i) discentes de mestrado e doutorado que queiram incluir componentes curriculares não requisitados no período de MATRÍCULA ON-LINE; ii) discentes de mestrado e doutorado retardatários ao período de MATRÍCULA ON-LINE definido no Item 2 deste calendário;

    Importante

    1.     Qualquer dificuldade ou impedimento na realização da re-matrícula deve ser imediatamente informada, pelo estudante, à secretaria/coordenação de seu Programa para as providências cabíveis.

    2.     A não realização/não renovação da matrícula será considerada como abandono de curso, o que implica na perda do vínculo do estudante com o PPG.

     

     

     

  3.  

  4. Pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) 

  5. O Processo seletivo no PROTEN-DEN/CRCN é realizado através de editais específicos para entrada a partir de março e agosto de cada ano. Os períodos de inscrição ocorrem vários meses antes: para a entrada de março as inscrições são entre outubro-novembro do ano anterior; para a segunda entrada em agosto, as inscrições ocorrem geralmente entre maio e junho.  
    A seleção possui quatro etapas: (a) redação em português (ou em espanhol ou inglês, para candidatos estrangeiros); (b) prova de compreensão do inglês; (c) análise curricular; (d) análise e defesa de um pré-projeto de pesquisa.   
    O número de vagas e o perfil do aluno para cada vaga são definidos em cada edital. O candidato deverá obrigatoriamente informar na ficha de inscrição para qual vaga está concorrendo. Isso é feito através da indicação da Linha de Pesquisa de sua escolha, entre àquelas disponíveis no Anexo II-VAGAS do edital.


  6. Pós-doutorado 

O estágio de pós-doutorado no PROTEN-UFPE/CRCN tem como objetivos principais receber profissionais com o título de doutor para desenvolvimento de atividades de pesquisa em conjunto com os docentes integrantes do programa.  
O ingresso se dará  através de fluxo contínuo mediante à inscrição e aprovação no Colegiado do PROTEN-UFPE/CRCN; ou através de (b) editais bianuais ou anuais específicos que incluem a distribuição de bolsas (ex. bolsas PNPD).  O aluno pós-doutor ficará a cargo de um professor-supervisor, uma vez concedida a aprovação do estágio pós-doutoral. Documentos necessários:

  • - Curriculum Vitae (no formato Lattes) constante na base de dados do CNPq ou, no caso de estrangeiro, curriculum impresso;

  • - Carta de aceitação do professor supervisor, credenciado junto ao PROTEN-UFPE/CRCN; 

  • - Diploma ou Declaração do programa de pós-graduação (até 2 anos da defesa) que comprove título de Doutor, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC; 

  • - Plano de trabalho com projeto de pesquisa e respectivo cronograma de atividades a ser desenvolvido junto a uma das Linhas de Pesquisa do PROTEN-UFPE/CRCN, para o período de 01 ano.

  1. Ficha de inscrição disponível em breve.

  2.  

  3. Alunos Especiais

  4. Duas disciplinas podem ser cursadas como Aluno Especial por período. A ficha de pré-matrícula deve ser preenchida antes do período de matrícula para que um login e senha sejam gerados.

  5. Ficha de inscrição de pré-matrícula disponível em breve.

     

  1. EDITAIS DE SELEÇÃO PARA MESTRADO E DOUTORADO

 

Seleção 2020.2

 

Seleção 2020.1

Seleção 2019.2

Seleção 2019

Seleção 2018.2

Seleção 2018.1

Seleçã0 2017.2

Seleção 2017

Seleção 2016.2

Seleção 2016

 

EDITAIS DE SELEÇÃO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO

Seleção 2020