Ilustração de Assistência Estudantil

PROAES

A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis tem por missão promover e consolidar políticas de gestão da vida acadêmica em suas diversas dimensões; qualificadas em ações multidisciplinares nos eixos da assistência estudantil, da cultura, do lazer e das atividades esportivas, com o objetivo de prover a igualdade de oportunidades aos estudantes da UFPE. Oferecer ao discente condições materiais e psicológicas que assegurem o processo de formação acadêmica, o desenvolvimento de capacidade profissional e de cidadania. A Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis tem por finalidade a coordenação central das ações e programas de inclusão social para a permanência dos alunos na Universidade, com vistas a minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais, reduzir os indicadores de retenção e evasão escolar, contribuir para melhoria do desempenho acadêmico, favorecendo a conclusão de curso de graduação no tempo previsto.

 

Informes Informes

Voltar

Proaes realiza reuniões com representantes estudantis

A gestão da UFPE, mantendo os canais de diálogo com representações estudantis, realizou reuniões virtuais com a comissão de estudantes das Casas dos Estudantes e do Programa de Moradia e com o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Considerando a necessidade de acompanhamento e diálogo neste período de pandemia, os estudantes compartilharam como estão se sentindo no isolamento social, sobre questões de segurança e principais problemáticas que identificam no contexto atual.

Sobre os novos editais que são voltados a comunidade estudantil, houve o compartilhamento de mais informações sobre as iniciativas da UFPE/Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) no sentido de atender estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica dos três campi.

A Proaes, por meio da Diretoria de Assistência Estudantil, informou que os processos que foram enviados até o dia 1º deste mês solicitando auxílio emergencial estão sendo analisados pelas assistentes sociais.

Foi reiterado o compromisso da destinação das novas bolsas emergenciais para estudantes que serão contemplados a partir do critério de frequência dos Restaurantes Universitários, nos casos dos campi Recife e Caruaru, com início de implementação na próxima semana.

As bolsas emergenciais previstas até o momento totalizarão mais de 2.100 bolsas implantadas em abril e maio distribuídas nos três campi, atendendo os estudantes em situação de vulnerabilidade social no contexto da pandemia da Covid-19. 

As novas bolsas que serão implantadas neste mês compreenderão 569 estudantes no CAA, 160 estudantes no CAV, 675 estudantes de cursos Recife.

A lista de estudantes atendidos com bolsa emergencial será divulgada oportunamente, a partir de número da matrícula utilizado para identificação institucional e demonstrando novas atualizações de concessão. 

A Proaes apresentou também o Projeto voltado à Assistência Estudantil e Compromisso Social em tempos de Coronavírus, que abrirá seleção para 36 estudantes bolsistas. A iniciativa permitirá o recebimento de doações para apoiar as famílias dos estudantes da UFPE em situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia, além de avaliar impactos nas condições sociais de vida. O edital atenderá prioritariamente estudantes que não são contemplados pelas bolsas dos programas de assistência estudantil e que, portanto, encontram-se em maior nível de vulnerabilidade social nesse momento. Cada estudante receberá R$ 600,00 enquanto durar o projeto e não poderá acumular outras modalidades de bolsas. A seleção envolverá os três campi.

Foram apresentados também os critérios do Edital Bolsa Estudantil UFPE Santander, lançado esta semana, resultado do permanente diálogo da Universidade com o grupo Santander, no sentido de ampliar a qualidade da permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade. Com este edital serão selecionados dez estudantes (cinco titulares e cinco suplentes) para realização de curso de língua espanhol on-line e recebimento de bolsa no valor de R$ 300, durante um ano. Os selecionados serão dos três campi e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) terá atuação importante no acompanhamento dos estudantes selecionados.

Como afirmado na nota anterior da Proaes, frisou-se que estão mantidas as demais bolsas voltadas à assistência estudantil e reiterou-se o compromisso com os estudantes, com o diálogo e na ampliação de canais de comunicação.

Data da última modificação: 09/05/2020, 13:21

Vídeos Vídeos

  • Saiba como concorrer às cotas para pretos e pardos na UFPE
  • Primeira turma de Medicina do Campus do Agreste da UFPE
  • [LIBRAS] Pró-reitora e vice-reitor dão orientações para o Sisu 2020

Contatos Contatos

Fernando José do Nascimento
Pró-reitor
+55 81 2126-7391 (Secretaria)
Recepção
+55 81 2126- 8192/8193
Isadora Serrano Vitoriano
Diretoria de Assistência Estudantil (DAE)
+55 81 2126- 2126-8486
Karina Correia da Silveira
Diretoria de Alimentação e Nutrição
+55 81 2126-7181
Alexandre Viana Araújo
Diretoria de Esporte, Lazer e Cultura - DELC
+55 81 2126-7010 / 2126-7385
Viviane Alves de Carvalho
Coordenação Administrativa
2126-7384
Emanoel Lins de Araújo
Coordenação Financeira e de Compras
+55 81 2126-7339
Antônio Carlos Duprat Barros
Coordenação de Infraestrutura
(81) 98101-6620
Vilde Gomes de Menezes
Núcleo de Educação Física e Desportos (NEFD)
+55 81 2126-8488 / 2126-8460