O Programa O Programa

 

  O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ-UFPE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pertence ao Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFPE. Foi iniciado em 1994 com a implantação do Curso de Mestrado em Engenharia Química. O curso de Doutorado em Engenharia Química teve início em 2005.

  A Área de Concentração em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos do PPGEQ-UFPE encontra-se consolidada em seis Linhas de Pesquisa, as quais envolvem Reatores Químicos e Catálise, Processos Bioquímicos, Processos Químicos Industriais, Engenharia Ambiental, Modelagem, Simulação e Controle de Processos e Tecnologias do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

  As disciplinas que compõem a grade curricular são distribuídas em disciplinas obrigatórias e optativas. As disciplinas obrigatórias correspondem ao mínimo exigido pelo objetivo geral do programa e necessárias para conferir unidade. Incluem disciplinas básicas que formam os pilares da Engenharia Química, tais como: métodos matemáticos, termodinâmica, fenômenos de transporte e reatores químicos. As disciplinas optativas permitem complementar o currículo necessário à formação do aluno dentro das linhas de pesquisa no contexto da área de concentração e de acordo com os objetivos do programa. A integralização da grade curricular se dá pela conclusão de um mínimo de 24 créditos para o mestrado e de 36 para o doutorado. A unidade de crédito corresponde a 15 horas de aulas teóricas ou práticas.

  A infraestrutura de laboratórios do Departamento de Engenharia Química da UFPE (DEQ-UFPE), disponível para a atuação dos grupos de pesquisa do PPGEQ-UFPE, é constituída em quase sua totalidade por uma estrutura física própria. O PPGEQ-UFPE também tem à sua disposição uma infraestrutura de laboratórios compartilhada (multiusuário) de uso comum da instituição. Os laboratórios de pesquisa também contam com unidades de apoio, as oficinas de mecânica, elétrica, eletroeletrônica e de hialotecnia. Atualmente estão em atividade 17 laboratórios de pesquisa. Além dos laboratórios de pesquisa sediados no DEQ-UFPE, desde março de 2019 o PPGEQ-UFPE também conta com diversos laboratórios sediados no Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (LITPEG-UFPE). O LITPEG-UFPE é um centro de pesquisas focado no desenvolvimento de pesquisas voltadas a toda a cadeia produtiva da indústria do petróleo, gás e combustíveis renováveis, de forma integrada e multidisciplinar. O LITPEG-UFPE é o resultado de um investimento de 80 milhões de reais, onde diversos docentes do PPGEQ-UFPE desenvolvem suas pesquisas, seja em tempo integral nesse centro, seja de forma colaborativa com pesquisadores desse centro. Os laboratórios do LITPEG-UFPE estão instalados num complexo de três edificações com área total de 13.280 m²: um bloco de laboratórios de sete pavimentos (12.222 m²), um galpão para instalação de plantas pilotos (829 m²) e um bloco técnico (229 m²) onde estão as unidades de refrigeração, força e tratamento de esgotos. Treze laboratórios fazem parte da estrutura do LITPEG-UFPE.

Objetivos

Contribuir para o avanço da Engenharia Química, gerando conhecimento e promovendo uma formação sólida, acadêmica e em pesquisa de seus recursos humanos formados nos níveis de mestrado e doutorado em engenharia química, na área de concentração de Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos.