O Programa O Programa

O Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnfermagem) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oferece os cursos de mestrado (ME) e doutorado (DO) acadêmicos, com início das atividades em 2010 e 2014, respectivamente. A missão do PPG é formar Mestres e Doutores em Enfermagem para o desenvolvimento de pesquisas, a partir de uma visão ética, crítica-reflexiva, política e de responsabilidade social direcionada à produção de novos conhecimentos, formação acadêmica e tem como âncora a Educação em Saúde, para a consolidação da Ciência da Enfermagem, transformação social e da educação básica.

O PPGEnfermagem está estruturado em uma Área de Concentração (AC), Enfermagem e Educação em Saúde, base imprescindível no processo de cuidar, no enfrentamento aos agravos à saúde e na participação do indivíduo, da família e comunidade nesse processo. Esta área possui duas linhas de pesquisa (LP) proporcionando a integralidade das interfaces do cuidar tanto no âmbito individual quanto no coletivo, fundamentado na Educação em Saúde: Enfermagem e Educação em Saúde nos Diferentes Cenários do Cuidar (LP1) e Saúde da Família nos Cenários do Cuidado de Enfermagem (LP2).

A AC, LP e projetos de pesquisa (PP) dos docentes buscam atender às necessidades do país, da Região NE e de PE, tendo como guia a Agenda de Prioridades de Pesquisa do Ministério da Saúde (APPMS - 2018), a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e ao Plano Nacional de Pós Graduação. As produções oriundas destes PP abordam temas voltados ao fortalecimento da educação básica; à saúde da mulher, criança, adolescente e idoso; à saúde sexual e reprodutiva; à saúde mental; a doenças crônicas não transmissíveis; à alimentação e nutrição; a doenças negligenciadas; ao desenvolvimento, avaliação e aplicabilidade de novas tecnologias; à comunicação e informação em saúde; à saúde de grupos LGBTQIA+.

A interdisciplinaridade se caracteriza na constituição do corpo discente, desde a 1a turma do mestrado em 2010, que permite a troca de saberes e a construção de propostas e produtos de pesquisa com participação de profissionais das diversas áreas de conhecimento. O PPG é voltado aos profissionais das Ciências da Saúde e dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas, Letras, Psicologia, Comunicação Social, Design e Serviço Social.

O alicerce teórico-prático da enfermagem norteia o processo ensino-aprendizagem, no sentido de proporcionar mudança de comportamentos para que o indivíduo, a família e a comunidade possam viver dentro de padrões epidemiológicos controlados. Assim sendo, o aluno movido pelas suas potencialidades cognitivas, afetivas e psicomotoras, articulará o saber científico, ao saber-ser e ao saber-fazer, para desenvolver a articulação do processo de cuidar com a produção do conhecimento científico. Todo o processo de formação, desenvolvimento da produção intelectual e técnica está ancorado na Ciência da Enfermagem e na Educação em Saúde. Essa perspectiva beneficia, ao mesmo tempo, o serviço de saúde, o ensino, a extensão e a pesquisa.

O PPGEnfermagem cumpre com seu papel social, articulado à missão da Universidade Federal de Pernambuco de formar recursos humanos qualificados; minimizando as assimetrias regionais, por meio da formação de mestres e doutores a serem inseridos nas áreas de ensino, pesquisa e assistência qualificada em Pernambuco e nas diversas regiões do país.

As ações de internacionalização do PPGEnfermagem se efetivam por meio de acordos de cooperação e/ou parcerias em pesquisas e atividades acadêmicas com pesquisadores de instituições em Portugal, Canadá, Espanha e Escócia. Essas ações oportunizam a participação em pesquisas e possibilitam intercâmbios de docentes e discentes da pós-graduação e da graduação.