O Programa O Programa

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) é parte integrante dos cursos de Pós-Graduação stricto sensu na área tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco e se encontra em funcionamento desde 1978, quando foi implementado no antigo Departamento de Enegenharia Elétrica (DEE).

Foram iniciadas atividades de pesquisa e pós-graduação em Arquitetura e Organização de Computadores, Bio-Eletrônica, Processamento de Sinais de Vídeo, Sistemas de Comunicações, Sistemas de Controle, Teoria da Informação, Decisão e Planejamento, Fontes Não Convencionais de Energia e Dispositivos de Microondas. Neste programa inicial, apenas duas áreas de concentração no Programa de Pós-Graduação foram efetivamente consolidadas: Microondas e Comunicações.

Em outubro de 1979 deu-se a cisão do DEE em dois novos Departamentos: o Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES) e o Departamento de Engenharia Elétrica e Sistemas de Potência (DEESP). O DES foi composto majoritariamente por docentes em tempo integral e assumiu as atividades do mestrado em Engenharia Elétrica. Com este novo perfil, o DES implantou duas novas áreas de concentração no Programa de Pós-Graduação: Eletrônica (1986) e Sistemas (1988). Em 1989, o DEESP começou a participar do programa com a vinculação de dois docentes, transferidos de outra universidade, com pesquisas na área de sistemas elétricos de potência. Em 2000, teve início o curso de doutorado no PPGEE, com aprovação da CAPES no mês de setembro do mesmo ano.

Atualmente o PPGEE oferece os cursos de Mestrado e Doutorado nas áreas de Comunicações, Eletrônica, Fotônica e Processamento de Energia. A pesquisa desenvolvida pelos docentes do PPGEE é frequentemente divulgada em revistas científicas e conferências, nacionais e internacionais. Além de participarem do Programa, sejam ministrando disciplinas ou orientando estudantes de pós-graduação, os professores dividem suas atividades ministrando cursos de graduação, orientando trabalhos de graduação e de iniciação científica e participando de atividades de extensão, seja através de cursos de extensão ou de especialização, ou mesmo através de pesquisa e desenvolvimento em conjunto com outras instituições públicas ou privadas.

O corpo de docentes permanentes do programa para o ano de 2020 contou com 18 docentes permanentes, 14 dos quais bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. O PPGEE tem 19 linhas de pesquisa associadas às quatro áreas de concentração do programa.