Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC)
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PERMANENTES
Allene Carvalho Lage (Mestrado e Doutorado) Pós-doutora em Direitos Humanos pelo PPGDH/UFPE. Pós-doutora em Educação pela UFRGS. Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra/Portugal. Orienta estudos e pesquisas sobre as experiências do saber-fazer educativo e processos identitários no âmbito de lutas emancipatórias dos movimentos sociais, da educação popular, da educação do campo e sobre as temáticas relativas às relações de gênero, sexualidades, diversidade sexual, feminismos e epistemologias no âmbito da América Latina. |
Daniela Nery Bracchi (Mestrado) Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre a Fotografia Contemporânea Brasileira. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisa os temas da Imagem e Narrativas Visuais, Fotografia, Cultura Visual e Experiência. Orienta estudos sobre as intersecções da Educação com a Cultura Visual, Estética, Sensibilidade, Semiótica e Visualidade. |
Everaldo Fernandes da Silva (Mestrado e Doutorado) Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta estudos e pesquisas na área de Teologia, Filosofia, Ciências da Religião e Educação Popular, Fundamentos da Educação e atua ainda em grupos comunitários e interreligiosos. |
Fernando da Silva Cardoso (Mestrado e Doutorado) Doutor em Direito - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com período sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Orienta estudos sobre: Educação em Direitos Humanos, Desigualdade, Ensino Jurídico, Gênero, Filosofia, Subjetividades, Epistemologia e Memória. |
Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda (Mestrado e Doutorado) Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta pesquisas e estudos sobre as temáticas: Gênero, Sexualidade, Direitos Humanos e suas relações com a Sociologia da Educação, com a Interculturalidade e a Interseccionalidade. |
Mário de Faria Carvalho (Mestrado e Doutorado) Doutor em Sciences Sociales - Université de Paris 5. Orienta estudos sobre: Artes, Estética, Educação e Interculturalidades. Interessa-se por pesquisas que reflitam sobre Expressões Artísticas, Cultura Popular, Estética(s), Sensibilidades, Teoria do Imaginário, Barroco, Estudos PósEstruturalistas e Gênero. |
Sandro Guimarães de Salles (Mestrado e Doutorado) Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da mesma instituição. Orienta pesquisas nas áreas de Antropologia, Educação e Música, com ênfase nos seguintes temas: religião e religiosidade, patrimônio cultural, comunidades quilombolas, povos indígenas e etnomusicologia. |
Saulo Ferreira Feitosa (Mestrado e Doutorado) Doutor em Bioética pela Universidade de Brasília. É professor do curso de Medicina e do curso de Licenciatura Intercultural indígena da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro Acadêmico do Agreste. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UFPE. Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Regional Pernambuco (2017-2019). |
PERMANENTES
Alexsandro da Silva (Mestrado e Doutorado) Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta estudos sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa (leitura, escrita e análise linguística), principalmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e da EJA, com ênfase em temas como conhecimentos dos aprendizes, saberes e práticas dos professores, propostas curriculares e recursos didáticos. |
Carla Patrícia Acioli Lins Guaraná (Mestrado e Doutorado) Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e profissionalização docente. |
Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles (Mestrado e Doutorado) Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta pesquisas na área de Educação, com ênfase nos estudos que vinculam infância e educação, na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental , os dizeres, aprenderes e fazeres das crianças no cotidiano escolar. Interessa-se ainda pelos seguintes temas: formação de professores na educação básica, filosofia com crianças, e cultura do pensar na escola. |
Gustavo Henrique da Silva Lima (Mestrado) É licenciado em Letras (2001) e possui Mestrado (2004) e Doutorado (2016) em Letras (área de concentração: Linguística) pela UFPE. Orienta pesquisas relacionadas à análise e à produção de material didático, formação de professores e análise do trabalho docente. |
Janssen Felipe da Silva (Mestrado e Doutorado) Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta pesquisas na área de Educação, com ênfase em Formação de Professor; Avaliação Educacional; Educação do Campo e Currículo nas Perspectivas dos Estudos Pós-coloniais Latino-Americanos e da Teoria da Complexidade. |
Kátia Silva Cunha (Mestrado e Doutorado) Doutora em Educação pela UFPE. Orienta pesquisas sobre Política Educacional, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação de professores, avaliação educacional e da aprendizagem e estudos na Teoria do Discurso. |
Lucinalva Andrade Ataide de Almeida (Mestrado e Doutorado) Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Orienta estudos sobre políticas curriculares, currículo e formação de professores, com ênfase na Educação Básica e no curso de Pedagogia. |
Maria Joselma do Nascimento Franco (Mestrado e Doutorado) Doutora em educação pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em práticas escolares, pesquisa e prática pedagógica e educação do campo, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa e Prática Pedagógica, Didática, Formação de Professores, Educação do Campo e Escolas Multisseriadas. |
COLABORADORES
Artur Gomes de Morais (Mestrado) Doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona, Espanha. Orienta pesquisas sobre concepções dos docentes a respeito do ensino e da avaliação em diferentes eixos da área curricular de língua portuguesa; conhecimentos dos aprendizes sobre os objetos de conhecimento vinculados à língua escrita; didatização da língua materna em propostas curriculares e materiais didáticos. |
Iranete Maria da Silva Lima (Mestrado) Doutora em Matemática e Informática pela Université Joseph Fourier e pós-doutora em Didática da Matemática pelo Institut Français de l'Éducation - École Normale Supérieure de Lyon. Orienta pesquisas na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e/ou Educação do Campo. Pesquisa sobre a formação de professores nestes domínios e sobre concepções que são mobilizadas por professores e alunos da educação básica acerca de noções matemáticas ensinadas/estudadas nesta etapa da escolarização. |