O Programa O Programa

Resumo Histórico

O programa teve início com o Curso de Mestrado em Cirurgia, sendo implantado em 1973 pelo Prof. Salomão Kelner. O curso evoluiu com conceitos B e A avaliados pelo Conselho Federal de Educação. Com a aposentadoria de seu pioneiro, na sequência, foi nomeado, em 1986, Coordenador do Curso de Mestrado em Cirurgia, o Prof. Carlos Teixeira Brandt, pelo então Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Ivon Fittipaldi. Exerceram o cargo de Vice coordenadores os professores José Falcão Correia-Lima Filho e José Lamartine de Andrade Aguiar. Foram fortalecidas as linhas de pesquisa existentes, particularmente a de esquistossomose hepatoesplênica, e criadas outras como infecção em cirurgia coordenada pelo professor Edmundo Machado Ferraz, anomalias congênitas coordenada pelo professor Carlos Teixeira Brandt e Cirurgia da obesidade coordenada pelos professores Edmundo Machado Ferraz e Álvaro Antônio Bandeira Ferraz. O curso evoluiu por biênios subsequentes com conceito A. Adicionalmente, o Curso de Mestrado em Cirurgia se tornou a sede da Revista Anais da Faculdade de Medicina do Centro de Ciências da Saúde e da presidência da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SOBRADPEC) – Regional de Pernambuco; cargos exercidos pelo Prof. Carlos Teixeira Brandt. Em julho de 1990, foi criada comissão para elaborar o projeto do Programa de Pós-graduação em Cirurgia da UFPE constituída pelos professores: Carlos Teixeira Brandt; José Lamartine de Andrade Aguiar; Edmundo Machado Ferraz; Antônio Carlos Cavalcanti e Waldemy Silva. No início da década de 90, o Curso de Mestrado em Cirurgia passou a ser nomeado Programa de Pós-graduação em Cirurgia, com níveis de Mestrado e Doutorado. O Programa foi credenciado, pelo CTC da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), com conceito 4 tendo se mantido assim nos triênios subsequentes.

A primeira turma de doutores do Programa de Pós-graduação em Cirurgia foi graduada no ano de 2000 e constituída pelos professores: Antônio Figueira Filho; Cláudio Amaro Gomes e Oyama Arruda Frei Caneca. De forma contemporânea, o Curso de Doutorado em Medicina, coordenado pelo Prof. Edmundo Machado Ferraz, formou vários doutores que foram absorvidos por alguns programas de pós-graduação, inclusive o de Cirurgia, elevando a produção científica da área de saúde da UFPE.

Nos últimos 20 anos foram coordenadores do Programa de Pós-graduação em Cirurgia os professores: Carlos Teixeira Brandt; José Lamartine de Andrade Aguiar; Álvaro Antônio Bandeira Ferraz; Rodrigo Pessoa Cavalcanti Lira e Thiago Freire Pinto Bezerra. O Programa tornou-se mais abrangente e passou a absorver, no corpo docente e discente, profissionais de diversas áreas da saúde, adicionando pluralidade na formação de profissionais com competência e, sobretudo, estímulo a formação de docentes pesquisadores.

 

Objetivo:
 
O Programa de Pós Graduação em Cirurgia tem como objetivo a formação de Mestres e Doutores nas linhas de pesquisa orientadas pelos docentes pesquisadores das Disciplinas Cirúrgicas, com ênfase, principalmente, na Cirurgia Experimental.

Vale ressaltar que o Núcleo de Cirurgia experimental foi fundado em 1951 pelo Prof. Eduardo Wanderley Filho, funcionando ininterruptamente até a data atual. Este Núcleo visa, também, a integração com outros laboratórios de pesquisas da UFPE, que mantém interface com nossas linhas de pesquisa, procurando engajar alunos de PIBIC nas pesquisas, além de alunos de Pós-Graduação oriundas de outras áreas de conhecimento que agregam atividades em nossas linhas de investigação clínica e experimental.

Ainda como objetivo, perseguimos o aprimoramento científico, baseado em metodologia, estruturado em evidências e na busca de qualidade, visando a qualificação e a capacitação para o ensino e para a pesquisa na preparação de Docentes para a UFPE.