Ouvidoria
Ouvidoria Geral
Sobre a Ouvidoria-Geral
Criada em 2012, a Ouvidoria Geral da UFPE se constitui em espaço de acolhida e escuta de Manifestações (sugestão, solicitação, reclamação, denúncia, elogio) por parte da população, garantindo a participação social como exercício de cidadania. Além disso, é setor importante na qualificação do serviço público. Relatórios analíticos sobre os temas trabalhados na rotina da Ouvidoria são apresentados a setores da gestão universitária, com objetivo de inspirar a construção de fluxos, rotinas, processos que otimizem a vida e as relações na UFPE.
Tendo como foco o direito comunicativo, a Ouvidoria Geral deverá ser procurada somente quando forem esgotadas as tentativas de solução da questão junto às unidades administrativas competentes da UFPE.
Sobre a Seção de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Registre sua Manifestação / Demanda
Se você quer registrar uma manifestação ou realizar uma demanda de Acesso à Informação, não mande por e-mail. O canal oficial para registros é a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, a Plataforma Fala.BR. Veja abaixo os tipos de manifestação que você pode fazer:
A Controladoria-Geral da União (CGU) disponibiliza o manual de uso da Plataforma Fala.BR. Caso você precise de ajuda para utilizar o sistema, pode consultar as seguintes seções:
Acessando o Sistema (cadastro / tipos de login / recuperação de senha / funcionalidades)
Nova Manifestação (registro / registro de denúncia ou reclamação anônima)
Minhas Manifestações (acesso / ações)
Histórico de sistemas:
Em meados de 2014, a Ouvidoria da UFPE passou a funcionar com o apoio do Sistema Gestão de Demandas, denominado OuveUFPE, canal por onde eram feitas as Manifestações, com gestão interna da Universidade. Esse sistema foi descontinuado, atendendo o que preconiza a Instrução Normativa nº 19 de 03/12/2018, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União. Hoje, as manifestações devem ser feitas pelo Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal, coordenado pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), a Plataforma Fala.BR.
Atendimento
A Ouvidoria-Geral e a Seção de Atendimento ao Cidadão estão realizando atendimentos presenciais, mediante agendamento.
Para agendar o atendimento com a Ouvidoria-Geral, acesse: bit.ly/atendimentoouvidoria.
Para agendar o atendimento com a Seção de Atendimento ao Cidadão /SIC, acesse: bit.ly/agendamentoLAI.
Painel Resolveu?
O Painel Resolveu? é uma ferramenta que reúne informações sobre manifestações de ouvidoria (denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios e pedidos de simplificação) que a Administração Pública recebe diariamente pela Plataforma Fala.BR. A aplicação permite pesquisar examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. O Painel Resolveu? pode ser acessado através do link http://paineis.cgu.gov.br/resolveu.
Painel LAI
O Painel Lei da Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) apresenta um panorama da implementação da norma no Poder Executivo Federal. Há informações sobre números de pedidos e recursos, cumprimento de prazos, perfil de solicitantes, transparência ativa, entre outros aspectos. Os dados são extraídos da Plataforma Fala.BR. O Painel LAI pode ser acessado através do link http://paineis.cgu.gov.br/lai.
Ouvidora
Para consultar a agenda da Ouvidora, utilize o link http://bit.ly/AgendaOuvidoraGeral.