Destaques Destaques

Voltar

Campanha arrecada doações para os povos indígenas de Pernambuco

A UFPE é parceria da iniciativa a partir da disponibilização de testes do tipo RT-PCR, para o diagnóstico da Covid-19, junto às comunidades indígenas

Com informações da assessoria da Amupe

O reitor Alfredo Gomes participou ontem (24) da cerimônia em que a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) firmaram termo de compromisso com os povos indígenas pernambucanos para o lançamento da campanha “Se Cuida, Parente”. A ação visa sensibilizar, nos territórios indígenas, a importância da prevenção e combate ao coronavírus e a arrecadação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), produtos de higiene e testes para coronavírus. 

Foto: Luis Sousa

Reitor Alfredo Gomes participou do evento na Amupe

A reunião contou com a presença do presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota; do coordenador executivo da Apoinme, Sarapo Pankararu; do representante da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Vladimir Teixeira; e da coordenadora substituta do Distrito Sanitário Especial Indígena de Pernambuco (DSEI/PE), Valda Santana.

A UFPE é parceria da iniciativa a partir da disponibilização de testes do tipo RT-PCR, considerado o teste padrão ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o diagnóstico da Covid-19, junto às comunidades indígenas do estado. “É uma satisfação para a UFPE participar dessa parceria com a Amupe para a realização de testes RT-PCR com as comunidades de povos indígenas. Isso é fundamental para o enfrentamento da Covid-19”, disse o reitor Alfredo Gomes. “Também é fundamental chamar a atenção para o programa ‘Se cuida, parente’, que visa criar uma ampla articulação no sentido da preservação do cuidado da saúde, criando uma consciência mais ampla em torno desse processo para que possamos superar essa fase tão difícil que estamos vivendo”, completou. 

A arrecadação dos materiais destinados à campanha é aberta à população, empresas e instituições públicas e privadas sensibilizadas com a causa. Durante a cerimônia, a Amupe, com apoio financeiro da União Europeia, disponibilizou 40 mil máscaras reutilizáveis para os 11 territórios indígenas de Pernambuco. As comunidades beneficiadas foram: Atikum, Fulni-ô, Kambiwá, Kapinawá, Pankarar, Pankararu, Pipipã, Truká, Tuxá, Xucuru, Tuxí e Pankaiwka. A campanha também possui o Sebrae como parceiro.

O presidente da Amupe, José Patriota, destacou a importância da solidariedade em um momento tão adverso como o de pandemia. “A Amupe espera que a população pernambucana seja solidária com os povos indígenas. Estamos em articulação para mobilizar e somar esforços de recursos humanos e materiais a fim não de pagar a dívida histórica com os povos indígenas, pois ela é impagável, mas de se sensibilizar com o atual momento vivido nas comunidades”, enfatizou.

Coordenador executivo da Apoinme, Sarapo Pankararu agradeceu à Amupe e aos parceiros pela iniciativa. “Essa ação traz o cuidado para nossos parentes. No início da pandemia os territórios se organizaram, chegaram a montar barreiras sanitárias e se isolarem. No entanto, tivemos contágios e perdemos vidas. Hoje, a situação está melhorando, mas não podemos relaxar. E essa campanha, com certeza, vai fortalecer a prevenção e o combate nas comunidades”, concluiu.

Os interessados em contribuir com a arrecadação dos materiais devem entrar em contato com a Amupe pelo e-mail secretariaexecutiva@amupe.org ou pelo telefone (81) 99842.0023. As redes sociais da Associação estão abertas para mais esclarecimentos e sua sede, localizada na Av. Recife, também foi colocada como ponto de arrecadação dos materiais.

Data da última modificação: 25/09/2020, 17:06