NEPPAG - Núcleo de Educação, Pesquisas, Práticas em Agroecologia e Geografia
1. Processos emancipatórios e resistências das Mulheres e da Juventude na perspectiva agroecológica
Os processos emancipatórios e o protagonismo das mulheres e da juventude são determinantes para a construção da agroecologia. Neste sentido, o objetivo é pesquisar, debater e visibilizar a participação destes sujeitos nos espaços de organização e decisão política, dando especial enfoque a sistematização das experiências e dos processos de construção das metodologias participativas.
Palavras chaves: Protagonismo – Mulheres – Juventude – Água – Experiências – Plantas Medicinais – Quintais Produtivos (arredor de casa) – Emancipação – Autonomia
2. Construção social dos mercados, Abastecimento e Consumo Ético, Solidário e Ecológico
A construção social dos mercados e do abastecimento fundada em princípios e práticas agroecológicas é condição para contrapor o sistema agroalimentar hegemônico. Busca-se compreender, apoiar, pesquisar e sistematizar os processos de aproximação entre agricultores e consumidores, os circuitos curtos de comercialização em bases éticas, solidarias e agroecológicas; a conservação e uso da agrobiodiversidade e das culturas alimentares regionais; a contribuição estratégica das mulheres e dos jovens na comercialização; as estratégias de fortalecimento da soberania e segurança alimentar e nutricional; e o papel das políticas públicas de abertura aos mercados institucionais.
Palavras chaves: Feiras – Redes de comercialização – acesso à mercados institucionais – DAP – Políticas Públicas (PNAE, PAA, PRONAF Agroecologia) – Rede de consumidores – Cooperativismo – Beneficiamento. – abastecimento
3. Movimentos sociais, conflitos socioambientais e resistências no campo e na cidade: campesinato, povos indígenas e comunidades tradicionais
Historicamente o modelo de desenvolvimento fundado na concentração de terras, na exploração, em monocultivos de exportação tem gerado violência, opressões e degradação ambiental. Objetivamos analisar as tensões e conflitos que dão concretude e reafirmam a questão agrária e ambiental, bem como, enaltecer os processos de luta e resistência nos espaços rurais e urbanos, refletindo sobre valores e práticas contra-hegemônicas, disputas e retomada dos territórios, manejo da agrobiodiversidade e dos bens comuns.
Palavra chaves: conflitos socioambientais; justiça ambiental; bens comuns; modos de vida; resistências, agrobiodiversidade; desenvolvimento.
4. Construção do Conhecimento Agroecológico (teorias e práticas)
A racionalidade moderna monopoliza a verdade tornando legitimo apenas o conhecimento científico, negando ou inferiorizando outros saberes. Enfocaremos um conhecimento para além do conhecimento científico cartesiano a partir do diálogo de saberes. Refletir sobre conceitos, caminhos teóricos e metodológicos, concepções de mundo na construção do saber agroecológico. Analisar as contribuições da educação popular e da educação em agroecologia para emergência de outros paradigmas que fortaleçam a práxis emancipatória.
Palavras chaves: racionalidades; diálogo de saberes; educação; intercâmbio; crise paradigmática; conhecimento agroecológico.
2018 - 2021 Núcleo de educação, pesquisa e práticas em agroecologia e Geografia - NEPPAG AYNI
Projeto apoiado pela chamada MCTI/ MAPA/ MEC/ SEAD Casa Cívil/CNPQ nº 21/2016. O projeto surgiu pela demanda por institucionalizar o NEPPAG-Ayni se dá num contexto em que o grupo começa a expandir suas ações aproximando-se e promovendo atividades em parceria com agricultores (as) familiares, movimentos sociais organizados por mulheres, organizações não governamentais (ONGs), Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Rede Nordeste de Núcleo de Agroecologia (RENDA), Núcleos de Agroecologia de Pernambuco e a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). As ações ocorreram prioritariamente em três diferentes territórios de domínios morfoclimáticos e realidades distintas no estado de Pernambuco, são eles o município de Brejinho, localizado no Semiárido pernambucano, São Lourenço da Mata e Paudalho, situados na Zona da Mata e na capital Recife, com o fortalecimento da Agroecologia no meio urbano e na interação campo-cidade.
2018 - 2018 Agroecologia, Soberania Alimentar, Resistência de Camponeses e Camponesas no Campo e na Cidade: visibilizando a diversidade de experiências
O projeto teve como objetivo dar continuidade as ações do Núcleo de Educação, Pesquisa e Práticas emAgroecologia e Geografia (NEPPAG/UFPE). Através dos diversos eventos e espaços, o projeto pautou a construção de estratégias para a ampliação e o fortalecimento da agroecologia como referência para o bem-viver e um desenvolvimento sob a perspectiva socioambiental. Partiu-se do princípio em valorizar-se a história e o acúmulo do conhecimento agroecológico constituído nas experiências dos agricultores, nas organizações agroecológicas e nas instituições que adotaram a agroecologia como base para seus trabalhos ligados a pesquisa, ensino e extensão. Nesse sentido, o projeto contribuiu para que a agroecologia se fortalecesse como referência no desenvolvimento das estratégicas das populações rurais e das diversas comunidades tradicionais e que essas experiências pudessem ser ampliadas para um número maior de comunidades, de municípios e territórios da região.
2016 - 2017 Núcleo de Educação, Pesquisa e Práticas em Agroecologia e Geografia ( NEPPAG Ayni )
Projeto de formação com base no tripé ensino-pesquisa-extensão que consistio em interligar as atividades téorico-práticas e aproximar os estudantes da realidade social do campo e da cidade, a partir de estudos, práticas e pesquisa no campo da agroecologia em um processo educativo de reflexão referenciado em uma perspectiva de construção de outro paradigma de sociedade. A metodologia chave que embasou as ações foi o diálogo de saberes, com a interação entre conhecimento científico e conhecimentos populares para a construção do conhecimento agroecológico. Buscou-se a construção de um conhecimento, com alternativas às questões sócio-ambientais atuais, autonomia, com tecnologias sustentáveis do ponto de vista ambiental, humano e social.
2014 - 2017 Rede Nordeste de Nucleos de Agroecologia - RENDA/NE
Projeto apoiado pela chamada MDA/CNPq nº 39/2014 "Redes Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica/ R-NEA". O projeto teve como principal objetivo fortalecer a Rede de Núcleos de Estudos em Agroecologia na Região Nordeste com a participação progressiva de todos os núcleos existentes nas Universidades e nos Institutos Federais dos nove estados do nordeste e buscar o diálogo com os organismos de pesquisa, ensino e extensão tendo em vista o fortalecimento da agroecologia.
O grupo debate semanalmente textos acerca do conhecimento em agroecologia e geografia, aprofundamos as leituras envolvendo estudantes da Graduação e Pós-Graduação. Ganha evidência a participação de estudantes de vários cursos, como ciências sociais, agrárias, gestão ambiental, ciências biológicas, e geografia, que acabam por contribuir na ampliação dos debates e reflexões estabelecidos no campo da Geografia, mas que, concomitantemente dialogam sob uma perspectiva interdisciplinar. Registra-se uma ampliação do interesse na universidade pela temática da agroecologia. Portanto, questões relacionadas aos conflitos, às resistências e aos sujeitos de campo são abordadas sob muitas dimensões, o que enriquece e permite uma melhor compreensão da diversidade das expressões socioespaciais e das distintas territorialidades.·
As reuniões ocorrem toda quarta-feira das 14 às 17 horas na sala do NEPPAG.
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