Curso de Medicina - Bacharelado (CCS)
Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web
O Curso está estruturado em 12 semestres (8.400 horas), tendo cada período a duração de 15 semanas. Desses 12 períodos 04 são destinados ao Estágio Supervisionado - Internato. O Curso oferta 70 vagas por semestre.
Na nova estrutura optou-se por uma estrutura modular desde que entre outros: a mesma facilitaria a racionalização de carga horária com vistas a implantação de um Internato de 24 meses e a expansão de outras práticas em serviços de saúde; racionalizaria a exposição de conteúdo considerando a necessidade de superar a sua superposição; facilitaria a implementação de uma integração progressiva de disciplinas, conforme já é visível na estrutura proposta; otimizará a compreensão dos estudantes dos conteúdos abordados uma vez que serão discutidos em bloco por diferentes áreas do conhecimento; A estrutura modular também cria a possibilidade de uma avaliação mais racional, evitando o stress indesejável a que os alunos, habitualmente são submetidos, pela proximidade de provas em várias disciplinas, que se desenvolvem de modo paralelo e dissociado.
Assim, o conteúdo obrigatório está contido em eixos longitudinais, verticais e no Internato. O conteúdo complementar será oferecido por disciplinas ou módulos eletivos.
Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web
Os eixos são áreas do saber que se desenvolvem ao longo do curso. Esses eixos são longitudinais e verticais, sendo dois os longitudinais: o de desenvolvimento ético e humanista e o do desenvolvimento profissional - social, e um eixo vertical o da preparação técnico científica. Esses eixos se confundem no seu desenvolvimento. A sua explicitação se dá por uma necessidade de exposição e organização didática.
Os módulos são áreas de conhecimento formados por uma cadeia de conceitos, selecionada de áreas de conhecimento que se integram com esse fim e em função dos objetivos definidos para o Curso/Período, tendo como referência o conhecimento a ser construído e a prática profissional no desenvolvimento de habilidades e atitudes que deverão conformar o perfil do profissional egresso embasado na dimensão teórico – metodológica descrita no item anterior.
Eixos Longitudinais
Embora perpassem todo o Curso sub áreas do conhecimento serão desenvolvidas em cada período por módulos. Ao longo do Curso estão previstos: os eixos de Desenvolvimento Pessoal, relativos à Ética e ao Humanismo, e o de Desenvolvimento profissional - Social, relativos ao desenvolvimento de práticas, à Saúde Coletiva e à Atenção Básica.
Os módulos dos eixos longitudinais têm uma pequena carga horária semanal (quatro a oito horas), mas durante todas as semanas de todo o Curso, de modo a garantir um contato permanente do aluno com estes temas, e com os serviços extra - muros, de forma contínua, consistente, articulada internamente e com as outras atividades do Curso, favorecendo a sua progressiva incorporação para a vida profissional.
O Eixo de Desenvolvimento Pessoal, relativo à Ética e ao Humanismo, tem por objetivo estimular nos alunos o desenvolvimento das habilidades, atitudes e o compromisso com a defesa da vida, a partir de valores e convicções éticas, morais, favorecendo uma prática ética humana e comprometida socialmente.
Este Eixo compreende conhecimentos de deontologia, de diferentes ciências, de natureza sócio-humanísticas que visam subsidiar o entendimento do ser humano na sua dinâmica social, material e intelectual, acerca do processo saúde/doença em suas múltiplas determinações e inclui a integração de aspectos psicossociais, culturais, filosóficos, antropológicos e epidemiológicos norteados por princípios deontológicos.
No seu desenvolvimento estão previstas atividades semanais, “vivências”, oportunizando aos alunos a expressão dos seus interesses, dificuldades, motivações, dúvidas e de proposições de temas que possam ser debatidos oportunamente.
Os objetivos propostos extrapolam os limites do período, daí o seu caráter de horizontalidade, pois, perpassa todo o curso de medicina, razão pela qual integram este módulo todos os professores do Curso, atentos às oportunidades para o aprimoramento da formação ética, psicológica e humanística dos alunos.
O Módulo de Desenvolvimento Pessoal integra as seguintes áreas temáticas: Evolução Histórica, Científica e Ética da Medicina; Psicologia do Desenvolvimento Humano; Saúde, Cultura e Sociedade; Psicologia Médica; Bioética e Cidadania; Psicopatologia; Saúde Comunitária; Medicina Legal e Deontologia Médica. No Internato serão realizados seminários de Bioética, júris simulados, Grupo Balint e outras atividades similares, para discussão de situações ou assuntos relacionados à Prática e Ética Médicas.
O Eixo de Desenvolvimento Profissional e Compromisso Social agrega temas relacionados à Saúde Coletiva e à Atenção em Saúde, objetivando o conhecimento da realidade sócio-econômico-cultural da população, relacionada ao processo saúde - doença. A esses conhecimentos estão incorporados conteúdos relativos às políticas de saúde, trabalho e administração, necessários ao desenvolvimento de habilidades do aluno para o exercício profissional que, por sua vez, encontram suas referências em abordagens filosóficas, sócio-antropológicas, psicológicas, de ética e deontologia, epidemiologia e saúde coletiva. Apreendendo e se habilitando paralelamente em práticas éticas e humanistas, o desenvolvimento da visão coletiva do problema saúde doença, possibilitará aos alunos uma visão de parceria com os indivíduos em busca da saúde e de uma sociedade mais saudável e justa.
O objetivo deste eixo é tornar o médico um cidadão comprometido com as transformações da sociedade, privilegiando a prática médica nos níveis primário e secundário de atenção à saúde, em integração com o Sistema Único de Saúde na sua dimensão própria e complementar.
À semelhança do eixo de Desenvolvimento Pessoal, também extrapola os limites de cada período, perpassando todo o Curso Médico.
O Eixo de Desenvolvimento Profissional – Social integra as seguintes áreas temáticas: Fundamentos da Prática e da Assistência Médica; Diagnóstico de Saúde da Comunidade; Epidemiologia e Bioestatística; Medicina Preventiva; Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente; Atenção à Saúde da Criança e da Gestante; Assistência à Saúde do Adulto e do Idoso; e Internato em Saúde Comunitária.
Eixo Vertical
O Eixo Vertical é constituído de módulos verticais que se desenvolvem seqüencialmente em cada período, conforme a sua programação. São delimitados por áreas temáticas, mas apresentam a mesma concepção de serem núcleos de conhecimentos afins de uma mesma área temática. Dizem respeito ao conhecimento das ciências biológicas e da medicina. Embora sejam delimitados no período, a sua aplicação é cumulativa, uma vez que vai sendo incorporado ao conhecimento, às atitudes e às habilidades da prática médica que vão se processando, durante o curso. Possibilita a incorporação contextualizada do conhecimento, com crítica e reflexão sobre a ação.
A lógica de exposição dos módulos é a da complexidade de entender o ser humano, enquanto ser biológico, psicológico e social de forma integrada.
Estes módulos têm carga densa, de vinte a vinte e quatro horas semanais, com um total definido para cada módulo, segundo a complexidade do tema abordado. Os laboratórios das ciências básicas, de informática, de habilidades, serão o seu campo de prática. O desenvolvimento das atividades em pequenos grupos, supervisionadas por professores, monitores ou auto – dirigidas, facilitará a assimilação dos temas mediante o contato permanente do aluno com atividades práticas, de forma contínua, consistente, articulada internamente e com as outras atividades do Curso, favorecendo a sua progressiva incorporação para a vida profissional.
Os módulos verticais relativos ao conhecimento da Biologia, Biotecnologia e da Clínica Médica e Cirúrgica são conformados por áreas temáticas sobre a constituição, a estrutura e o funcionamento do organismo humano as alterações que nele se processam e a sua recuperação, direcionando-os, aplicando-os a possíveis situações com que o egresso do curso irá se defrontar em sua prática profissional. Esses conhecimentos não se esgotam em cada módulo. A sua aplicação é crescente.
Pela complexidade que é conhecer o corpo e a psique humana os módulos serão organizados levando-se em conta a psique e os sistemas orgânicos, reprodutor, nervoso, digestivo, locomotor, cardíaco, respiratório, renal, hematológico, utilizando as áreas específicas e já bem estruturadas do conhecimento da Anatomia, Histologia e Embriologia, Genética, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia, Biofísica e, Patologia Geral, Anatomia Patológica e as diferentes áreas da Clínica e Cirurgia e da Biotecnologia. Esses conhecimentos integrarão cada módulo, segundo a complexidade do sistema. Mesmo tendo a lógica do enfoque do morfofuncional, da tecnologia e da clínica em toda a sua expressão não deverá ser perdido de vista a integração do conteúdo e dos problemas mais presentes na região sob o enfoque da determinação social do processo saúde doença, nem a preocupação com o enfrentamento ético e humanístico de cada caso.
Os conhecimentos que embasam a incorporação das novas tecnologias à pesquisa e à prática da clínica médica serão apreendidos nos fundamentos na biofísica, na informática aplicada à saúde, nos métodos e técnicas do trabalho científico.
Os conhecimentos médicos hoje concentrados em núcleos de saberes de diferentes áreas clínicas e cirúrgicas têm o propósito de prover o aluno dos instrumentos conceituais e metodológicos para aquisição das habilidades e atitudes necessárias ao exercício da profissão. Deverá ser resultante da assimilação de conhecimentos na área de formação Médica que envolve fundamentos, história, ética, aspectos filosóficos e metodológicos da prática médica e seus diferentes níveis de intervenção.