- UFPE/
- Institucional/
- Campi / Centros Acadêmicos/
- Campus Recife/
- Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)/
- Departamento de Engenharia Mecânica - DEMEC/
- Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM)/
- Destaques/
- INTM sedia o Fórum I-Girls, do Programa Futuras Cientistas
Destaques Destaques
INTM sedia o Fórum I-Girls, do Programa Futuras Cientistas
Três dias intensos e cheios de conhecimento. Mais de uma centena de estudantes da rede pública estadual de Pernambuco participaram do Fórum I-Girls, do Programa Futuras Cientistas, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). O auditório do Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM), no Recife, foi palco do evento, que teve início na última quarta-feira (8) e chegou ao fim nesta sexta-feira (10). Dentre os temas abordados estiveram saúde mental, protagonismo de mulheres na ciência e participação política da juventude.
Ao todo, seis palestras foram promovidas com advogadas, psicólogos e cientistas. Ainda na programação, as alunas e os alunos ouviram o depoimento de meninas contempladas pelo Futuras Cientistas, além de integrantes e tutoras. Criadora do programa, a Profa. Dra. Giovanna Machado, diretora do Cetene, participou da mesa de abertura, que recebeu também a cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife, Jessica Simon; a assessora pedagógica da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Vera Lúcia Bernardo, e o coordenador do Soldamat, Prof. Dr. Tiago Santos, da UFPE.
Abrindo o circuito de palestras, a Profa. Dra. Nathália Bezerra, ganhadora do Prêmio Mulheres na Ciência 2018, apresentou um panorama sobre a presença da mulher em papéis de liderança na Ciência. Nathália relembrou dados divulgados no encontro Gender Summit, em 2021, que apontavam que apenas 2% das mulheres ocupam cargos de liderança nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, embora elas sejam maioria em graduações e doutorados “Este resultado é muito ruim e precisamos mudar”, criticou, com tom de convocação às participantes do evento.
O psicólogo clínico Thiago Alves, por sua vez, provocou os jovens sobre as contradições da hipermodernidade, conceito do filósofo francês Gilles Lipovetsky para a exacerbação dos valores criados na Modernidade. “Existe uma urgência de se ter respostas, quando o tempo escorre de forma diferente para cada um de nós. Hoje não sabemos lidar com a tristeza, quando ela é a outra face da alegria. Uma não existe sem a outra. Faltam espaços de elaboração na hipermodernidade”, assinalou, entre metáforas gregas e referências do Universo Marvel.
No encerramento, foi a vez da advogada Paolla Barbosa falar sobre participação política da juventude. Na “conversa”, como preferiu chamar, ela relembrou o surgimento da excludente democracia ateniense, no Século VI a.C. “A mulher só pôde votar pela primeira vez em 1893”, completou uma aluna, em menção ao movimento sufragista na Nova Zelândia. “A gente tá aqui para ajudar vocês a não padecer dos problemas que padecemos e, também, para que vocês transformem esta realidade para as que virão”, declarou a advogada.
Híbrido
Dividido em dois momentos, o Fórum I-Girls contou com programação presencial pela manhã e recebeu as escolas Erem Ageu Magalhães, de Casa Amarela; Erem Padre Nércio Rodrigues, da Linha do Tiro e Erem Augusto Severo, de Boa Viagem. Todas instituições públicas estaduais do Recife. Também integraram as atividades o Erem Olinda e o Erem Filipe Camarão, de Prazeres, bairro de Jaboatão dos Guararapes. Durante a noite, o público conferiu lives promovidas no canal do Futuras Cientistas, no YouTube, e pelo Instagram (@futurascientistas).