Iniciação Científica

Sobre a iniciação científica Sobre a iniciação científica

A Iniciação Cientifica é uma modalidade de pesquisa em que os alunos da graduação e do ensino médio são iniciados na prática científica e estimulados a participar de projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade, sob a orientação de um professor, como bolsistas ou como voluntários - por meio do apoio, principalmente, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Através dela, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e de obter uma formação mais completa, preparando-se para a docência e para a pós-graduação. 

A produção gerada pela Iniciação Científica reafirma a vocação para a pesquisa da Universidade e garante que ela tenha continuidade no futuro. Por conta disso, a UFPE investe recursos nessa modalidade, concedendo bolsas, realizando congressos e estimulando a participação de professores e alunos em eventos científicos.

Confira as modalidades de iniciação científica coordenadas pelo Setor de Iniciação Científica da UFPE e seus respectivos congressos:

Programas e Eventos Programas e Eventos

Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

Voltar

Prorrogado o prazo final para avaliação de relatório final Pibic e resumo Conic

Orientadores terão até domingo (22) para realizar, através do Siga, a avaliação retardatária dos trabalhos alocados para o seu perfil.

A Propesq informa que foi prorrogado o prazo final para avaliação via Siga de Relatório Final do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFPE (Pibic 2018-2019) e do Resumo Simples do Congresso de Iniciação Científica da UFPE. O novo prazo se encerra no próximo domingo (22).

Os orientadores que ainda não realizaram a avaliação devem verificar se há trabalhos alocados e avaliá-los através da plataforma Siga, acessando o perfil Pesquisa e o menu CONIC >> Avaliação >> Avaliar Inscrição. 
Faça o download do manual e siga o passo a passo: 

Lembramos que a atuação dos docentes nos processos internos é um critério de avaliação do PIBIC junto ao CNPq. 

O Setor de Bolsas de Iniciação Científica funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no 2º andar da Reitoria, salas 331 e 332 da Propesq. 

Quaisquer dúvidas entrar em contato através do e-mail pibic@ufpe.br ou nos telefones 2126-7052 / 2126-7053.

Data da última modificação: 17/01/2020, 16:00