Curso de Fonoaudiologia - Bacharelado (CCS)
O curso de Fonoaudiologia tem como objetivo formar um profissional generalista, humanista e reflexivo, capaz de situar-se criticamente em relação às outras áreas do saber que compartilham de sua formação e atuação. O fonoaudiólogo deverá compreender, analisar e sistematizar teorias do campo preventivo, clínico-terapêutico, de aperfeiçoamento e da prática fonoaudiológica, prevenindo, avaliando, diagnosticando e tratando os seus distúrbios nas áreas de audição, linguagem, motricidade orofacial, voz e saúde coletiva. O mercado de trabalho é composto por hospitais, creches, escolas, clínicas, consultórios, indústrias, empresas de telemarketing, rádio, televisão e teatro.
- Vinculação: Centro de Ciências da Saúde
- Localização do Curso: Centro de Ciências da Saúde
- Vagas oferecidas no Vestibular: 30 na 1ª Entrada
- Turno(s): Manhã/Tarde
- Carga Horária (horas): 3.975
- Duração do Curso: Mínima - 8 semestres / Máxima – 12 semestres
A área de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi criada em 1985, no Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Hospital das Clínicas. A partir daí, houve ampliação do quadro de fonoaudiólogos com ingresso de profissionais no Serviço de Otorrinolaringologia do mesmo hospital.
No ano de 1999, foi criado o Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco, vinculado ao Departamento de Cirurgia, do Centro de Ciências da Saúde.
Com a ampliação das atividades de pesquisa, extensão e ensino, em nível de graduação e pós-graduação (Cursos de Especialização), houve a necessidade de criação de um Departamento próprio, em Julho de 2006, com unidade orçamentária aberta em Janeiro de 2008.
"Neste momento, ao assumir a profissão de Fonoaudiólogo, obrigo-me solenemente a dedicar meu trabalho à Humanidade, utilizando o domínio desta ciência em todas as suas formas de expressão, prevenindo, orientando e tratando todos aqueles que o necessitarem.
Respeitarei os segredos que me forem confiados. Manterei, por todos os meios ao meu alcance, a hora da minha profissão.
Não permitirei que considerações de ordem religiosa, de nacionalidade, de raça, de ordem política ou de padrões sociais se interponham entre o meu dever e o meu semelhante e não usarei meus conhecimentos contra as leis humanas.
Faço tais promessas solenemente, livremente sob minha palavra de honra."
(Adaptação da Declaração de Genebra – 1948; Fonte: Conselho Federal de Fonoaudiologia)