Espaço de Diálogo e Reparação (EDR)

Espaço de Diálogo e Reparação Espaço de Diálogo e Reparação

 

Sobre

O Espaço de Diálogo e Reparação da UFPE (EDR) foi criado pela Resolução nº 01/2014 e é um órgão pioneiro,  colegiado à Comissão de Ética. É um espaço privilegiado de práticas restaurativas inspiradas nos modelos da Justiça Restaurativa, que trabalha com a visão da justiça como valor e construção social.

O EDR propicia momentos de diálogo ou círculo responsabilizador e reparador, onde se pode ter maior identificação de conflitos, malfeitos ou danos, diferentemente do paradigma formalista, burocrático e vingativo. É, portanto, um espaço propositivo, resolutivo e guarda confidencialidade.

O EDR recebe casos da Comissão de Ética, da Ouvidoria, ou de modo direto da Comunidade Acadêmica da UFPE.  

 

Secretaria do EDR

Fone:  3879-5988

Email: edr @ ufpe.br

Email Grupo de Pesquisa: opelicano @ gmail.com

Horário: das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h - de Segunda a Sexta. 

Endereço:  Av. da Arquitetura, S / N, CFCH, 4º Andar ( em frente aos elevadores ) - Cidade Universitária, Recife - PE. CEP: 50740-550  

Informes Informes

Voltar

Curso de extensão promovido pela Comissão de Ética aborda elementos da ética filosófica

Abertura do curso será no dia 23 deste mês e as aulas prosseguem até 5 de dezembro, uma vez por mês, sempre às 13h

Estão abertas, até sexta-feira (10), as inscrições para o curso de extensão “Tópicos de Ética Filosófica”, promovido pela Comissão de Ética (CET) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). A abertura do curso será no dia 23 deste mês e as aulas prosseguem até 5 de dezembro, uma vez por mês, sempre às 13h, no Campus Recife. Serão ofertadas 50 vagas.

Destinado à comunidade acadêmica da UFPE e de outras instituições, o curso tem como objetivo desenvolver estudos e reflexão sistemática sobre a história, os fundamentos e as questões do campo da ética filosófica junto a sujeitos morais no espaço público e agentes da comissão de ética pública ou de atividades afins no Estado de Pernambuco. 

Os tópicos abordados incluem “Ética e Profissão”, “Ética e bioética: Do código de Nuremberg”, “Ética e civilização planetária”, “Ética, cuidado e responsabilidade planetária”, “Ética e Política”, “Ética e Direitos Humanos” e “Ética e justiça”. 

CET - A Comissão de Ética da UFPE integra o sistema de gestão da ética do Poder Executivo federal e está administrativamente ligada ao Gabinete do Reitor da Universidade, mas subordinada à Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Sua finalidade é orientar e aconselhar sobre ética nas relações entre os indivíduos e com o patrimônio público. Sua função é Educativa, consultiva, preventiva, conciliatória e apuradora.

Mais informações
Comissão de Ética

cet@ufpe.br

Data da última modificação: 07/05/2019, 17:03

Eventos Eventos

Contato Contato

EDR
3879-5988
Grupo de Pesquisa
3879-5988

Localização Localização