A Editora A Editora

Editora UFPE, enquanto importante órgão suplementar da UFPE, é responsável pelo apoio à produção intelectual dos docentes e pesquisadores da Universidade e pela publicação digital e impressa de livros e periódicos. Além de atender à comunidade acadêmica no que diz respeito a ensino, pesquisa e extensão, a Editora UFPE também presta serviços, por meio de contratos ou convênios, a pessoas físicas e jurídicas de direito público ou privado.

Com uma estrutura funcional enxuta e otimizada, a Editora UFPE conta com uma equipe composta de vários mestres e doutores em suas áreas, o que contribui diretamente para a qualidade do material produzido, além da constante atualização técnica e aperfeiçoamento dos membros técnico-administrativos. Também por isso, a Editora colabora para o processo formativo dos alunos da UFPE nas diversas áreas compreendidas pelo fazer editorial, como letras, design, ciência da informação, biblioteconomia e tecnologia, entre outras.

 

HISTÓRICO

A Editora UFPE, cujo nome inicial era Imprensa Universitária, foi criada em 1955 e instalada definitivamente no ano seguinte como parte da estrutura da Reitoria da então Universidade do Recife, antiga denominação da UFPE. Em 1968, de acordo com o Decreto nº 62.493, a editora passou a ser considerada um órgão suplementar da UFPE, integrando a lista das instituições de apoio às unidades universitárias e órgãos administrativos para as múltiplas tarefas de natureza técnica e cultural do seu ramo de atividades.

Ao longo dos anos, a editora foi modernizada e reorganizada, com a melhoria de sua infraestrutura e a qualificação de sua mão de obra. Desde 2015, pratica uma política editorial mais austera e com foco na excelência editorial, com o intuito de se fortalecer no âmbito das editoras universitárias nacionais. Em 2020, retomou sua filiação à ABEU, associação que ajudou a fundar, na década de 1990, e completou 65 anos de existência, consolidando-se como a mais antiga editora universitária do Brasil.

 

EQUIPE

Diretor

Diogo Cesar Fernandes

 

Vice-Diretor

Junot Cornélio Matos

 

Editor

Artur Almeida de Ataíde

 

Coordenação Administrativa

Natássia Melo

 

Chefe de oficina

Rosenildo Souza da Silva

 

Secretaria

Ilza Fernanda Barros

 

Livraria

Nyêdja Cariny

 

Programação Visual

Adele Pereira

Denise Farias

Gilberto José dos Santos

Ildembergue Leite

João Dionisio

Pedro Henrique Santos

 

Revisão

Flávio Gonzalez

Igor Andreas Rodrigues Bandim

 

Oficina

Armando Ferreira

Adilson Sérgio Pereira

José Alexandre de Oliveira

Edmar Teixeira

Gilvan dos Santos

Marcos André de Melo

 

Informática e TI

Fábio Souza da Fonte

 

Almoxarifado

Joel Bruno Sales