Diretoria de Relações Internacionais
Histórico em Inglês
OBS: A conferência de históricos traduzidos encontra-se no momento suspensa, até deliberação posterior.
A Diretoria de Relações Internacionais oferece voluntariamente e na tentativa de auxiliar os estudantes da UFPE o serviço de autenticação de históricos escolares de graduação em inglês. É importante destacar que a DRI não realiza a tradução do histórico, apenas confere os termos de documentos traduzidos pelo próprio estudante ou por pessoa de sua confiança. Não serão conferidas ou autenticados outros tipos de documento, como históricos de pós-graduação, diplomas ou certificados de conclusão de curso.
Esclarecemos também que o documento não é equivalente a uma tradução juramentada, serviço fornecido exclusivamente pelos profissionais cadastrados na Junta Comercial do Estado de Pernambuco. A relação dos tradutores pode ser consultada no portal da JUCEPE.
Procedimento
O serviço de autenticação dos históricos funciona da seguinte maneira:
1 – O estudante entrega pessoalmente na DRI (1º andar da reitoria) um histórico oficial original emitido pelo Corpo Discente da UFPE, junto com sua tradução em modelo idêntico, disponível abaixo, e com um contato de e-mail (preferencialmente de domínio diferente do Hotmail). Agendamentos neste link. O histórico original será devolvido ao estudante junto com a tradução carimbada.
2 – No prazo de uma semana, o histórico entregue é analisado e o estudante receberá um e-mail informando se o documento já está disponível ou se é necessário realizar alguma correção.
3 – Caso seja necessário realizar alguma correção o estudante deve trazer o novo documento impresso, já com as alterações propostas, e o mesmo será autenticado na hora. Caso o estudante tenha comparecido pessoalmente à DRI e tenha levado a primeira versão do histórico em inglês, no qual as alterações a ser realizadas foram marcadas, ele deve entregar o mesmo junto com o novo documento, ou o histórico entregue terá que ser totalmente conferido novamente, gerando um novo prazo de uma semana.
Históricos que não estiverem de acordo com as orientações e o modelo disponibilizados abaixo não serão autenticados.
Modelos de Histórico
Para escolher o modelo de histórico igual ao seu original do corpo discente, o estudante deve prestar atenção nos seguintes parâmetros:
- Histórico com nome dos docentes nas disciplinas
Histórico com nome dos docentes (1 página)
Histórico com nome dos docentes (2 páginas)
- Históricos de modelos anteriores - Diferenciar através do quadro de informações disponível ao lado do campo onde há a assinatura do corpo discente, no final da última página de seu histórico:
Histórico com quadro de carga horária (1 página)
Histórico com quadro de carga horária (2 ou mais páginas)
Histórico antigo - sem quadro de carga horária (1 página)
Histórico antigo - sem quadro de carga horária (2 páginas)
Histórico com quadro de informações reduzido (1 página)
Histórico com quadro de informações reduzido (2 páginas)
Orientações de preenchimento
Conteúdo e formatação
O documento deve ser preenchido em letras maiúsculas e com a fonte conforme o arquivo fornecido (Verdana 8 para cabeçalho, disciplinas, quadro de disciplinas e maior parte do de carga horária). Uma fonte menor só deve ser utilizada no caso de o conteúdo de uma célula extrapolar o tamanho do campo disponibilizado.
Caso o histórico tenha 3 ou mais páginas, basta preencher mais de uma vez o modelo da página 1 no arquivo “histórico com 2 ou mais páginas”, já que a formatação é a mesma. O cabeçalho da segunda página será preenchido automaticamente quando a primeira for preenchida, basta que o aluno preencha a numeração das páginas, no formato 1/2, 2/2 ou 1/3,2/3,3/3, etc.
Favor preencher todos os campos de acordo com o modelo do corpo discente, cujo original será entregue junto com a tradução realizada pelo aluno.
ATENÇÃO: Não excluir nenhum item nem inserir nenhum campo com informações que não constem no histórico original. O estudante também não deve alterar nenhuma informação que não tenha sido corretamente cadastrada no Corpo Discente, como modificar local de nascimento ou inserir nome de pai/mãe.
Termos a serem utilizados
Cabeçalho | |
Bacharelado | Bachelor of... |
Licenciatura em... | Teaching certificate in... |
Portaria nº XXXXX (reconhecimento) | Decree XXXXX |
Vestibular (forma de admissão) | Admission Examination |
Sisu (modalidade) | |
Transferência interna (modalidade) | Internal Transfer |
Transferência externa (modalidade) | External Transfer |
Presencial (modalidade) | On-site |
EAD (modalidade) | Distance Learning |
Integral (turno) | Full Time |
Manhã (turno) | Morning |
Tarde (turno) | Afternoon |
Noite (turno) | Night |
Situação / Conceito | |
Aprovado | Passed |
Aprovado por média | |
Aprovado por frequência | Non-graded pass |
Reprovado | Failed |
Reprovado por falta | Non-graded fail |
Cancelado com ônus | Cancelled |
Cancelado sem ônus | |
Dispensado | Waived |
Cursando | In progress |
Disciplinas / Status | |
Utilizar traduções mais próximas aos nomes originais das disciplinas. Prestar atenção às disciplinas que tenham o nome complementado por números ou letras, pois eles também devem constar na tradução | |
Docente | Professor |
Trabalho de Graduação | Graduate Dissertation / Undergraduate Thesis |
Trabalho de Conclusão de Curso | |
Monitoria | Teacher Assistance in... |
Mobilidade Estudantil | Student Mobility |
Trancamento de Semestre / Matrícula Vínculo | Leave of Absence |
Desvinculado | Dissociated |
Integralizado | Course Load Completed |
Formado | Graduated |
Estágio / Renovação de estágio | Internship |
Orientações de impressão
O histórico deve ser impresso em página A4, orientação retrato, e não deve estar impresso em frente e verso. Caso necessário, selecione a opção "ajustar todas as linhas em uma página", conforme a imagem abaixo. A DRI não realizará a impressão de históricos.
Declaração do Sistema de Notas da UFPE
Disponibilizamos aqui a declaração que explica o sistema de notas da UFPE. Caso a entidade que vá receber o documento exigir que o mesmo seja assinado, favor trazer o documento impresso à DRI para que ele seja assinado e carimbado por um de nossos funcionários.
Envio de documentação à WES
Para envio de documentação à World Education Services, o estudante deve ler as orientações contidas neste documento e seguir o passo a passo.