Departamento de Eletrônica e Sistemas

Notícias Notícias

Voltar

Equipe da UFPE conquista 2º lugar em competição internacional de inteligência artificial e eletrônica na China

O professor Daniel de F. Gomes e os alunos Matheus Farias e Davi Moreno viajaram à China para o evento

Equipe da UFPE, formada por alunos do curso de Engenharia Eletrônica, sob orientação dos professores Daniel de F. Gomes (Departamento de Eletrônica e Sistemas – DES) e Edna Natividade da Silva Barros (Centro de Informática), conquistou a 2ª colocação geral no InnovateFPGA. A final da competição ocorreu em Tianjin, na China, no período de 10 a 12 deste mês, durante a IEEE International Conference on Field-Programmable Technology (FPT) 2019.

Foto: Divulgação

Equipe recebe medalhas, prêmios e certificados pelo 2º lugar

O sistema desenvolvido pela UFPE, chamado de iOwlT, é um sistema de detecção e estimação da posição espacial de eventos através de ondas sonoras. Utilizando um conjunto de microfones distribuídos uniformemente no espaço, o iOwlT pode reconhecer sons comuns captados pelos seus microfones, medir a diferença de tempo entre eles e estimar a distância do evento sonoro até o sistema. O procedimento é inspirado na forma como as corujas (Owl em inglês) conseguem identificar a exata posição das suas presas mesmo na escuridão total. 

O sistema emprega inteligência artificial e modernas técnicas de processamento de sinais e foi implementado em hardware e software em dispositivos FPGA (Field Programmable Gate Array) pelos alunos Matheus Farias, Davi Moreno e Gabriel Firmo, do curso de Engenharia Eletrônica, do DES da UFPE.

O professor Daniel de F. Gomes explicou que uma das possibilidades de aplicação para o sistema é na área de segurança pública, podendo ser utilizado em complemento aos sistemas de videomonitoramento já existentes. Como o iOwlT utiliza ondas sonoras para identificar a ocorrência e a posição, os eventos não precisam estar em linha de visada. Assim, tiros, batidas de carro e explosões podem ter a sua ocorrência e a sua posição identificadas mesmo que não haja contato visual.

COMPETIÇÃO – Pela conquista no InnovateFPGA, a equipe da UFPE recebeu um prêmio de US$ 3 mil, troféu, medalhas de prata, certificados e um kit de desenvolvimento eletrônico da empresa Terasic. Viajaram à China o professor Daniel de F. Gomes e os alunos Matheus Farias e Davi Moreno.

A competição contou com 270 inscrições de equipes de instituições de várias partes do mundo. Para a final, foram classificadas apenas 12 equipes, incluindo grupos da China, países da Europa, Japão, Índia, Rússia e Brasil (a equipe da UFPE e uma equipe da UFSC). A primeira colocação ficou com a equipe da Universidade de Chongqing, China.

Data da última modificação: 17/12/2019, 14:57

Contato Contato

Secretaria do Departamento
Walmir Chagas
(81) 2126 8217
Secretaria da Pós Graduação
Andrea Tenório
(81) 2126.7117

Gestão Gestão

Profº. Raul Camelo de Andrade Almeida Júnior

Chefe do Departamento

(81) 2126.8217
Profº.Hermano Andrade Cabral

Coordenador da Graduação em Engenharia Eletrônica

(81) 2126-7794
Profº. Daniel Pedro Bezerra Chaves

Coordenador da Graduação em Engenharia de Telecomunicações

(81) 2126-8217
Profº. Juliano Bandeira Lima

Coordenador de Pós-Graduação

(81) 2126-7115

Localização Localização