Departamento de Eletrônica e Sistemas

Notícias Notícias

Voltar

Aparelho desenvolvido na UFPE monitora pacientes com suspeita de Covid-19

O Sistema de Monitoramento em Saúde foi concebido sob coordenação do professor Marco Aurélio Benedetti

Um grupo de pesquisadores, entre professores e estudantes vinculados ao Grupo de Pesquisas de Engenharia Biomédica do Departamento de Eletrônica e Sistemas da UFPE, desenvolveu um aparelho capaz de medir o nível de oxigênio, a temperatura e o batimento cardíaco de pacientes, indicadores esses que possibilitam o diagnóstico do Covid-19. O equipamento, que consiste em um clip e um software, atende a uma demanda da Secretaria Estadual de Saúde e foi produzido em dez dias.

O Sistema de Monitoramento em Saúde, concebido sob coordenação do professor e pró-reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação Marco Aurélio Benedetti, detecta os sinais a partir de um clip afixado ao dedo do paciente e esses dados são enviados a um terminal para alimentar um mapa georreferenciado. A partir da análise das informações, o médico especialista pode identificar o estado e localização de quem está sendo monitorado. “O aparelho, que favorece a triagem de paciente a partir dos sinais vitais, também emite alarmes indicando o agravamento do quadro da doença”, destaca Benedetti.

O projeto, que conta com parceria de professores do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE e do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco, da UFRPE, está em fase requisição de patente e os profissionais envolvidos estão em busca de parcerias para viabilizar sua produção em grande escala. Segundo Benedetti, o equipamento possibilita que o paciente com sintomas leves que podem ser confundidos com provocados pelo Covid-19 seja monitorado a distância o que libera as unidades de saúde e seus profissionais para focarem nos casos confirmados da pandemia.

Na prática, o Sistema de Monitoramento em Saúde vai ser aplicado da seguinte maneira, segundo o professor Marco Aurélio Benedetti: “Após o atendimento médico na unidade de saúde, se o paciente não apresentar quadro evidente de contaminação pelo Covid-19 ele recebe o equipamento que é acoplado ao seu celular e é liberado para casa, de onde seus dados passam a ser monitorados a distância; em caso de os sintomas se agravarem, o especialistas é alertado e o paciente é chamado de volta ao hospital”. Outra facilidade que o sistema propicia é o fato de o mapa georreferenciado poder evidenciar as áreas onde a contaminação aumenta ou cede e, assim, viabilizar ações focadas pelo poder público", acrescenta o professor.

Mais informações
Professor Marco Aurélio Benedetti

marco.rodrigues@ufpe.br

Data da última modificação: 07/04/2020, 17:59

Contato Contato

Secretaria do Departamento
Walmir Chagas
(81) 2126 8217
Secretaria da Pós Graduação
Andrea Tenório
(81) 2126.7117

Gestão Gestão

Profº. Raul Camelo de Andrade Almeida Júnior

Chefe do Departamento

(81) 2126.8217
Profº.Hermano Andrade Cabral

Coordenador da Graduação em Engenharia Eletrônica

(81) 2126-7794
Profº. Daniel Pedro Bezerra Chaves

Coordenador da Graduação em Engenharia de Telecomunicações

(81) 2126-8217
Profº. Juliano Bandeira Lima

Coordenador de Pós-Graduação

(81) 2126-7115

Localização Localização