$theme.include($body_top_include)

Departamento de Comunicação Social

O Departamento

O projeto do Departamento de Comunicação Social começou a nascer, por curiosidade, em 1953, quando a Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP) realizou um seminário, que objetivava a criação do curso, a ser instalado na Universidade do Recife, atual UFPE. Apesar das tentativas, que incluíram negociações com a Faculdade de Filosofia da Universidade do Recife, a UFPE só iniciou um Curso de Comunicação Social no início da década de 1970.

No início, havia duas habilitações: Polivalente e Publicidade e Propaganda. O curso funcionou nas dependências do Colégio São José, no bairro da Boa Vista, sendo transferido posteriormente para as instalações do Cecosne, na Rua José Osório, no Bairro da Madalena.

No final da década de 1970, no reitorado de Geraldo Lafaiete, foi finalmente transferido para o campus Recife, dentro do Centro de Artes e Comunicação. Em 1984, as habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda foram implantadas, substituindo o antigo Polivalente.

Em 1989, foi adicionada a habilitação em Radialismo, que depois se tornaria Rádio, TV e Internet. Em 2008, finalmente, foi criado o curso de Graduação em Cinema, como parte da política expansionista da Universidade. O curso começou a funcionar em 2009. No ano seguinte, as três habilitações do curso de Comunicação Social acabaram se separando e se tornando três cursos inteiramente autônomos.

Na área da pós-graduação, o curso de Mestrado foi credenciado pela Capes em 2001, com implementação três anos antes,  tendo como coordenador e vice os professores Wilma Morais e Dacier Barros, respectivamente. O Doutorado em Comunicação passou a ser oferecido a partir de 2006.

Notícias Notícias

Eventos Eventos

Contato Contato

Departamento de Comunicação Social
(81) 2126.8305

Localização Localização