Notícias Notícias

Voltar

Falece o professor aposentado do CTG Alberto Mesquita

A cerimônia de cremação ocorrerá amanhã (21) às 10h30, no Cemitério Memorial Guararapes

A UFPE lamenta o falecimento do professor aposentado Alberto Clementino Mesquita Júnior, que atuou como docente no Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES) do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) e foi diretor de Controle Acadêmico (DCA) da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad) na gestão do reitor Amaro Lins. O professor Mesquita deixa esposa e duas filhas e a cerimônia de cremação ocorrerá amanhã (21) às 10h30, no Cemitério Memorial Guararapes.

 

Alberto, nos seus 40 anos de UFPE, foi muito importante. Engenheiro Eletrônico, foi professor da PUC-Rio e ingressou na UFPE em 1980. Foram 40 anos de dedicação à Universidade Pública. Alberto foi professor do Departamento de Eletrônica e Sistemas. Tinha profundo conhecimento das normas e vida acadêmica dos estudantes. Foi coordenador do curso e se envolveu muito com os problemas de nossa Área II. Viveu intensamente a Adufepe e suas grandes greves, que permitiram termos nossa carreira docente hoje. Atuou muito na gestão de Antônio Carlos no CTG. Foi, por 12 anos seguidos, diretor da Proacad. Oito anos na gestão do Reitor Amaro, com Lícia e Ana Cabral como pró-reitoras, e quatro anos na nossa gestão, com Ana Cabral como pró-reitora. Alberto foi muito importante para a UFPE, por sua extrema dedicação, rigor no cumprimento das normas, seriedade e competência e um coração aberto a todos. Estivemos juntos no anúncio do resultado do Vestibular de 2015, junto com Ana, na Covest. Logo após, ele teve um AVC. Ainda voltou a dar aulas, mas algum tempo depois de aposentou. Sempre que pôde voltou à UFPE. A Universidade brasileira e os amigos lhe serão sempre eternamente gratos.


Depoimento do professor Anísio Brasileiro, ex-reitor da UFPE

Data da última modificação: 21/04/2020, 10:59

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco Rua Av. da Arquitetura, s/nº CEP - 50740-550

(81) 2126 8200 / 2126 8700
Para alunos - formulário

Localização Localização