Fachada do prédio do CFCH

Sobre

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), assim denominado a partir de 1974, resultou da fusão de vários departamentos da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Pernambuco (FAFIPE), criada em 1950, e do Instituto de Ciências do Homem, inicialmente denominado de Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. O Centro é formado por 08 (oito) departamentos – Antropologia e Museologia; Arqueologia; Ciências Geográficas; Sociologia; Ciência Política; Filosofia; História e Psicologia. Edificado em uma área de 25.690 m², além dos departamentos este Centro abriga diversos laboratórios de pesquisa e ensino, como também uma biblioteca setorial.

Noticias Noticias

Voltar

Alunos de Ciência Política produzem cartilha sobre bom uso da internet

Cartilha contém orientações sobre redes sociais, fake news, crimes cibernéticos, infraestrutura da rede, vírus e ameaças, acesso à informação

Foto: Divulgação

Iniciativa envolveu alunos da rede pública de ensino

Alunos do curso de Ciência Política da UFPE disponibilizaram na internet uma cartilha digital sobre bom uso das redes sociais, cuidados com fake news, crimes cibernéticos, infraestrutura da rede, vírus e ameaças, ferramentas de acesso à informação e cidadania cibernética. As orientações reunidas no documento são fruto de curso piloto promovido na Biblioteca do Centro Comunitário pela Paz (Compaz) Ariano Suassuna em outubro e novembro de 2019 e pode ser acessada aqui. A cartilha também foi produzida em formato impresso para distribuição na biblioteca.

As aulas, ministradas para mais de 200 alunos da rede pública de ensino do Recife e região metropolitana, integram o projeto de extensão “Cyber-CID, da sala de aula para o computador: os desafios da cidadania cibernética na era da informação”, coordenado pelo professor Marcos Guedes, do Departamento de Ciência Política e desenvolvidas no Núcleo de Estudos Americanos (NEA). O grupo, vinculado ao departamento, abriga estudos sobre Política Externa, Defesa e Cibernética.

PROJETO – O Cyber-CID tem, entre seus objetivos, transmitir conhecimentos do campo de estudos da cibernética à população e aproximar a sociedade da academia por meio da extensão universitária. A cartilha foi elaborada para ampliar o alcance do projeto e tornar mais acessível o conteúdo repassado nas aulas neste momento em que atividades presenciais estão suspensas.

A iniciativa tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e parcerias com a Rede Ciência, Tecnologia e Inovação em Defesa Cibernética (Rede CTIDC), o Centro Comunitário da Paz, a Rede de Bibliotecas pela Paz e a Escola Dom Bosco.

Mais informações
Natália Diniz 

natidiniz@gmail.com 

Data da última modificação: 31/07/2020, 16:32

Eventos Eventos

Contato Contato

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8261
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-8261
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links