Fachada do prédio do CFCH

Sobre

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), assim denominado a partir de 1974, resultou da fusão de vários departamentos da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Pernambuco (FAFIPE), criada em 1950, e do Instituto de Ciências do Homem, inicialmente denominado de Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. O Centro é formado por 08 (oito) departamentos – Antropologia e Museologia; Arqueologia; Ciências Geográficas; Sociologia; Ciência Política; Filosofia; História e Psicologia. Edificado em uma área de 25.690 m², além dos departamentos este Centro abriga diversos laboratórios de pesquisa e ensino, como também uma biblioteca setorial.

Noticias Noticias

Voltar

Festival Moacir Santos exibe vídeos de estudantes da UFPE

Os alunos integram o projeto de extensão “Vida e Obra de Moacir Santos”, sob a coordenação dos professores Luiza Reis e Sérgio Godoy

Dois vídeos de estudantes da UFPE serão exibidos no Festival Moacir Santos, neste domingo (26), no canal do evento no YouTube. Os alunos integram o projeto de extensão “Vida e Obra de Moacir Santos”, sob a coordenação da professora Luiza Reis (Departamento de História) e vice-coordenação do professor Sérgio Godoy (Departamento de Música).

Foto: Divulgação

Equipe do projeto em novembro de 2019

Com curadoria da flautista e pesquisadora Andrea Ernest Dias, o Festival Moacir Santos dedica-se a uma programação diversificada voltada à obra do músico, maestro, arranjador, compositor e multi-instrumentista pernambucano Moacir Santos. No domingo (26), a partir das 10h, um palco aberto virtual exibirá vídeos com músicos e musicistas diversos interpretando composições do maestro. 

Os vídeos dos estudantes de Música da UFPE trazem as músicas “Coisa nº 4” e “Maracatu, Nação do Amor”, de Moacir Santos. A gravação audiovisual aconteceu durante uma apresentação no hall do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, no início de março, antes da pandemia do novo coronavírus.

O projeto de extensão “Vida e Obra de Moacir Santos” reúne aproximadamente 30 professores e estudantes dos cursos de Música, Dança e História da UFPE para desenvolver experimentações artísticas que destaquem a biografia e promovam a apreciação e circulação da obra musical do maestro Moacir Santos. O projeto propõe a montagem de um espetáculo musical, no qual composições do maestro sejam executadas em meio a performances de dança, teatro e artes visuais. Iniciado no segundo semestre de 2019, o projeto tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE.

Além dos professores Luiza Reis e Sérgio Godoy, a equipe de docentes do projeto tem a colaboração dos professores Leonardo Pellegrim (Departamento de Música) e Maria Acselrad (Departamento de Artes).

MAESTRO – Moacir Santos (1920-2006) é natural de Flores, Pernambuco. Ele ganhou o mundo com uma obra musical que fez uso de formações orquestrais bastante diversas e originais em que se destacam sua componente afro-brasileira.

Mais informações
Professora Luiza Reis

nrluizaprof@gmail.com

Data da última modificação: 24/07/2020, 15:58

Eventos Eventos

Contato Contato

Diretoria
(81) 2126.8260 / 8261
Manutenção
(81) 2126-8265
Biblioteca
(81) 2126.8263

Equipe Equipe

Diretora
Maria da Conceição Lafayette de Almeida
Vice-diretor
Ricardo Pinto de Medeiros
Coordenadora Administrativa
Fabiana Bernardino de Oliveira Guedes
(81) 2126-8260
Coordenador de Comunicação e Planejamento
Júlio Cesar Timoteo de Souza
(81) 2126-8261
Coordenadora de Infraestrutura, Finanças e Compras
Renata Barros de Lima
(81) 2126-8261
Gerência de Infraestrurura
Joel Eugênio do Nascimento
(81) 2126-8265
Gerência de Finanças e Compras
Fernando Antônio Araújo Cavalcanti
(81) 2126-7348

Links Links