Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós em Ciência da Computação tem defesas de dissertação hoje e amanhã (21)

Entre os temas pesquisados estão a implantação de uma central de serviços de TI numa instituição federal de ensino superior

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove defesas de dissertação profissional hoje e amanhã hoje (21).

Hoje (21), às 14h, no auditório do Centro de Informática (CIn), o aluno Nestor Moreira Reis Neto defende o trabalho “Fatores críticos de sucesso na implantação de uma central de serviços de TI nas Instituições Federais de Ensino Superior”, como conclusão do seu mestrado profissional. Ele foi orientado pelo professor Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos, que compõe a banca juntamente com Hermano Perrelli de Moura (CIn/UFPE) e Décio Fonseca (CCSA/UFPE). Confira o resumo 1 abaixo.

Às 15h, na sala E423, o mestrando André Meine, que foi orientado pelo professor Fernando da Fonseca de Souza, defende a dissertação “Um método para implantação de sistemas em instituições públicas baseado em boas práticas da Engenharia de Software e Gerenciamento de Projetos”, também de mestrado profissional. Além do orientador, fazem parte da banca examinadora as professoras Aida Araújo Ferreira (IFPE) e Maria Lencastre Pinheiro de Menezes Cruz (UPE). Confira o resumo 2 abaixo.

A defesa de dissertação “Integração do PSP com Scrum na Melhoria da Qualidade do Processo de Desenvolvimento de Software”, do aluno Norton Jerzewski Noro, ocorrerá amanhã (22), às 10h, no auditório do Centro de Informática (CIn). Compõem a banca examinadora os professores Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (UFPE) e Célio Andrade de Santana Júnior (UFPE), além do orientador do trabalho, Hermano Perrelli de Moura. Confira o resumo 3 abaixo.

Resumo 1

A Tecnologia da Informação tem se apresentado como um dos principais componentes estratégicos utilizado pelas organizações, auxiliando os seus processos de gestão, com o objetivo de otimizar negócios, viabilizar metas institucionais e auxiliar no relacionamento com clientes e usuários. Em virtude disso, a gestão de Tecnologia da Informação nas instituições federais de Ensino Superior (Ifes), objeto desta pesquisa, vem passando por uma grande reformulação, na qual o foco não se limita apenas ao atendimento às exigências dos órgãos de controle, que continuam atuando fortemente no sentido da adequação e conformidade a leis, normas, ferramentas e práticas por eles orientadas, e que interferem diretamente nas atividades de gestão de TI neste setor, mas também existe uma preocupação cada vez maior com o valor e a satisfação percebidos pelos usuários/clientes dessas Instituições com os serviços de TI fornecidos. Dentro desta perspectiva, em relação ao gerenciamento de serviços de TI, a existência de uma Central de Serviços de TI é recomendada como boa prática por organismos internacionais, como forma de assegurar o suporte necessário à área de TI, permitindo também atuar de forma proativa, em relação ao atendimento das demandas da organização, participando e contribuindo verdadeiramente da geração de valor. Diante deste contexto, o objetivo desta dissertação é realizar uma pesquisa que apresente os desafios envolvidos na Implantação de uma Central de Serviços de TI, no contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior, procurando identificar os fatores críticos de sucesso envolvidos, com seus respectivos graus de importância, detalhando as estratégias utilizadas para seu tratamento, que influenciam no êxito desta iniciativa. Neste cenário, nove fatores foram identificados como críticos, de acordo com a literatura e com uma pesquisa de campo, com seus respectivos níveis de relevância, sendo inclusive evidenciados mais dois novos fatores. Após a identificação destes fatores, as estratégias adotadas para o tratamento dos mesmos, aplicadas na prática, foram catalogadas e avaliadas.

Resumo 2

A implantação de um software pode causar um impacto considerável em uma organização gerando um processo de mudança organizacional que afeta a instituição nos níveis individual, departamental e organizacional. Mesmo sendo uma etapa crítica, apenas 11,10% das instituições públicas entrevistadas possuem um método para implantação de seus sistemas. Na literatura, vê-se que a área de implantação não recebeu um tratamento específico ficando a cargo das instituições adaptarem esses materiais para realizar suas implantações. Algumas empresas desenvolvedoras de software possuem suas próprias metodologias de implantação, na maioria das vezes customizadas para implantação de seus produtos, não as disponibilizando para uso em outros sistemas. De acordo com a pesquisa realizada, onde se obteve 37 respostas de 18 diferentes instituições, 89,2% dos respondentes consideram importante ou muito importante a utilização de um método válido para ser utilizado durante o processo de implantação de um software. Sendo que os entrevistados consideraram os seguintes fatores como fundamentais para uma implantação bem sucedida: bom planejamento, apoio da alta administração, envolvimento dos usuários e uma equipe de implantação bem preparada. Diante disso, este trabalho desenvolveu um método de implantação juntando boas práticas presentes na engenharia de software e gerenciamento de projetos, conceitos aprendidos com modelos de implantação de terceiros e características de implantação das instituições públicas estudadas durante a pesquisa. O método desenvolvido aqui deverá ser disponibilizado para que as instituições públicas possam utilizá-lo durante o processo de implantação de seus sistemas. Sugere-se, como trabalho futuro, testar o método em instituições privadas a fim de fazer adaptações para que as mesmas possam utilizá-lo.

Resumo 3

Pesquisas evidenciam que a qualidade de software ainda está muito abaixo do esperado pelos seus usuários. Atualmente, empresas que desenvolvem e mantêm esses artefatos têm adotado modelos de qualidade para o desenvolvimento de software, juntamente com metodologias ágeis, com o objetivo de aperfeiçoar os processos e gerenciar com mais eficiência os projetos e as equipes. Porém, para alcançar resultados superiores, que realmente atendam às necessidades de seus clientes, muitas organizações estão apostando também na utilização de técnicas consideradas mais tradicionais e disciplinadas para capacitar, individualmente, seus engenheiros de software. A principal dessas técnicas leva o nome de Personal Software Process. Neste contexto, essa dissertação de mestrado apresenta um modelo, instanciado e aperfeiçoado de um modelo existente, que visa integrar duas estruturas distintas de desenvolvimento de software: uma metodologia dirigida a plano – PSP e um framework focado na agilidade – Scrum, na busca pela melhoria na qualidade do desenvolvimento ágil de software, através de eficientes técnicas de gerenciamento de defeitos do PSP. O trabalho também inclui a aplicação do modelo integrado PSP-SCRUM-IF em um ambiente real de projeto, no Instituto Federal Farroupilha, onde mudanças de requisitos de software ocorrem com frequência, o desenvolvimento deve ser realizado de forma rápida e as entregas têm prazos pouco negociáveis, geralmente regidos pela legislação federal.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação
(81)2126.8430/4712

posgraduacao@cin.ufpe.br 

Data da última modificação: 21/02/2018, 17:30