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Ciência da Computação promove defesas de dissertação nesta quarta-feira (31)
Apresentações ocorrerão on-line
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promoverá, nesta quarta-feira (31), as defesas de dissertações de mestrado dos alunos Carlos Gomes Araújo, orientado pelos professores Eduardo Antonio Guimarães Tavares e Meuse Nogueira de Oliveira Júnior (IFPE), e Leandro Marques Queiros, orientado pelos professores Alex Sandro Gomes e Rosane Maria Alencar da Silva. Para receber o link de acesso de cada defesa, os interessados em assistir devem entrar em contato com os mestrandos por meio dos respectivos endereços de e-mail.
O trabalho do aluno Carlos Gomes Araújo tem o título “Uma abordagem para análise do impacto da consistência no desempenho e disponibilidade em SGBDs NoSQL” e será apresentado às 9h. A defesa conta com a banca examinadora formada pelos docentes Paulo Romero Martins Maciel (UFPE/Centro de Informática), Robson do Nascimento Fidalgo (UFPE/Centro de Informática), Aida Araújo Ferreira (IFPE/Campus Recife), Edmundo Roberto Mauro Madeira (Unicamp/Instituto de Computação) e Paulo Hugo Espírito Santo Lima (UPE/Escola Politécnica de PE). Interessados em assistir podem entrar em contato com o aluno através do seu e-mail cga@cin.ufpe.br.
O mestrando Leandro Marques Queiros, por sua vez, apresentará um trabalho cujo título é “Designing Groupware for Collaborative Lesson Planning for Basic Education Teachers”, às 14h30. A defesa conta com a banca examinadora formada pelos docentes Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann (UFPE/Centro de Informática), Filipe Carlos de Albuquerque Calegario (UFPE/Centro de Informática), Francisco Kelsen de Oliveira (IFSertão-PE/Campus Salgueiro), Jorge da Silva Correia Neto (UFRPE/Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia) e José Aires de Castro Filho (UFC/Instituto UFC Virtual). Interessados em assistir podem entrar em contato com o aluno através do seu e-mail lmq@cin.ufpe.br.
Resumo 1
Na última década, o volume de dados gerado e armazenado por computador aumentou notavelmente. Estes dados vêm de várias fontes, como educação, governo, saúde, segurança e manufatura. Os dados, que podem ou não ser estruturados, podem ser gerados, por exemplo, por sistemas operados por usuários ou máquinas autônomas. Para atender à demanda do gerenciamento destes dados, as tecnologias de banco de dados convencionais apresentam limitações devido à rigidez de suas arquiteturas. Adjacente a essa necessidade de crescimento dos dados, populariza-se o desenvolvimento dos sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD) NoSQL, (Not Only SQL). NoSQL é uma tecnologia de banco de dados concebida principalmente para ultrapassar a escala, desempenho, disponibilidade e as limitações dos SGBDs relacionais. Para melhorar seu desempenho e disponibilidade, o NoSQL oferece a consistência eventual, a qual permite, temporariamente, uma inconsistência entre os servidores redundantes. Importantes SGBDs NoSQL dispõem da possibilidade da configuração da consistência baseada em quórum, que representa o número de servidores que devem confirmar uma operação para que a mesma seja concluída. Neste contexto, um grande desafio é quantificar e avaliar o impacto no desempenho, na disponibilidade, na probabilidade de acessar os dados mais recentes e no consumo de energia das operações no NoSQL baseado em quórum. Diversos trabalhos avaliam SGBDs NoSQL, mas a estimativa do impacto da escolha da consistência nessas métricas ainda é pouco representada na literatura. As possibilidades da escolha de diversas arquiteturas e configurações em SGBDs NoSQL baseado em quórum requerem ferramentas e técnicas de avaliação para que um projetista possa selecionar a melhor abordagem na implementação de sistemas. Esta tese de doutorado apresenta e avalia um conjunto de modelos formais que permitem quantificar o impacto da configuração da consistência. A proposta utiliza rede de Petri estocástica e Diagrama de blocos de confiabilidade para modelar sistemas de armazenamento de dados NoSQL baseados em quórum. Os modelos permitem estimar o desempenho, a disponibilidade, a probabilidade de acesso ao dado mais recente e o consumo de energia. Um estudo de caso verificou que elevar o nível de consistência melhorou a probabilidade de acesso ao dado mais recente em 21%. No entanto, aumentou o tempo das operações, a disponibilidade do sistema foi elevada de 3 segundos para 3 horas.
Resumo 2
O planejamento colaborativo de aulas entre professores da educação básica permite o compartilhamento de experiências e recursos educacionais. Essas práticas estão distribuídas no tempo e no espaço e variam à medida que os profissionais evoluem suas experiências profissionais. Os professores improvisam criativamente as funções de artefatos mundanos e digitais para atingir objetivos circunstanciais que emergem na prática profissional colaborativa. Nesta tese, usamos uma abordagem de etnografia digital para entender profundamente a experiência social do planejamento colaborativo de aulas e construir conhecimento sobre esses fenômenos. Adotamos as noções antropológicas de improvisação e contingência para entender como os professores da educação colaboram criativamente no planejamento das aulas. Realizamos sequências de entrevistas não estruturadas no local de trabalho (escolas e residências) e virtualmente reencenamos observações. Todos os dados coletados foram analisados para evidenciar os significados situados dos materiais, relações e circunstâncias desses procedimentos idiossincráticos entre os profissionais. Os principais resultados evidenciam alguns improvisos e contingências no compartilhamento de experiências e como os artefatos estruturam diretamente práticas e experiências, levando à frustração, insatisfação e, consequentemente, desamparo. Revelamos recomendações específicas para o design de sistemas de apoio ao planejamento de aulas colaborativas de professores. Assim, realizamos um design participativo situado que permitiu que os professores se visualizassem em possíveis cenários futuros, usando sistema colaborativo para apoiar suas práticas colaborativas de preparação em sala de aula. Os resultados indicam que a realização de atividades colaborativas de planejamento de aula em um colaborativo de planejamento de aula elaborado a partir de um design participativo com professores do ensino fundamental é uma abordagem bem-sucedida, pois permite o design de artefatos artificiais significativos para os professores e promove o bem-estar relacionado aos domínios de afeto, comunidade e trabalho.