Notícias Notícias

Voltar

Professor François Pachet recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPE

François tem publicado intensamente nas áreas de inteligência artificial e computação musical

O professor François Pachet, colaborador em diversos projetos de pesquisa do Centro de Informática (CIn) há 20 anos, vai receber o título de Doutor Honoris Causa da UFPE. A homenagem, que busca estreitar laços de cooperação futuros, foi proposta pelos professores Geber Ramalho e Giordano Cabral e aprovada por unanimidade no Conselho Departamental. A cerimônia será realizada na terça-feira (8), às 15h30, no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria.

Professor visitante especial do CIn, François Pachet é diretor do Sony Computer Science Lab Paris e um dos mais proeminentes pesquisadores na área de computação musical. Engenheiro civil pela École Nationale des Ponts et Chaussées, ele se doutorou pela Universidade Pierre et Marie Curie (Paris 6), na qual foi professor de Inteligência Artificial até 1997.

Na Sony, criou uma equipe de tecnologia musical para realizar pesquisas em interatividade, criação e performance musicais. Desde seu início, a equipe desenvolveu tecnologias (espacialização baseada em restrições, sequenciamento musical inteligente utilizando metadados) e sistemas premiados como MusiSpace, PathBuilder, Continuator (improvisação musical) e Flow Composer.

François Pachet tem publicado intensamente nas áreas de inteligência artificial e computação musical, sendo considerado um dos maiores especialistas no mundo em música e tecnologia. Seu projeto atual, FlowMachines, financiado por um ERC Advanced Grant, visa construir a próxima geração de ferramentas para auxiliar a criação musical usando inteligência artificial.

 

Ele é também um músico (guitarrista e compositor) reconhecido, tendo lançado dois álbuns (jazz e pop). No segundo semestre deste ano, ele lançará o primeiro álbum do mundo composto por uma inteligência artificial, no qual vários compositores criaram e produziram músicas em vários estilos por meio da tecnologia FlowMachines.

Data da última modificação: 02/08/2017, 13:24