Notícias Notícias

Voltar

Estudante de Arquitetura e Urbanismo é selecionada pelo DAAD para fazer curso na Universidade de Leipzig, na Alemanha

Yasmin Mylene foi contemplada pelas notas do histórico, além de provas

A aluna Yasmin Mylene, do 5° período do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, foi contemplada com bolsa e auxílios para fazer o Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs na Universidade de Leipzig (Alemanha). Yasmin vai viajar por meio de seleção do Programa Winterkur do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Os benefícios incluem bolsa no valor de 2.151 euros, seguro-saúde e auxílio para passagem aérea/viagem de 2.075 euros. A estudante ficará na cidade de Leipzig entre 6 de janeiro e 14 de fevereiro de 2025. 

O curso, que pode ter duração de até seis semanas, é oferecido em várias universidades daquele país e inclui aulas do idioma e de cultura alemã. O programa é realizado nos meses de janeiro e fevereiro de cada ano. Para se candidatar, é preciso estar matriculado em uma instituição de Ensino Superior no Brasil como estudante de graduação, mestrado stricto sensu ou doutorado e ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 8 ou grau equivalente. No caso de cursos na área de Engenharia, o coeficiente deve ser igual ou superior a 7,5 ou grau equivalente.

Yasmin ficou sabendo da iniciativa a partir de pesquisas feitas por conta própria sobre oportunidades de intercâmbios que se encaixavam em seu perfil. “Desde o Ensino Médio, meu sonho era um intercâmbio. E esse eu esperei até o momento que fosse possível, no caso, chegar ao 4° período para tentar”, explica. Para participar do programa, os alunos de graduação devem ter concluído, pelo menos, quatro semestres do curso.

A estudante passou na seleção na sua primeira tentativa. “Estudei alemão desde o Ensino Médio pelo Programa Ganhe o Mundo [do Governo do Estado de Pernambuco]. Não viajei, mas estudei até o fim do Ensino Médio no Ginásio Pernambucano. Vim da periferia e isso é um grande orgulho pra mim e para minha família. A UFPE também foi essencial para isso, pois fui selecionada também pelas notas do histórico, além de provas”, conta. 

FINANCIAMENTO - O DAAD é uma organização de promoção de intercâmbios acadêmicos e científicos mantido por universidades e organizações de estudantes alemãs. Os recursos para as bolsas de estudos provêm, principalmente, de fundos federais de diferentes ministérios como o Ministério Alemão de Relações Exteriores, da União Europeia e de organizações e governos estrangeiros. No Brasil, os principais parceiros são a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Data da última modificação: 21/11/2024, 16:28