Voltar

HC oferece terapias com práticas integrativas aos colaboradores

As ações integram o projeto de extensão “Serviço de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” (Sepics)

Acupuntura, biomagnestismo e bioenergética, aurículoacupuntura, reiki, florais de Bach e ventosaterapia. Todas essas técnicas terapêuticas estão disponíveis gratuitamente para os colaboradores do Hospital das Clínicas da UFPE, vinculado à Ebserh, por meio do projeto de extensão “Serviço de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” (Sepics).

Foto: Unidade de Comunicação do HC/Ebserh

Coordenador explica importância do projeto para os funcionários

“Este é um projeto de extensão de fluxo contínuo. Realizamos atendimento aos trabalhadores do HC através dessas práticas integrativas em saúde que são modalidades terapêuticas complementares às práticas convencionais”, explicou o coordenador do projeto, enfermeiro Francisco Amorim. Ele acrescentou que o projeto tem o propósito de contribuir para a redução da taxa de absenteísmo, prevenção a doenças relacionadas ao exercício das atividades laborais, bem como promover através destas ações, uma melhoria na qualidade de vida do trabalhador do Hospital das Clínicas.

A servidora do HC Núbia Tavares é uma das usuárias do serviço. Ela faz acupuntura, aurículoacupuntura e biomagnetismo. “Percebi bastante mudança em minha vida. Melhorei meu humor e estou com mais disposição. Tinha também muita dor de cabeça por conta de um problema de bruxismo e, hoje, eu estou bem graças a essas terapias”, afirmou.

O projeto de extensão “Serviço de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” vai ao encontro do que está estabelecido na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC, 2006). O Serviço existe, desde setembro do ano passado, e já realizou cerca de mil atendimentos. Atualmente, ele acompanha 110 trabalhadores – encaminhados do Sost (Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho) ou do Nass (Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor da UFPE), além de demanda espontânea, e está aberto para novos agendamentos. Doze pessoas atuam diretamente no projeto, entre servidores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação, além de voluntários externos.

ATENDIMENTO – Os interessados em ser atendidos pelo “Serviço de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde” precisam ser colaboradores do Hospital das Clínicas da UFPE. Para participar, basta marcar uma triagem. O agendamento pode ser feito, a partir das 14h, por telefone (ramal: 3559) ou presencialmente no Serviço, localizado no térreo do HC, próximo à Sala de Estabilização.

Confira aqui mais detalhes sobre cada técnica terapêutica oferecida.

Data da última modificação: 18/02/2020, 14:51