Voltar

Está aberta a programação on-line para comemorar o Dia do Servidor na UFPE

A programação se estende até amanhã (27) com atividades informativas e interativas

Com a temática "Cada um vale muito para uma UFPE mais forte”, o vice-reitor Moacyr Araújo, as pró-reitoras Brunna Carvalho (Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida) e Liliana Barros (Gestão Administrativa) participaram de uma live para dar início, na manhã de hoje (26), às comemorações do Dia do Servidor na UFPE. Na programação, que se estende até amanhã (27), ainda estão previstos outros encontros on-line com atividades informativas – "Conversando sobre aposentadoria: o que mudou com a Emenda Constitucional n° 103/2019 para os servidores federais" –, e interativas, como meditação, palestras, oficinas e apresentações culturais, entre outras.

O vice-reitor Moacyr Araújo, que representou o reitor Alfredo Gomes na cerimônia, destacou a relevância das ações da Progepe, “que vem desenvolvendo um belo trabalho em sintonia com os servidores da instituição”. Maocyr afirmou que a Universidade vive um processo de fortalecimento institucional – “de forma horizontal” –, em que todos estão se comunicando melhor. “Nunca tivemos uma Progepe tão sintonizada na qualidade de vida dos nossos servidores”, completou, antes de saudar todos os docentes e servidores da instituição.

Como promotora do evento, a pró-reitora Brunna Carvalho iniciou as falas elencando as ações da Progepe dirigidas aos servidores – "buscamos estreitar e fortalecer mais a relação da gestão com os técnicos e docentes" – e citou a priorização com a formação do servidor, a partir da articulação com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (Spread), Diretoria de Relações Internacional (DRI) e o Núcleo de Formação Continuada Didático-Pedagógica dos Professores (Nufope).

“Para ampliarmos as perspectivas, firmamos convênio com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) a fim de aumentar a oferta de cursos mediados por tecnologia, devido ao contexto da pandemia”, complementou. Quanto à qualidade de vida, Brunna citou a organização de um serviço de saúde mental com atendimento remoto, com equipe de psicologia aplicada, dirigido aos servidores e servidoras, entre outras iniciativas, também do setor da administração.

Ao parabenizar os servidores pelo seu dia, comemorado na próxima quarta (28), a pró-reitora Liliana Barros destacou a importância do corpo docente e técnico da instituição para o papel de destaque que a UFPE exerce na região e no país. "Mesmo nestes tempos de pandemia, com o trabalho a distância, cada um tem dado o seu melhor”, ilustrou. Liliana continuou: “Cada  técnico tem sua importância na atividade que desempenha, desde o que abre a sala para o professor dar aula ao que auxilia o pesquisador. Enfim, os técnicos administrativos têm contribuído para o fortalecimento da UFPE”.

MÚSICA – Após os pronunciamentos, houve a apresentação do estudante da licenciatura do curso de Música da Universidade, Oleff Oliveira, que cantou um frevo em homenagem aos servidores e teve início a roda de conversa com o tema “A UFPE na pandemia: produção de conhecimento e cuidado com a sociedade”, que contou com a apresentação das iniciativas realizadas pela Universidade em prol da comunidade.

O evento virtual – que foi transmitido e ainda está gravado no canal da UFPE no YouTube e buscou fortalecer o sentimento de pertencimento de cada servidor, técnico e docente, como indivíduos tão importantes e que tanto contribuem para formação da UFPE –  ainda contou com a participação da diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Conceição Lafayete, representando todos os diretores e diretoras de centros, o professor José Audísio (Adufepe) e o servidor Adalberto Tavares (Sintufepe), como membros da mesa de abertura. 

Data da última modificação: 03/11/2020, 11:40