Voltar

Cerimônia marca inauguração de obras de requalificação do CCSA

Esta é a última etapa da obra de requalificação da infraestrutura do Centro

Ocorreu na tarde dessa quinta-feira (22), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, a inauguração do Bloco F, última etapa da obra de requalificação da infraestrutura do Centro. O espaço é composto por dez novas salas de aulas, área de convivência com quiosque para café e refeições rápidas, entre outros ambientes, e estará a serviço dos oito cursos de graduação e nove de pós-graduação stricto sensu do CCSA.

Fotos: Anderson Lima

Reitor, vice-reitor, diretor e vice-diretor do CCSA participaram do evento

A solenidade de inauguração contou com a presença do reitor Alfredo Gomes e do diretor do CCSA, Jeronymo Libonati; além do vice-reitor Moacyr Araújo; do superintendente de Infraestrutura Carlos Falcão; do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Daniel Medeiros, representando as demais pró-reitorias; do vice-diretor do CCSA, Zionam Lins Rolim; e do chefe do Departamento de Economia, Gustavo Sampaio, representando os demais chefes de departamento. O evento contou ainda com a presença da professora Florisbela Campos representando o ex-reitor Anísio Brasileiro, em cuja gestão foram iniciadas as obras. A solenidade, prestigiada por pró-reitores, diretores de centros e professores, entre outros, seguiu as medidas de segurança e distanciamento social necessárias para a prevenção à Covid-19.

“Esta é uma realização muito importante para a UFPE. Especialmente, para o Centro de Ciências Sociais Aplicadas. É uma construção de muita qualidade, bem estruturada e planejada, que tem todas as condições de receber os grupos de pesquisa, as atividades de ensino de graduação e pós-graduação”, avaliou o reitor Alfredo Gomes. “Toda a comunidade do CCSA está de parabéns, assim como a Universidade. Especialmente neste momento, em que nós precisamos reafirmar a importância de nossas universidades públicas como instituições que prestam um serviço de muita qualidade à população e às diferentes instâncias da comunidade”, completou.


A obra total teve início em 2017 e tem aproximadamente 3.600 m²

Segundo Jeronymo Libonati, a estrutura entregue ontem – a construção do bloco F e a expansão dos blocos D e E – é a realização de um projeto que atende a uma demanda histórica do CCSA, sendo fruto da persistência de todos que integram o Centro e de um projeto estratégico elaborado de forma coletiva e bem defendido. Entre os espaços existentes na nova área, ele destaca o anfiteatro com 120 lugares que pode ser convertido, a partir de uma divisória, em duas salas de aula independentes. “A gente acredita fortemente que a infraestrutura é um elemento importante para desenvolver pesquisa, ensino, extensão e todas as demais atividades de uma universidade com qualidade. É um ganho que a gente espera de avanço, de qualidade e de efetividade de nossas atividades aqui no CCSA e da comunidade da UFPE”, avaliou o diretor.

“Essa é uma obra de requalificação que já vinha sendo realizada há algum tempo e que é uma vitória para a UFPE, para o CCSA e para toda a comunidade, porque vai acomodar bem os estudantes, incluindo os estudantes de outros centros”, disse a professora Florisbela Campos. A obra total teve início em 2017 e corresponde a aproximadamente 3.600 m², com grande parte dos espaços já inaugurada. Conta com salas de aulas, de grupos de pesquisa, de professores, de coordenações de cursos stricto sensu, para receber professores e alunos estrangeiros, além de espaço para empresas juniores, pets, laboratórios de pesquisa, extensão e de ensino, laboratório de informática e copas.

Data da última modificação: 23/10/2020, 20:31