Notícias Notícias

Voltar

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE aprova resolução sobre atividades de pesquisador visitante

Prazo de vigência do credenciamento do pesquisador visitante junto à UFPE não poderá ser superior a 60 meses

O exercício das atividades de pesquisador visitante no âmbito da UFPE está disposto na Resolução nº 10/2020, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Pernambuco. A sessão on-line foi realizada na última sexta-feira (24), e o documento, que aponta requisitos, obrigações, trâmites e outros aspectos, está publicado na edição de hoje (28) do Boletim Oficial da UFPE.

De acordo com a resolução, poderá ser admitido como pesquisador visitante na UFPE: o bolsista, professor ou pesquisador proveniente de instituições de ensino ou de pesquisa brasileiras ou estrangeiras; o profissional classificado como pesquisador ou equivalente que, mesmo não possuindo vínculo com outras instituições de ensino ou de pesquisa, tenha obtido financiamento de agências de fomento ou fontes de recursos com finalidade específica para desenvolvimento de projeto de ensino, pesquisa científica, tecnológica e de estímulo à inovação na UFPE.

O pesquisador visitante desenvolverá atividades de ensino e pesquisa junto a departamento ou núcleo acadêmico, em conformidade com o projeto apresentado e aprovado pela Comissão Gestora (composta por docentes do quadro permanente da instituição) e registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi).

Ele poderá orientar ou coorientar alunos e ser responsável por disciplina de pós-graduação, orientar ou coorientar projetos de iniciação científica e ser corresponsável por disciplina de graduação juntamente com um docente efetivo da UFPE. Além disso, poderá desenvolver atividades de extensão. 

O pesquisador visitante será considerado membro integrante da comunidade científica da UFPE e, para o pleno desenvolvimento de seu trabalho, terá acesso aos serviços e às facilidades oferecidas aos docentes efetivos de seu quadro de pessoal. O prazo de vigência do credenciamento do pesquisador visitante junto à UFPE não poderá, em nenhuma hipótese, ser superior a 60 meses.

Data da última modificação: 29/07/2020, 15:14

  • Uso do G Suite no período complementar 2020.3
  • Impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental
  • Parcerias entre o Porto Digital e a UFPE