Mulheres na Soldagem
Relacionando as áreas STEM (Science, Technology, Engineering & Mathematics) encontram-se as aplicações de processos de soldagem, uma forma de união de diferentes tipos de materiais tão necessária nas mais diversas indústrias para fabricação dos mais diversos tipos de componentes utilizados no nosso dia-a-dia.
A participação de mulheres nas diferentes áreas relacionada à soldagem, assim como nos demais campos que envolvem as áreas STEM, ainda é pequena quando comparada aos que se declaram como gênero masculino. De acordo aos relatos descritos na literaura ser mulher na indústria de soldagem atualmente já não é tão incomum quanto costumava ser há pelo menos três décadas atrás. Algumas profissionais da área relatam que ser mulher ajudou mais sua carreira do que prejudicou, já que representar uma minoria permite que você seja notada, abrindo espaço para estas profissionais demonstrarem suas habilidades diferenciadas, porém contribuindo também para elevar o nível de exigências em relação aos respectivos resultados.
A atuação de mulheres em diferentes postos de trabalho dentro da soldagem ajuda as empresas melhorarem sua produção, diversificar sua força de trabalho e desenvolver uma cultura e um ambiente convidativos para os diferentes gêneros. A expectativa é que a sociedade em geral se torne mais consciente a respeito da igualdade de gênero, através do investimento em ações de conscientização da população e do incentivo às mulheres, desde o momento de escolha das suas respectivas carreiras.
É nesse intuito que o Programa Futuras Cientistas foi desenvolvido, como uma iniciativa que busca promover a participação destas jovens no campo das ciências e carreiras acadêmicas, contribuindo para a redução da discriminação contra a mulher e para alcançar a igualdade de gênero nas mais diversas áreas da ciência e tecnologia, revelando o caráter de transformação deste programa.
A atuação do grupo de pesquisa SOLDAMAT/INTM neste programa visa apresentar a soldagem e áreas correlatas por meio da execução de projetos que permitam correlacionar estas áreas de conhecimento aos diferentes aspectos da rotina do público alvo do programa, buscando desconstruir os estereótipos e aumentar o incentivo à participação de mulheres nesta área de atuação com elevado potencial de expansão.
Acesse o link abaixo para conferir a participação do grupo de pesquisa SOLDAMAT nas edições do Programa Futuras Cientistas.
Soldamat no Programa Futuras Cientistas