Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema)
Sobre o Programa
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente(PRODEMA) foi concebido a partir de um processo de trabalho multidisciplinar com vistas a potencializar os recursos, produções técnico-científicas e acadêmicas existentes na UFPE para uma formação interdisciplinar no nível de pós-graduação, comprometida socialmente com a realidade ambiental que juntamente com os Prodemas das Universidades Federais do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e a Universidade Estadual de Santa Cruz na Bahia, compõe a Rede de Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente no Nordeste- Rede Prodema.

Estágio Docência
Estágio Docência
O Estágio de Docência é uma atividade curricular facultada aos estudantes de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Pernambuco. O estágio de docência é parte integrante da formação do Pós-Graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social.
Resolução Nº. 5 do CCEPE, de 12/11/1999.
Portaria nº. 76/2010 da CAPES..
ORIENTAÇÕES PARA DISPENSA DE ESTÁGIO DOCÊNCIA
ESTÁGIO DOCÊNCIA PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES
REQUERIMENTO DISPENSA DE ESTÁGIO DOCÊNCIA
MODELO DE RELATÓRIO ESTÁGIO DOCÊNCIA

Bolsas

Disciplinas
Disciplinas

Seleção
Seleção
Informes Informes
Área de Concentração: DOUTORADO
- Desenvolvimento e Meio ambiente
Área de Concentração: MESTRADO
- Gestão e Políticas Ambientais
Linhas de Pesquisa: MESTRADO
- Relações Sociedade-Natureza e Políticas Sociambientais
Analisa: princípios éticos e filosóficos da relação sociedade-natureza; representações sociais da natureza à luz das práticas contemporâneas; percepção das comunidades locais e utilização sustentável dos recursos ambientais; conflitos ambientais; paradigmas e modelos alternativos de gestão ambiental; política ambiental e conservação da biodiversidade ; Educação para a gestão ambiental participativa; dinâmicas sociais em áreas rurais e urbanas; turismo em áreas costeiras.
- Gestão e Tecnologia Ambiental
Envolve estudos relativos a: tratamento de efluentes domésticos e industriais para reuso na agricultura e na indústria;controle e gestão da água para consumo humano; gestão integrada de resíduos sólidos; efeitos dos resíduos na saúde humana e ambiental aproveitamento múltiplo de barragem no semi-árido; identificação de bioindicadores para monitoramento das áreas estuarinas; gestão integrada de bacias hidrográficas; serviços ambientais, gestão de integrada de área costeiras.
Linhas de Pesquisa: DOUTORADO
Linha 1 – RELAÇÕES SOCIEDADE-NATUREZA E SUSTENTABILIDADE - objetiva qualificar recursos humanos que busquem o equacionamento nas interrelações sociedade-natureza, no que concerne ao conhecimento destas, uso sustentável dos recursos naturais, avaliações de riscos, desastres e vulnerabilidades socioambientais. Causas e consequências da perda da biodiversidade. Benefícios ambientais da biodiversidade para a humanidade. Conservação e Etnoconservação da Sociobiodiversidade.
Linha 2 – PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS SOCIOAMBIENTAIS - objetiva desenvolver pesquisas e formar recursos humanos para atuar nas temáticas: Políticas públicas rurais e urbanas, Governança e Participação Social; Sustentabilidade Ambiental, Fundamentos e Gestão socioeconômica dos Recursos Naturais e culturais, Espaços livres e sustentabilidade urbana; Planejamento e Gestão integrada dos recursos naturais, gestão participativa, movimentos sociais rurais e urbanos. Gestão dos resíduos sólidos. Políticas públicas Agricultura familiar e Agroecologia, Políticas públicas de recuperação de áreas degradadas, Turismo, Educação ambiental com vistas ao desenvolvimento sustentável.
Linha 3 - TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - objetiva desenvolver pesquisas e formar recursos humanos capacitados para atuar em temas: tecnologias de convivência com a seca; tecnologias para energias renováveis; sistema de monitoramento dos recursos naturais; geotecnologias para monitoramento socioambiental; sistema de alerta e monitoramento dos desastres naturais. Modelagem dos recursos naturais, reciclagem dos resíduos sólidos, monitoramento do sequestro de carbono de sistemas ambientais, Sensoriamento remoto aplicado a análise socioambiental, modelagem hidrológica para monitoramento dos recursos hídricos, Mudanças, variabilidades e Eventos climáticos extremos e suas repercussões na sociedade.
O SERGEO tem como meta principal de investigação avançar na compreensão dos sistemas que ocorrem na superfície da terra, usando métodos de observação da terra. Nossas pesquisas são desenvolvidas principalmente através do uso de dados de sensoriamento remoto. Embora nosso foco esteje no conhecimento dos processos físicos da terra, através de observações aereas e espaciais de sensoriamento remoto, podemos contribuir a nivel nacional e internacional para o desenvolvimento conceitual da Geografia como uma ciência interdisciplinar. Além das abordagens físicas e empiricas dos sistemas também estão sendo desenvolvidas no SERGEO o impacto da dimensão humana em nível regional, nacional e até mesmo as mudanças globais. Isso torna nossas pesquisas e abordagens politicas e intervenientes relevantes, permitindo-nos contribuir para o discurso público com uma combinação única de medições remotas e relações de causa e efeito, incluindo os impactos das ações humanas no sistema terra. O SERGEO tem desenvolvido estudos, com especial atenção as áreas de Geor´processamento e Sensoriamento Remoto aplicados ao recursos naturais do Nordeste do Brasil. Contamos com cientistas bem qualificados, com infra-estrutura de medições (instalações e transformações), com infra-estrutura de informações (modelos, porcessadores, softwares e espectroraiometria) e infra-estrutura de dados espaciais. O SERGEO apoia o ensino em sensoriamento remoto para o Bacharelado, Licenciatura, Mestrado e Doutorado, bem como Pós-doutores. Nos usamos diversos métodos, modelos e software em nossas formações. Nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão permitem que os nossos alunos possam encontrar um excelente emprego no mercado nacional e internacional.
- Josiclêda Domiciano Galvíncio
- Magna Soelma Beserra de Moura
Contato do grupo:
Elucidar o papel de movimentos sociais no processo de produção de ambientes urbanos e rurais ao exercício da cidadania, garantidores da participação concreta dos sujeitos envolvidos na gestão e no planejamento dos seus territórios vividos; de modo inovador, criativo e sustentável, rumo a uma lógica diferente de construção de ambientes que não valorize apenas os interesses econômicos. Dar visibilidade às práticas de mobilizações dos sujeitos oriundos de ambientes territoriais que dificultam a cidadania. Revalorizar o papel desempenhado pelos movimentos sociais no processo permanente de conquistas do "espaço do cidadão" de maneira sustentável, destacando o que já se tem feito no âmbito da consolidação da justiça territorial. Promover discussões e debates, junto com os sujeitos dessas ações (através de oficinas de comunicação), sobre possibilidades concretas de articulação entre as diversas experiências de organização e mobilização social nos territórios em que elas acontecem.
- Claudio Jorge Moura de Castilho
- Doris Jamylla Siqueira Lopes Campos
Divulgação e publicação em meio científico de estudos voltados ao monitoramento e gerenciamento dos recursos naturais.
Líder(es) do grupo:
- Maria do Socorro Bezerra de Araújo
- Josiclêda Domiciano Galvíncio
Contato do grupo:
Telefone: (81) 21268275
-
LAFF (Laboratório de Fitomorfologia Funcional)
Grupo de pesquisa: Fitomorfologia Funcional e Interações Antrópicas-FITANTROP
Descrição: O Grupo de Pesquisa "Fitomorfologia Funcional e Interações Antrópicas-FITANTROP" está vinculado ao Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e seus participantes são pesquisadores e estudantes de diferentes instituições no Brasil e no Exterior que desenvolvem pesquisas interdisciplinares voltadas ao conhecimento das relações existentes entre os caracteres funcionais de diferentes tipos de vegetação e a ação humana. O Grupo objetiva contribuir com estudos e pesquisas para a melhoria continuada de técnicas e métodos para o monitoramento e manejo da vegetação e integração da população. Contribui para a formação de recursos humanos, em nível de Graduação e Pós-Graduação (Iniciação Científica, Especialização, Mestrado e Doutorado), além de disseminar seus resultados em Anais de eventos científicos, publicações em periódicos nacionais e internacionais e capítulos de livros.
Lidere(s) do grupo:
Líder:
Rejane Magalhães de Mendonça Pimentel
Vice-líder:
Claudio Jorge Moura de Castilho
Área predominante:
Ciências Biológicas; Ecologia
Contato do grupo:
Telefone: (81) 33206357
E-mail: pimentel@db.ufrpe.br
Grupo de pesquisa: Nexus: Sociedade e Natureza - UFPE
Descrição: O Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza foi criado em 1997 por um grupo de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. A formação desse grupo se deu sob o fito de articular um conjunto de questões com ênfase nas humanidades, na perspectiva de tratar diversos temas de modo transversal, mas sempre com a ênfase na relação sociedade-natureza e seus desdobramentos.
Líder(es) do Grupo
Líder:
Edvânia Tôrres Aguiar Gomes
Vice-líder:
Guilherme José Ferreira de Araújo
Àrea predominante: Ciências Humanas; Geografia
Contato do Grupo:
Telefone: (81) 2126-7314
E-mail: nexusufpe@gmail.com
Website:
https://www.ufpe.br/sociedadeenatureza
Grupo de pesquisa: CANCER, AMBIENTE, TERRITÓRIOS VULNERÁVEIS
Descrição: O grupo trabalha as seguintes linhas de pesquisa da determinação Social do Câncer, contempla estudos sobre a ocorrência, a determinação e os sistemas de informações sobre o câncer em grupos populacionais específicos; Saúde, Ambiente e Trabalho, enfocando as investigações epidemiológicas de cenários de risco e fatores associados à violência e acidentes em seu contexto urbano e social; (3) Abordagem ecossistêmica em saúde humana e dos processos produtivos geradores de alterações ambientais que afetam negativamente a saúde das populações em territórios de vulneração . O grupo é composto por pesquisadores em diversas instituições de ensino e pesquisa (UFPE, Fundação Joaquim Nabuco, Fiocruz, Universidade de Pernambuco, cujos objetos de investigação permitirão a estruturação de uma rede de pesquisa epidemiológica e de vigilância em saúde com destaque para a vigilância em saúde ambiental e do trabalhador.
Líder(es) do Grupo
Líder:
Solange Laurentino dos Santos
Vice-líder:
Cristine Vieira do Bonfim
Área predominante:
Ciências da Saúde: Saúde Coletiva
Grupo de pesquisa: Análise e Processamento de Imagens - UFPE
Descrição: Desenvolver estudos e modelagens em 2 (duas) e 3 (três) dimensões, aplicações de informações espaciais, espectrais e temporais de dados de Sensoriamento Remoto e em Processamento Digital de Imagens.
Líder(es) do Grupo:
Líder:
Ana Lúcia Bezerra Candeias
Vice-líder:
Joao Rodrigues Tavares Junior
Área predominante:
Ciências Exatas e da Terra; Geociências
-
Grupo de pesquisa: METAs: Metabolismo Secundário Vegetal
Descrição: O grupo METAs: metabolismo secundário vegetal foi criado no sentido de integrar diferentes linhas de pesquisa do Departamento de Botânica da UFPE sob a ótica da química vegetal. A principal diretriz do METAs é estudo de metabólitos secundários em diferentes frentes da botânica como a ecologia, fisiologia, etnobotânica e sistemática. Os líderes do grupo atuam no Laboratório de Ecologia Aplicada e Fitoquímica - LEAF e no Laboratório de Interações Multitróficas - LIM, ambos vinculados ao Departamento de Botânica e ao Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da UFPE
Lidere(s) do Grupo:
Ciências Biológicas; Botânica
Contato do grupo:
Telefone: (81) 2126-7813
E-mail: antonio.fmoliveira@ufpe.br
Website:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/
1581103767760921
-
LSA (Laboratório De Saneamento Ambiental)
Grupo de pesquisa: Gestão Ambiental - UFPE
Descrição: O Grupo de Gestão Ambiental (GGA) vem desenvolvendo pesquisas nas linhas temáticas de planejamento e gestão integrada de bacia hidrográfica, avaliação de impactos e indicadores ambientais, avaliação e qualidade da água e mudanças climáticas. Tem como objetivo, impulsionar a construção do conhecimento e fomentar inovação por meio de seu caráter multi e interdisciplinar, sobretudo, na convergência de pesquisadores que agregam esforços na busca da meta comum, o desenvolvimento sustentável. O GGA consolida sua participação através de projetos financiados por órgãos de fomento à pesquisa (CNPq, CAPES, FACEPE, FINEP, entre outros) destacando-se alguns P&Ds com a CHESF/ANEEL.
Lidere(s) do grupo:
Líder:
Maria do Carmo Martins Sobral
Vice-líder: Não
Área predominante:
Engenharias; Engenharia Sanitária
Contato do grupo:
Telefone: (81) 21268744
E-mail: maria.msobral@ufpe.br
Website:
https://www.ufpe.br/gestaoambiental
-
Grupo de pesquisa: Ambiente, Sociedade e Turismo: interfaces e oportunidades para o desenvolvimento sustentável – UFPE.
Descrição: O grupo se propõe a contribuir com o aprofundamento dos estudos que permeiem as relações entre turismo, ambiente e sociedade, sob a ótica do desenvolvimento sustentável. Considerando-se que muitas vezes a atividade de turística é entendida, além de suas reais proporções, como inequívoca, indispensável, ou até miraculosa para a alteração de quadros micro e macroeconômicos desfavoráveis, as localidades receptoras que se enquadram neste perfil acabam por empreender uma espécie de corrida desenvolvimentista que não prioriza a proteção da natureza, da cultura, ou ainda o bem-estar das comunidades envolvidas, justificando afirmações sobre o turismo como destruidor dos lugares que o fazem existir. A partir desta perspectiva, as linhas de pesquisa propostas - Turismo e Desenvolvimento Social; Turismo e Proteção do Patrimônio Natural e Cultural; Planejamento, Gestão e Novos Negócios em Turismo - funcionam como elementos que apresentam interação, integração e sinergia para a análise, discussão.
Lidere(s) do grupo:
Líder:
Gloria Maria Widmer
Vice-líder: não
Área predominante:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo
Contato do grupo:
Telefone: (81) 2126-7488
E-mail: gmwidmer@uol.com.br
Website: www.ufpe.br/dht
Progama de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA
Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH, 6º andar, Sala 607, Cidade Universitária – Recife-PE.
prodemaufpe1@gmail.com (81) 2126-8288/2126-8287