Programa de Pós Graduação em Oceanografia (PPGO)
Sobre o Programa

Estágio a Docência
Estágio a Docência
O Estágio Docência é, em princípio, uma exigencia para bolsistas CAPES. No entanto, todos os alunos podem ter acesso a essa oportunidade.
Alunos de Doutorado do PPGO que recebem bolsas da CAPES devem cumprir 60h de Estágio Docência atravéz da participação em disciplinas de cursos de Graduação. Essas disciplinas são disponibilizadas a cada semestre pela Coordenação e Docentes de Graduação de cada curso da UFPE.
Para mais informações, entrar no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) no link a seguir:

Capes PrInt - PPGO
Capes PrInt - PPGO
O PPGO participa no Programa CAPES - PrInt com o projeto Tropical Atlantic Interdisciplinary laboratory on physical, biogeochemical, ecological and human dynamics ( LMI Tapioca UFPE/UFRPE - IRD).
Acompanhe nosso projeto no site linktr.ee/lmitapioca e no Instagram @lmitap.

Disciplinas
Disciplinas
Desde Março de 2014 o PPGO conta com uma nova estrutura curricular para seus cursos de Mestrado e Doutorado, conforme publicado no Boletim Oficial da UFPE. Confira as disciplinas obrigatórias e eletivas que são oferecidas regularmente em nosso Programa. A cada semestre contaúdos novos e/ou menos frequentes são oferecidas dentro das disciplinas de Tópicos Avançados, com diferentes cargas horárias.
Link para a publicação no Boletim Oficial Especial no. 63 de 2014.
Links importantes:
Disciplinas ofertadas.
Ementas das disciplinas da grade curricular do PPGO.

Seleção
Seleção
A Coordenadoria do Programa de Pós-graduação em Oceanografia torna público o presente Edital que será publicado através do endereço eletrônico https://www.ufpe.br/ppgo/ e as normas do Processo Seletivo para Admissão ± Ano Letivo 2022.1 ao corpo discente do Programa de Pós-graduação em Oceanografia, Cursos de Mestrado e Doutorado:
1. INSCRIÇÃO:
1.1 - Para o Curso de Mestrado exige-se graduação reconhecida pelo MEC na área do Programa, ou áreas afins; e para o Curso de Doutorado, mestrado na área do Programa, ou áreas afins, realizados em instituições reconhecidas pela CAPES/MEC ou, se instituições estrangeiras, de nível compatível com os critérios de qualidade da CAPES/MEC.
1.2 - A inscrição se realizará exclusivamente através de formulário eletrônico do Google Forms
acessível no link https://forms.gle/WMLKCcvJ3Mu4gXDr5.
1.3 - As inscrições serão verificadas pela Comissão de Seleção e Admissão, no que se refere ao
cumprimento dos requisitos para a sua aceitação, conforme item 2, para fins de homologação.
1.4 - São de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato as informações e a documentação por ele fornecidas para a inscrição, as quais não poderão ser alteradas ou complementadas, em nenhuma hipótese ou a qualquer título.
2. DOCUMENTAÇÃO PARA A INSCRIÇÃO (em formato pdf):
2.1 - Documentação exigida para a inscrição na seleção de Mestrado e de Doutorado que deverá ser enviada através do formulário eletrônico no link https://forms.gle/WMLKCcvJ3Mu4gXDr5:
Todos os documentos referentes ao item (a) devem ser salvos em um único arquivo em pdf e;
todos os documentos referentes aos itens (b) a (e) devem ser salvos em um único arquivo em pdf.
a) Ficha de Inscrição preenchida, na forma dos Anexo I;
b) cópias dos seguintes documentos: RG de órgão oficial (não serão aceitos documentos de associações profissionais), CPF, Título de Eleitor e comprovação de certidão de quitação eleitoral (obtida através do site do Tribunal Superior Eleitoral/TSE), ou passaporte, no caso de candidato estrangeiro;
c) 01 (uma) foto tipo 3 x 4 cm, recente;
d) comprovante de pagamento da taxa no valor de R $50,00 (cinquenta reais), conforme boleto
(ver Anexo II), podendo ser efetivado através do endereço eletrônico www.stn.fazenda.gov.br. Desde que devidamente comprovado, há isenção da taxa para estudantes que possuam vínculo com a UFPE em nível de Graduação ou de Pós-Graduação stricto sensu, servidores ativos e inativos da UFPE (técnico administrativo e docentes), e professor substituto. Não serão aceitos recibos de agendamento de pagamento.
e) Curriculum Vitae devidamente documentado, numerado e em arquivo único no modelo
adotado pelo Programa (Anexo III para o Mestrado e Anexo IV para o Doutorado).
f) Os concorrentes de vagas do sistema de ações afirmativas deverão apresentar formulário e
documentação comprobatória conforme o item 6.4.1.
2.1.1 – O candidato inscrito no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal e membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007, poderá requerer a dispensa do pagamento da taxa de inscrição até o quinto dia anterior ao encerramento das inscrições, conforme formulário modelo (Anexo V).
2.1.2 – No caso do item anterior, a decisão será comunicada ao candidato com dois dias de antecedência ao encerramento das inscrições, preferencialmente por meio eletrônico, para o endereço de e-mail indicado pelo candidato quando da inscrição.
2.1.3 – Em caso de indeferimento do pedido de dispensa da taxa de inscrição, é facultado ao candidato, em dois dias úteis, o pagamento da taxa ou a interposição de recurso (formulário no link https://forms.gle/QMKhqEYDPm2g8UtU6), dotado de efeito suspensivo, endereçado à Coordenação do Programa.
2.2 – Além dos documentos indicados em 2.1, os candidatos ao Curso de Mestrado deverão enviar (Todos os documentos referentes a esse item devem ser salvos em um único arquivo em pdf):
- Pré-Projeto de pesquisa de Dissertação, assinado pelo candidato e formatado conforme descrito no item 3.1.2.1.2;
- Diploma ou comprovante de conclusão do Curso de Graduação. Em casos nos quais o candidato é classificado como possível concluinte de curso de graduação, vide o item 2.5.
- Cópia do histórico escolar do Curso de Graduação.
2.3 – Além dos documentos indicados em 2.1, os candidatos ao Curso de Doutorado deverão enviar (Todos os documentos referentes a esse item devem ser salvos em um único arquivo em pdf):
- Pré-Projeto de pesquisa de Tese, assinado pelo candidato e formatado conforme descrito no item 3.1.2.1.2;
- Diploma ou comprovante de conclusão do Curso de Graduação;
- Diploma ou comprovante de conclusão do Curso de Mestrado. Em casos nos quais o candidato é classificado como possível concluinte de curso de mestrado, vide o item 2.5;
- Cópia do histórico escolar dos Cursos de Graduação e Mestrado;
e) Comprovante de publicação de um artigo de sua autoria em periódico científico especializado e indexado à área do Programa, ou área afim. Somente será válida carta de aceite definitivo emitido pelo Editor do periódico científico, sendo desconsiderados aceites condicionais a alterações no manuscrito.
2.4 – No momento da matrícula, em caso de aprovação e classificação, os diplomas dos Cursos de Graduação obtidos no estrangeiro deverão ser apresentados com autenticação do Consulado do Brasil no país onde o mesmo foi emitido ou Apostila de Haia, no caso de países signatários da Convenção da Apostila de Haia. A exigência deste item é dispensada para diplomas obtidos na França, para os quais não é necessária nenhuma autenticação.
2.5 – Admitir-se-á inscrição condicionada à seleção de mestrado, de concluintes de curso de graduação, e seleção de doutorado, de concluintes de curso de mestrado. Para realizar a inscrição condicionada, faz-se necessária a entrega, juntamente com os demais documentos exigidos, de declaração de conclusão ou de provável concluinte, com data prevista para conclusão do curso, emitida pela instituição e assinada pelo coordenador do curso. Em caso de classificação de candidatos que tenham realizado a inscrição condicionada, o direito à vaga estará condicionado à entrega de documento comprobatório de conclusão da graduação ou do mestrado, até a data de realização da matrícula.
3. EXAME DE SELEÇÃO E ADMISSÃO:
O Concurso será procedido por 1 (uma) Comissão de Seleção e Admissão designada pelo Colegiado do Programa, formadas por 5 (cinco) membros titulares e 2 (dois) suplentes para o Mestrado e para o Doutorado.
3.1 - A Seleção para os cursos de Mestrado e Doutorado constará de duas Etapas:
Etapas do Concurso | Datas | Horários |
Inscrições | 10 a 14 de janeiro de 2022 | Até as 17:00h do dia 14 de janeiro |
Resultado da homologação das inscrições | 18 de janeiro de 2022 | 17:00 |
Prazo recursal | 19, 20, 21 de janeiro de 2022 | Até as 12:00h do dia 21/01 |
Etapa 1 | ||
Prova de Interpretação Científica | 24 de janeiro de 2022 | 09:00 ± 13:00 |
Resultado da Etapa 1 | 28 de janeiro de 2022 | 17:00 |
Prazo Recursal da Etapa 1 | 31 de janeiro a 02 de fevereiro de 2022 | Até as 12:00h do dia 02/02 |
Divulgação do horário dos candidatos para defesa do pré-projeto de pesquisa | 02 de fevereiro de 2022 | 17:00 |
Etapa 2 | ||
Defesa do Pré-Projeto de Pesquisa | 07, 08, 09, 10 e 11 de fevereiro de 2022 | 09:00 ± 12:00 14:00 ± 17:00 |
Avaliação do Curriculum Vitae (Comissão) | 10 de fevereiro de 2022 | 09:00 ± 12:00 14:00 ± 17:00 |
Resultado da Etapa 2 | 11 de fevereiro de 2022 | 17:00 |
Prazo Recursal da Etapa 2 | 14, 15 e 16 de fevereiro de 2022 | Até as 12:00h do dia 16/02 |
Período para envio de material para avaliação da veracidade da autodeclaração para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) | 14, 15 e 16 de fevereiro de 2022 | Até as 17:00h |
Comissão de Heteroidentificação para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) | 15, 16 e 17 de fevereiro de 2022 | |
Resultado da Comissão de Heter | oidentificação 18 de fevereiro de 2022 | |
Prazo recursal para comissão Heteroidentificação | 21 de fevereiro de 2022 | 14:00 |
Resultado Final | 21 de fevereiro de 2022 | 17:00 |
Matrícula on line | 2022.1 Conforme calendário da do SIGAA - PROPG | |
Início das aulas 2022.1 | Calendário definido pelo Programa após a matrícula |
*em data e horários a serem estabelecidos pelo Calendário PROPESQ/UFPE através de calendário
3.1.1 - Etapa 1 - Provas de Interpretação Científica
3.1.1.1 - Essa prova possui caráter eliminatório, com peso 4 (quatro) para o Mestrado e peso 3
(três) para o Doutorado, e nota mínima 7,0 (sete vírgula zero). Terá duração de 4 (quatro) horas. A
prova tem por objetivo avaliar os conhecimentos básicos na área de oceanografia e sua capacidade de ler e interpretar textos técnicos e científicos na língua inglesa, especialmente aqueles de periódicos científicos de ampla circulação mundial. A prova de interpretação científica consistirá na interpretação de texto científico em língua inglesa, relativo à Oceanografia, sobre o qual serão apresentadas perguntas que deverão ser respondidas considerando as informações científicas constantes no texto, além de outros conteúdos sobre oceanografia relacionados ao tema do texto científico (ver Anexo VI).
O texto científico será selecionado pela comissão de seleção dentre a literatura corrente e relevante na área da Oceanografia, a qual inclui periódicos tais como Nature, Science, PNAS, dentre outros. Os critérios de avaliação serão: capacidade de síntese e clareza de expressão (40%); adequação e coerência das respostas (60%). A prova será aplicada através do Google Forms.
3.1.1.2 - Durante as provas deverá ser utilizado, unicamente, o formulário elaborado pela Comissão cujo link de acesso será enviado aos candidatos antes do início da prova.
3.1.1.3 - A prova de interpretação científica poderá ser respondida no idioma Inglês pelos candidatos estrangeiros, desde que sua a língua materna não seja o Português.
3.1.2 - Etapa 2 - Defesa do Pré-Projeto de Pesquisa e Avaliação do Curriculum Vitae
3.1.2.1 - Defesa do Pré-Projeto de Pesquisa: O pré-projeto será apresentado pelo candidato à
Comissão de Seleção e Admissão utilizando o Google Meets através de link para uma sala enviado pela Comissão e terá caráter classificatório. A mesma constará de análise do documento pela Comissão e defesa através de videoconferência (conforme item 3.1.2.1.3) pelo candidato, durante sessão de 15 minutos para o mestrado e 20 minutos para o doutorado, da forma que segue:
a) Nível Mestrado: A defesa do Pré-Projeto de Pesquisa terá peso 2 (dois). O candidato será
arguido pela Comissão de Seleção sobre o pré-projeto de pesquisa da sua Dissertação.
b) Nível doutorado: A defesa do Pré-Projeto de Pesquisa terá peso 3 (três). O candidato fará o
pré projeto de pesquisa de sua Tese e será arguido pela Comissão de Seleção sobre o mesmo. O
candidato fará uma apresentação oral (10 minutos) do pré-projeto de pesquisa de sua Tese e logo
após será arguido pela Comissão de Seleção sobre o mesmo.
3.1.2.1.1 - São critérios para a defesa do pré-projeto: a) contextualização teórico-metodológica dos
tópicos envolvidos, demonstrando capacidade do uso do vernáculo, clareza e consistência para atingir seus objetivos (25%); b) pertinência da bibliografia quanto ao objeto, justificativa e problematização (15%); c) consistência da pesquisa proposta, demonstração de conhecimento dos autores principais da área bem como dos debates atuais (20%); d) demonstração de autonomia intelectual e pensamento crítico (20%); g) viabilidade econômica e exequibilidade do projeto (20%);
3.1.2.1.2 - O depósito do pré-projeto perante a Comissão de Seleção será de responsabilidade
exclusiva do candidato no ato da inscrição. É permitido ao candidato contatar um docente habilitado do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da UFPE para acompanhá-lo na elaboração do Pré-Projeto de Pesquisa. O pré-projeto deverá conter no máximo 4 páginas, excluindo-se a capa, nas seguintes especificações obrigatórias: - Formato A4, margens superior 1,5cm; inferior 2,5cm; esquerda e direita 2,0cm; - Parágrafos com espaçamento: 0pt (antes), 6pt (depois) e simples entre linhas; -Títulos e subtítulos: Arial 12, negrito, alinhamento à esquerda; - Corpo do texto: Arial 10, não negrito, alinhamento justificado. Os seguintes itens mínimos devem estar claramente destacados: - Título; -Introdução; - Objetivos (geral e específicos); - Metodologia; - Resultados esperados; - Viabilidade da proposta; - Cronograma de trabalho (24 meses para o curso de Mestrado e 48 meses para o curso de Doutorado); - Referências bibliográficas. Para garantir a imparcialidade na avaliação do documento, o mesmo não pode identificar o futuro orientador (ou orientadores) ou o professor contatado para a elaboração do mesmo. A identificação do(s) futuro(s) orientador(es) acarretará na eliminação do candidato.
3.1.2.2 - Avaliação do Curriculum vitae: A avaliação do Curriculum vitae, com peso 2 (dois) para o
Mestrado e peso 2,5 (dois vírgula cinco) para o Doutorado, é de caráter classificatório.
3.1.2.2.1 Na avaliação do Curriculum vitae para Mestrado (ANEXO IV) será obedecida a seguinte
tabela de pontuação:
1 - TITULAÇÃO:
Pontuação por sub-item | Pontuação Máxima por sub-item | |
Média do Histórico Escolar da Graduação | 3,0 | 3,0 |
Especialização (Lato Sensu) na área do Programa | 2,0 | 2,0 |
Especialização (Lato Sensu) em outras áreas | 0,5 | 1,0 |
NOTA MÁXIMA PARA O ITEM 1 ± TITULAÇÃO | 3,0 |
2 - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
Pontuação por sub-item | Pontuação Máxima por sub-item | |
Professor de ensino fundamental/Professor de ensino médio na área do Programa (por semestre) | 0,25 | 0,5 |
Monitor de disciplina de graduação (por disciplina) | 0,15 | 0,3 |
Professor de terceiro grau na área do Programa (por semestre) | 0,5 | 0,5 |
Professor de terceiro grau de áreas afins (por semestre) | 0,25 | 0,5 |
Profissional na área do Programa ou em áreas afins (pesquisador, fiscal, perito, técnico) (por semestre) | 0,25 | 0,5 |
Consultor efetivado em projetos de pesquisa, ensino e consultoria (por semestre) | 0,25 | 0,5 |
NOTA MÁXIMA PARA O ITEM 2: EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL | 0,5 |
3 - ATIVIDADES DE PESQUISA:
Pontuação sub-item por | Pontuação Máxima sub-item por | |
Estágio voluntário, mínimo 120 horas (por ano) | 0,5 | 1,0 |
Bolsa de Iniciação Científica ou similar (por ano) | 1,0 | 2,5 |
Bolsa de aperfeiçoamento ou similar (por ano) | 1,0 | 2,0 |
Outras atividades relevantes (ex.: orientação de estágios e monografias) (por orientação) | 1,0 | 2,0 |
Participação em projeto de pesquisa aprovado por órgão de fomento (por semestre) | 0,5 | 2,0 |
NOTA MÁXIMA PARA O ITEM 3 ± ATIVIDADES DE PESQUISA | 2,5 |
4 - PRODUÇÃO ACADÊMICA:
Pontuação sub-item por | Pontuação Máxima sub-item por | |
0,2 | 0,6 | |
Apresentação de trabalhos/resumos em congressos profissionais locais/regionais (por trabalho) | 0,3 | 0,9 |
Apresentação de trabalhos/resumos em congressos profissionais | 0,4 | 1,2 |
nacionais (por trabalho) | ||
Publicação de trabalhos completos em anais de congresso nacional (por trabalho) | 0,75 | 1,5 |
Apresentação de trabalhos/resumos em congressos internacionais (por trabalho) | 0,75 | 1,5 |
Publicação de trabalhos completos em anais de congresso internacional (por trabalho) | 1,0 | 2,0 |
Publicação em revista nacional/internacional inclusa no Qualis/CAPES A e B (por trabalho) | 2,5 | 2,5 |
Publicação em revista nacional/internacional não inclusa no Qualis/CAPES ou inclusa no Qualis/CAPES C (por trabalho) | 1,25 | 2,5 |
Publicação de capítulos de livros (por capítulo) | 1,0 | 1,0 |
Autoria de livro (por livro) | 1,25 | 2,5 |
Prêmios científicos (por prêmio) | 1,0 | 1,0 |
NOTA MÁXIMA PARA O ITEM 4 ± PRODUÇÃO ACADÊMICA | 3,0 |
Apresentação de trabalhos/resumos em congressos de estudantes (por trabalho)
5 - ATIVIDADES DE EXTENSÃO:
Pontuação sub-item por | Pontuação Máxima sub-item por | |
Participação em congressos e simpósios (com duração mínima de 2 dias completos) sem apresentação de trabalho (por participação) | 0,1 | 0,5 |
Minicurso (mínimo 12h), como aluno (por minicurso) | 0,25 | 0,5 |
Participação em cursos com média duração (min. 40h) (por curso) | 0,5 | 1,0 |
Palestrante/Monitor em eventos científicos e de extensão locais, minicursos (por evento) | 0,5 | 1,0 |
Participação em atividades de campo (ex.: expedições científicas, embarque) 105h | 1,0 | 1,0 |
Participação em Bancas Examinadoras de conclusão de curso | 1,0 | 1,0 |
Comissão organizadora eventos científicos/extensão (Feiras de Ciências, congressos, etc.) | 1,0 | 1,0 |
Participação em projeto de extensão registrado (por semestre) | 0,5 | 1,0 |
NOTA MÁXIMA PARA O ITEM 5 - ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 1,0 |
3.1.2.2.2 - Na avaliação do Curriculum vitae para Doutorado (ANEXO V) será obedecida à seguinte
tabela de pontuação:
1 - TITULAÇÃO:
Pontuação sub-item por | Pontuação Máxima por sub | |
item | ||
Mestrado na área do Programa e afins | 2,0 | 2,0 |
Mestrado em outras áreas | 1,0 | 1,0 |
Especialização (Lato Sensu) na área do Programa | 1,0 | 1,0 |
Especialização (Lato Sensu) em outras áreas | 0,5 | 0,5 |
NOTA MÁXIMA PARA O ITEM 1 - TITULAÇÃO | 2,0 |
Pontuação sub-item por | Pontuação Máxima sub-item por | |
Professor de ensino fundamental/Professor de ensino médio na área do Programa (por semestre) | 0,5 | 1,0 |
Monitor de disciplina de graduação (por disciplina) | 0,25 | 1,0 |
Estágio docência no ensino superior (por disciplina) | 0,5 | 1,0 |
Professor de terceiro grau na área (por semestre) | 1,0 | 1,0 |
Professor de terceiro grau de áreas afins (por semestre) | 0,5 | 0,5 |
Profissional na área do Programa ou em áreas afins (pesquisador, fiscal, perito, técnico) (por semestre) | 0,5 | 1,0 |
Consultor efetivado em projetos de pesquisa, ensino e consultoria (por semestre) | 0,5 | 1,0 |
NOTA MÁXIMA PARA O ITEM 2 - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL | 1,0 |
Pontuação sub-item por | Pontuação Máxima sub-item por | |
Estágio voluntário, mínimo 120 horas (por ano) | 0,5 | 1,0 |
Bolsa de Iniciação Científica ou similar (por ano) | 1,0 | 2,0 |
Bolsa de aperfeiçoamento ou similar (por ano) | 1,0 | 2,0 |
Outras atividades relevantes (ex.: orientação de estágios e monografias) (por orientação) | 1,0 | 2,0 |
Participação em projeto de pesquisa aprovado por instâncias pertinentes (por semestre) | 1,0 | 2,0 |
NOTA MÁXIMA PARA O ITEM 3 - ATIVIDADES DE PESQUISA | 2,5 |
Pontuação sub-item por | Pontuação Máxima sub-item por | |
Apresentação de trabalhos/resumos em congressos profissionais | 0,25 | 1,0 |
locais/regionais (por trabalho) | ||
Apresentação de trabalhos/resumos em congressos profissionais nacionais (por trabalho) | 0,3 | 1,0 |
Publicação de trabalhos completos em anais de congresso nacional (por trabalho) | 0,5 | 1,0 |
Apresentação de trabalhos/resumos em congressos internacionais (por trabalho) | 0,5 | 1,0 |
Publicação de trabalhos completos em anais de congresso internacional (por trabalho) | 0,75 | 1,5 |
Publicação em revista nacional/internacional inclusa no Qualis/CAPES A ou 2B2+ (por trabalho) | 1,25 | 2,5 |
Publicação em revista nacional/internacional inclusa no Qualis/CAPES B3-5 | 0,75 | 1,5 |
Publicação em revista nacional/internacional inclusa no Qualis/CAPES C- (por trabalho) | 0.3 | 0.6 |
Publicação de capítulos de livros (por capítulo) | 1,0 | 2,0 |
Autoria de livro (por livro) | 1,25 | 2,5 |
Prêmios científicos (por prêmio) | 1,0 | 2,0 |
NOTA MÁXIMA PARA O ITEM 4 - PRODUÇÃO ACADÊMICA | 3,0 |
Pontuação sub-item por | Pontuação Máxima sub-item por | |
Participação em congressos e simpósios (com duração mínima de 2 dias completos) sem apresentação de trabalho (por participação) | 0,1 | 0,5 |
Minicurso (mínimo 12h), como aluno (por minicurso) | 0,25 | 0,5 |
Participação em cursos com média duração (min. 40h) (por curso) | 0,5 | 1,0 |
Palestrante/Monitor em eventos científicos e de extensão locais, minicursos (por evento) | 0,5 | 1,0 |
Participação em atividades de campo (ex.: expedições científicas, embarque) 105h | 1,0 | 1,0 |
Participação em Bancas Examinadoras de conclusão de curso | 1,0 | 1,0 |
Comissão organizadora eventos científicos/extensão (Feiras de Ciências, congressos, etc.) | 1,0 | 1,0 |
Participação em projeto de extensão registrado (por semestre) | 0,5 | 1,0 |
NOTA MÁXIMA PARA O ITEM 5 - ATIVIDADES DE EXTENSÃO | 1,5 |
4. RESULTADO:
4.1 - O resultado do Processo Seletivo será expresso pela média ponderada das notas atribuídas a
cada uma das etapas do concurso, sendo os candidatos classificados em ordem decrescente pelas notas obtidas. Serão considerados habilitados candidatos que obtiverem nota geral igual ou superior a 7,00 (sete vírgula zero), sendo obedecido o número de vagas deste Edital.
4.2 - Eventuais empates serão resolvidos, sucessivamente, pela maior nota na prova de Interpretação Científica, na defesa do pré-projeto de pesquisa e na avaliação do Curriculum vitae.
4.3 - A divulgação do resultado final ocorrerá em publicação do Boletim Oficial da Universidade,
disponibilizado no site https://www.ufpe.br/ppgo e enviado por e-mail aos candidatos.
5. RECURSOS:
5.1 - Dos resultados de cada uma das etapas do processo seletivo caberá recurso (formulário no
link https://forms.gle/QMKhqEYDPm2g8UtU6), de nulidade ou de recontagem, devidamente
fundamentado, para o Colegiado do Programa, no prazo de até três dias de sua divulgação. É facultado ao requerente, mediante solicitação por escrito, fazer vistas do espelho de correção da avaliação escrita (prova de interpretação científica).
5.2 - Na hipótese de o recurso não ser decidido antes da Etapa subsequente, fica assegurado ao
recorrente dela participar, sob condição.
6. VAGAS, CLASSIFICAÇÃO E BOLSAS:
6.1 - São ofertadas 15 vagas para o Curso de Mestrado e 12 para o Curso de Doutorado para
qualquer linha de pesquisa do programa. As vagas serão preenchidas por candidatos aprovados e
classificados, obedecidos o número de vagas e a classificação do resultado da seleção ordinária
realizada anteriormente. Havendo desistência de candidato aprovado/classificado até a data de
encerramento da matrícula, será convocado o candidato aprovado e não classificado, obedecida a
ordem de classificação. 6.2 - Do total de vagas ofertadas em cada curso, 30% serão destinadas a
candidatos(as) autodeclarados(as) ou oriundos(as) da população negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transexuais, transgêneros e travestis), segundo a Resolução CEPE/UFPE Nº17/2021, o que corresponde a 05 (cinco) vagas para Mestrado e 04 (quatro) para Doutorado, sendo uma das vagas reservada, obrigatoriamente, para pessoas com deficiência em ambos os níveis.
6.3 - Cumprindo o disposto na resolução nº 1/2011-CCEPE, será oferecida 1 (uma) vaga adicional
às fixadas no item 6.8 para os servidores ativos e permanentes da UFPE (técnico-administrativos e
docentes), desde que aprovado e classificado no processo de seleção.
6.4 - Para concorrer às vagas no sistema de ações afirmativas mencionadas no item 6.2, os(as)
candidatos(as) deverão enviar, junto à inscrição, a documentação comprovando sua condição perante as ações afirmativas, em conformidade com a Resolução CEPE/UFPE Nº 17/2021.
6.4.1 - É obrigatório no momento da inscrição a apresentação do termo de autodeclaração devidamente assinado, conforme ANEXO VII, bem como apresentação de documento comprobatório conforme especificado abaixo:
a) As pessoas com deficiência deverão também apresentar laudo emitido por um médico
especialista na área da deficiência alegada pelo(a) candidato(a) comprovando a deficiência;
b) As pessoas com deficiência auditiva ou visual deverão apresentar os seguintes documentos: I -
exame de audiometria para candidatos com deficiência auditiva, realizado nos últimos 6 (seis) meses e parecer específico com restrições e/ou recomendações; II - exame oftalmológico em que constem a acuidade visual, realizado nos últimos 6 (seis) meses e parecer específico com restrições e/ou recomendações;
c) Os(as) candidatos(as) indígenas também deverão apresentar a cópia de uma Declaração pessoal
de pertencimento emitida pelo povo indígena assinada por liderança local, ou por líderes de grupo e/ou associações de indígenas quando se tratar de candidatos(as) em contexto urbano;
d) Os(as) candidatos(as) ciganos(as) e quilombolas deverão apresentar também declaração de
pertencimento assinada por liderança local;
e) As pessoas autodeclaradas negras, após o processo de seleção, passarão obrigatoriamente pela
comissão de heteroidentificação da UFPE utilizando exclusivamente o critério fenotípico para a
aferição da condição declarada pelo(a) candidato(a).
6.5 - Em caso de desistência de candidato(a) aprovado para as vagas de ações afirmativas, a mesma será preenchida pelo(a) candidato(a) posteriormente classificado(a) e aprovado(a), dentre os que concorreram pelo sistema de ações afirmativas.
6.6 - Caso as vagas mencionadas no item 6.2 não sejam ocupadas, poderão ser remanejadas para
candidatos(as) da ampla concorrência, a critério do colegiado do PPGO, considerando-se a ordem de classificação no processo seletivo e as temáticas de pesquisa.
6.7 - Os(as) candidatos(as) deverão expressar no ato da inscrição sua decisão sobre a abdicação da
vaga em ações afirmativas, em caso de aprovação também na ampla concorrência. Uma vez que os(as) candidatos(as) que tenham se inscrito nas vagas de ações afirmativas, e que também sejam
aprovados(as) na ampla concorrência, poderão ser matriculados(as) na vaga de ampla concorrência, permitindo assim que outros(as) candidatos(as) inscritos(as) nas vagas de ações afirmativas, se aprovados(as) no processo seletivo, ocupem as vagas de ações afirmativas.
6.8 - Nos termos da Resolução 01/2011 do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão
são asseguradas 3 vagas institucionais, adicionais às previstas em 6.1, sendo 2 para o Curso de
Mestrado, e 1 para o Curso de Doutorado, para candidatos aprovados, desde que servidores ativos dos quadros permanentes da UFPE.
6.9 - As bolsas de estudos oferecidas pelos órgãos de fomento serão distribuídas pela Comissão de
Bolsas do PPGO, após as matrículas, seguindo o critério de ordem de classificação e o número de
bolsas disponíveis, não estando garantida a concessão de bolsas aos selecionados.
6.10 - Os candidatos selecionados através deste processo seletivo poderão ter acesso a recursos e
atividades disponibilizados pelo Programa de Formação de Recursos Humanos PRH-38.1 "Análise de Riscos e Modelagem Ambiental na Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás" em nível de Mestrado e Doutorado. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail prh38.1@ceerma.org.
7. DISPOSIÇÕES GERAIS:
7.1 - Informações:
Programa de Pós-Graduação em Oceanografia-PPGO
Página na web: https://www.ufpe.br/ppgo
Email: ppgo.coord@ufpe.br
7.2 - Os candidatos somente terão acesso ao link para os formulários das provas através de senha
eletrônica a ser gerada pela Comissão, sendo desclassificados do concurso os que faltarem a
quaisquer das Etapas ou não obedecerem aos horários estabelecidos.
7.3 - Será garantida a não identificação dos candidatos na prova de Prova de Interpretação Científica no momento de correção da mesma.
7.4 - As notas atribuídas aos candidatos, nas diversas etapas do Processo Seletivo, serão fundamentadas por cada membro da Comissão de Seleção e Admissão.
7.5 - É consagrada a nota 7,00 (sete inteiros com duas casas decimais) como nota mínima para
aprovação nas Etapas de caráter eliminatório.
7.6 - Na ocorrência de grande número de candidatos, a Avaliação do Pré-projeto de Pesquisa (parte da Etapa 2) poderá se realizar em dias sucessivos.
7.7 - Este edital será publicado no Boletim Oficial da UFPE, disponibilizado na Secretaria e no site do Programa e no https://www.ufpe.br/ppgo.
7.8 - A realização da inscrição implica em irrestrita submissão do candidato ao presente edital;
7.9 - A Comissão de Seleção e Admissão decidirá os casos omissos.
Recife, 17 de novembro de 2021.
Pedro Augusto Mendes de Castro Melo
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia - UFPE
OBSERVAÇÃO: para verificar os modelos de documentos em anexo, por favor ir até os destaques, que o arquivo será colocado lá em PDF para facilitar o acesso.
Portal SIGAA
Portal SIGAA
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Destaques Destaques
Eventos Eventos
Áreas de concentração:
- Oceanografia Abiótica
- Oceanografia Biológica
Linhas de pesquisa:
- Oceanografia Química em Águas Costeiras, Oceânicas e Estuarinas.
Área de concentração: Oceanografia Abiótica
Descrição: Esta linha se dedica ao estudo das variáveis químicas dos ecossistemas marinhos e costeiros e suas interações com processos físicos e biológicos.
- Oceanografia Física em Águas Costeiras, Oceânicas e Estuarinas.
Área de concentração: Oceanografia Abiótica
Descrição: Caracterização e distribuição de propriedades físicas e processos físico-oceanográficos em áreas estuarinas, costeiras e oceânicas. Modelagem numérica de processos físicos-oceanográficos.
- Oceanografia geológica em Áreas Estuarinas, Costeiras e Oceânicas
Área de concentração: Oceanografia Abiótica
Descrição: Esta linha se dedica ao estudo geológico, geomorfológico e geofísico de ambientes marinhos e costeiros.
- Poluição Marinha
Área de concentração: Oceanografia Abiótica
Descrição: Estudos dos poluentes tais como: metais pesados, dispersão de poluentes, poluentes orgânicos, etc. em áreas costeiras. Estudos de toxicidade ou efeitos destes poluentes sobre a biota.
- Fitoplâncton em Águas Estuarinas, Costeiras e Oceânicas
Área de concentração: Oceanografia Biológica
Descrição: Ecologia e sistemática dos organismos fitoplanctônicos; organismos bioindicadores; produção fitoplanctônica nos ambientes costeiros e oceânicos.
- Zooplâncton em Águas Estuarinas, Costeiras e Oceânicas
Área de concentração: Oceanografia Biológica
Descrição: Ecologia e sistemática dos organismos zooplanctônicos, seus padrões de dispersão e suas interações com outros elos da teia alimentar marinha.
- Nécton em Águas Estuarinas, Costeiras e Oceânicas
Área de concentração: Oceanografia Biológica
Descrição: Esta linha se dedica ao estudo da sistemática, ecologia e dinâmica populacional de peixes estuarinos, recifais e oceânicos. São ainda realizados estudos com mamíferos marinhos, mais especialmente o Peixe-boi Marinho.
- Bentos em Águas Estuarinas, Costeiras e Oceânicas.
Área de concentração: Oceanografia Biológica
Descrição: Sistemática e ecologia dos diversos grupos de organismos bentônicos, estudos de dinâmica populacional destes organismos. São realizados estudos com crustáceos, poríferos, moluscos da macrofauna e copépodos e nematódeos da meiofauna.
- Maricultura
Área de concentração: Oceanografia Biológica
Descrição: Cultivo de peixes, moluscos, crustáceos, organismos zooplanctônicos e microalgas marinhas e estuarinas.
- Gestão Ambiental
Área de concentração: Oceanografia Biológica
Descrição: Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos projetos integrados que estudam de forma interdisciplinar os ambientes costeiros e oceânicos, levando em conta os aspectos sociais, econômicos além dos ambientais.
*Clique aqui para conhecer os projetos vinculados às linhas de pesquisa.
Centro de Tecnologia e Geociências
Departamento de OceanografiaAv. da Arquitetura, s/n - Cidade Universitária, Recife - PE, 50740-550