Ontologia e Linguagem
A linha de pesquisa se organiza em torno de problemas da filosofia teorica, pertencentes ao campo da ontologia (a problematica das categorias, a ontologia da natureza, o problema mente-corpo) e da filosofia da linguagem (teorias do significado, pragmatica linguistica, pressupostos ontologicos do discurso significativo). As questoes especificas que congregam os docentes vinculados a esta linha de pesquisa abrangem desde a problematica cosmologica e a ontologia da natureza (em especial o tema da perfeicao do cosmos na filosofia crista); problemas relativos a filosofia da religiao (principalmente o problema do mal e o estatuto dos milagres); o debate contemporaneo a respeito da ontologia da mente (envolvendo perspectivas alternativas ao dualismo e ao fisicalismo tradicionalmente entendidos); os ogos de linguagem e o uso de predicados morais; a relacao entre linguagem e ser no pensamento antigo; bem como a aplicacao do pensamento conceitual na construcao do conhecimento de objetos espaco-temporais (enfocando o pensamento de Kant). A linha de pesquisa permitira tambem o desenvolvimento de investigacoes em torno da possivel articulacao entre ontologia e filosofia da linguagem, problematizando os pressupostos semanticos que condicionam a pretensao de descricao das estruturas ontologicas e examinando os possiveis compromissos ontologicos presentes no discurso e sistemas linguisticos.
Ética e Filosofia Política
Essa Linha de Pesquisa tem um duplo propósito. Em primeiro lugar tenta investigar a forma pela qual os homens se comportam em determinado momento histórico, criando um código de conduta que passa a ser adotado pelos indivíduos em sociedade. Procura, então, estudar seus fundamentos e sua trajetória na história, particularmente nas eras moderna e contemporânea. Em segundo lugar, procura articular o elemento ético com a filosofia política, através da reflexão crítica sobre temas que inquietam o homem diante dos problemas levantados pela sua inserção no mundo. Serão trabalhados, nesta linha, temas como o comportamento ético dos indivíduos, bioética, ecofilosofia, o impacto da tecnociência nos indivíduos e na sociedade, contratualismo, poder, liberalismo, praxis, e pós-modernidade.
Fenomenologia e Hermenêutica
A linha de pesquisa visa a desenvolver investigacoes cientificas tematicas em torno das diversas filosofias fenomenologicas e das filosofias hermeneuticas, assim como explora as possibilidades de questionamento filosofico abertas pela relativamente recente fusao de ambas escolas do pensamento contemporaneo, realizando estudos historicos e sistematicos das obras legadas pelos principais representantes dessas correntes, atentando para suas convergencias e divergencias fundamentais. O repertorio de questionamentos articulados em bases puramente fenomenologicas, hermeneuticas e fenomenologico-hermeneuticas, os quais motivam concretamente as pesquisas dos professores integrantes da presente linha, abrange desde o redimensionamento da antropologia filosofica em bases ontologico-existenciais e o questionamento fenomenologico da constituicao da alteridade, intersubjetividade e suas implicacoes no campo etico e antropologico, passando pela investigacao do lugar da 'natureza' e da 'corporeidade' no interior da articulacao conceitual e desenvolvimento da fenomenologia transcendental e da filosofia hermeneutica, assim como a relacao intima entre estas fenomenologias e hermeneutica filosofica e a psicologia, tanto no sentido de delimitar seu campo de atuacao diante da psicologia empirica, quanto no sentido de fornecer uma fundamentacao filosofica adequada para essa ciencia particular, explorando e promovendo, dessa maneira, aquela conhecida capacidade da filosofia para estabelecer uma relacao produtiva com as demais esferas do saber cientifico que conquistaram, em suas necessarias especializacoes, relativa autonomia.
Filosofia Analítica
É uma abordagem que privilegia a análise lógico-lingüística (ou conceitual) dos problemas que a tradição identifica claramente como "filosóficos". Por isso, um estudo da Lógica e da Filosofia da Linguagem nesta linha é considerado como propedêutica para desenvolver e produzir novos conhecimentos em qualquer outra área tradicional da Filosofia (Ética, Teoria do conhecimento, Estética, Metafísica, etc.). Esta linha, portanto, tem como enfoque a Lógica e a Filosofia da Linguagem (que, atualmente, não pensa independentemente das concepções da ação e da mente).
Filosofia Prática
Esta linha de pesquisa reúne as dimensões ética e política do agir humano, tanto individual como coletivo, agrupando pesquisadores da região aptos a apresentar, historicamente ou tematicamente, as grandes doutrinas da Ética e da Filosofia Política.
Metafísica
Esta linha de pesquisa pretende elucidar e discutir as questões metafísicas oferecidas pela tradição ocidental, notadamente, as referentes ao problema do ser, dos primeiros princípios, do ente supremo, etc. Considera, também, as transformações que a Metafísica sofre na modernidade como ciência das características ou predicados gerais do que existe (Ontologia), por um lado, e como uma série de novos e velhos problemas de Cosmologia, Teologia e Pneumática (Teoria da Alma), reunindo-se sob a rubrica da Metafísica especial.
Vislumbra, ainda, certos esforços sistemáticos de caráter positivo aportados pelo pensamento contemporâneo que reconstrói ou reformula teses da Metafísica tradicional, bem como toda a gama de críticas que a Metafísica recebe a partir de Kant, incluindo Nietzsche, Husserl, Hartmann, Heidegger e os vários encaminhamentos anti-metafísicos da Epistemologia hodierna.