Intercâmbio Intercâmbio

 

                                                  

A professora Patrícia Smith Cavalcante Líder do Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação - GENTE/ CNPq da Universidade Federal de Pernambuco tem parceria com a professora Neuza Sofia Pedro da ULISBOA Instituto de Educação da Universidade de Lisboa Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Technology Enhanced Learning @ Future Teacher Education Lab. Essa parceria vem proporcionando visitas técnicas dos professores e alunos dos grupos de pesquisa envolvidos, estágio da professora Patrícia Cavalcante no FTE-LAB - Future Teacher Education Lab e E-Learning Lab da ULISBOA, palestra no Edumatec da professora Neuza Pedro, pós-doc de ex- doutorando do Edumatec nos laboratórios da ULISBOA e participação em bancas de doutorado.

 

 

Os professores Gilda Guimarães e José Ivanildo de Carvalho da Universidade Federal de Pernambuco/Brasil, coordenadores do GREF – Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental desenvolvem em conjunto com a professora Izabella Oliveira da Université Laval em Quebec/Canadá um projeto de pesquisa intitulado “Investigações sobre o ensino e aprendizagem da estatística e probabilidade no Ensino Fundamental”. A partir dele já foram publicados artigos em revistas nacionais e internacionais, apresentações em eventos científicos, doutorado sanduiche de brasileira no Canadá com bolsa da Capes, participação de bancas de mestrado e doutorado, orientações conjuntas, entre outras atividades.

 

 

 

Os professores Carlos Monteiro e Liliane Carvalho da Universidade Federal de Pernambuco/Brasil, coordenadores do GPEMCE – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo e do GPEME – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística desenvolvem atividades de investigação com a colaboradora internacional, Professor Theodosia Prodromouda Universityof New England Austrália,desde 2015. Entre as atividades de cooperação acadêmica desenvolvidas, destacamos: discussão de dados de pesquisa, publicações de capítulos de livros internacionais,submissão deprojetos em agências nacionais e internacionais de fomento à pesquisa.

Professors Carlos Monteiro and Liliane Carvalho of the Federal University of Pernambuco/ Brazil, coordinators of the GPEMCE - Research Group on Mathematics Education in the Contexts of Field Education, and GPEME - Research Group on Mathematics and Statistics Education develop academic activities with international collaborator, Professor Theodosia Prodromou at the University of New England, Australia, since 2015. Among the academic cooperation activities, we highlight discussion of research data, publication of international book chapters, submission of projects to national and international research support agencies.

 

Os professores Carlos Monteiro e Liliane Carvalho da Universidade Federal de Pernambuco / Brasil, coordenadores do GPEMCE - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação de Campo, e GPEME - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística desenvolvem atividades acadêmicas com a colaboradora internacional, professora Carolina Carvalho do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal,desde 2006. Entre as atividades de cooperação acadêmica, destacamos o desenvolvimento de projetos de pesquisa, discussão de dados de pesquisa, participação em bancas de mestrado e doutorado em programas dos dois países, publicação de artigos em periódicos internacionais, apresentação e publicação em anais de conferências internacionais, capítulos de livros, submissão de projetos às agências nacionais e internacionais de apoio à pesquisa. Carlos Monteiro realizou Estágio Pós-Doutoral entre 2014 e 2015financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES), a Professora Liliane Carvalho atualmente realiza sua licença capacitação, ambos projetos realizados em colaboração com Professora Carolina Carvalho.

 

Professors Carlos Monteiro and Liliane Carvalho of the Federal University of Pernambuco / Brazil, coordinators of GPEMCE - Research Group on Mathematics Education in the Contexts of Field Education, and GPEME - Research Group on Mathematicsand Statistics Education develop academic activities with international collaborator Professor Carolina Carvalho from the Institute of Education at the University of Lisbon, Portugal, since 2006. Among the academic cooperation activities, we highlight the development of research projects, discussion of research data, participation in master's and doctoral boards in both countries, publication of articles in international journals, presentation and publication in annals of international conferences, book chapters, submission of projects to national and international research support agencies. Carlos Monteiro held a Post-Doctoral Internship between 2014 and 2015 financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - Brazil (CAPES), Professor Liliane Carvalho is currently carrying out her training license, both projects carried out the Institute of Education at the University of Lisbonin collaboration with Professor Carolina Carvalho.

 

Os professores Carlos Monteiro e Liliane Carvalho da Universidade Federal de Pernambuco / Brasil, coordenadores do GPEMCE - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação de Campo, e GPEME - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística, desenvolvem - desde 2006 - atividades acadêmicas com colaboradora internacional, professora Dra. Karen François, diretora do Centro de Lógica e Filosofia da Ciência (CLPS) da Vrije Universiteit Brussels (VUB), Bélgica. Os principais tópicos de pesquisa são Educação Estatística e letramento emBig Data. Entre as atividades de cooperação acadêmica, destacamos o desenvolvimento de projetos de pesquisa, discussão de dados de pesquisa, visitas técnicas de curto e longo prazo nos dois países, publicação de artigos de periódicos internacionais, apresentação em conferências internacionais e publicação nos respectivos anais, publicação de capítulos de livros, submissão de projetos a agências nacionais e internacionais de apoio à pesquisa. Carlos Monteiro é atualmente professor visitante da VUB, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - código financeiro 88881.337562 / 2019-01.

Professors Carlos Monteiro and Liliane Carvalho of the Federal University of Pernambuco / Brazil, coordinators of the GPEMCE - Research Group on Mathematics Education in the Contexts of Field Education, and GPEME - Research Group on Mathematicsand Statistics Education develop - since 2006 - academic activities with international collaborator,Professor Dr.KarenFrançois, director of the Center for Logic and Philosophy of Science (CLPS)at Vrije Universiteit Brussels (VUB), Belgium. Main research topics are statistics education and big data literacy.Among the academic cooperation activities, we highlightthe development of research projects, discussion of research data, short and long term technical visits in both countries,publication of international journal articles, presentation at international conferences and publication in respective proceedings, publication of book chapters, submission of projects to national and international research support agencies.Prof. Carlos Monteirois a current visiting professor at VUBfinanced by theCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance code 88881.337562/2019-01

 

O grupo de pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais MDMI/ CNPq da Universidade Federal de Pernambuco, liderado pela professora Ana Beatriz Gomes Carvalho e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco, vem realizando ações de parceria acadêmica com o grupo de pesquisa Mídias Digitais e Educação - DIMEb do departamento de Matemática e Ciências da Computação da Universität Bremen, Alemanha, desde 2017. Com a visita da Dra. Iris Bockermann ao Edumatec em 2018, foi assinado um acordo de cooperação entre as duas universidades para o desenvolvimento de pesquisas e parcerias em projetos relacionados com tecnologia, cultura maker e Educação.

As professoras Iranete Maria da Silva Lima, líder do Grupo Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE) e coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo (NUPEFEC), e Verônica Gitirana Gomes Ferreira, coordenadora do Grupo de Estudos em Recurso para a Educação (GERE), trabalham em parceria com o Prof. Dr. Luc Trouche, professor emérito do Institut Français de l’Education (IFE) e com os professores Ole Skovsmose e Miram Penteado Godoy da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus Rio Claro). Entre as atividades de cooperação acadêmica destaca-se o desenvolvimento do projeto de pesquisa, no quadro da Chamada Universal 2018 do CNPq, sobre o sistema de documentação de professores que ensinam matemática em escolas do campo no Brasil, do qual participam outros professores da UFPE, mestrandos e doutorandos do EDUMATEC. Um estágio pós-doutoral também está em curso nessa cooperação. 

 

 

A professora Maria Auxiliadora Soares Padilha Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Prática – Educação, Metodologias e Tecnologias - EDUCAT/ CNPq da Universidade Federal de Pernambuco tem parcerias com a Teachers College, na Columbia University, dos EUA, através da professora Mariana Souto-Manning  que é Co-diretora fundadora da Center for Innovation in Teacher Educationand Development, Diretora do Doctoral Program in Curriculum &Teaching, Diretora da Early Childhood Education and Early Childhood Special Education Programs. A parceria envolve um projeto de pesquisa colaborativo, com financiamento da Fundação Lemann, participação em produção de livros e artigos em periódicos e também co-orientação de dissertações de mestrado e doutorado. As temáticas desenvolvidas estão relacionadas à engajamento docente, metodologias ativas e metodologias de pesquisa educacional.

A professora Maria Auxiliadora Soares Padilha Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Prática – Educação, Metodologias e Tecnologias - EDUCAT/ CNPq tem parceria com o professor Luiz André dos Santos Gomes da Faculdade de Psicologia e Pedagogia da Universidade Ludwig Maximilians, Munique, Alemanha, coordenador ERASMUS envolvendo a produção de um projeto de pesquisa e intervenção sobre Formação de professores a distância para Educação Inclusiva.

A professora Maria Auxiliadora Soares Padilha Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Prática – Educação, Metodologias e Tecnologias - EDUCAT/ CNPq tem parceria com o professor Miguel Angel Zabalza da  Universidade de Santiago de Compostela, Galícia, Espanha, envolvendo a co-orientação conjunta de alunos do Programa de Pós-Graduação Inovación e Equidade Educativa, da Universidade de Santiago de Compostela e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, da UFPE, visitas técnicas, estâncias de estudo e doutorado sanduiche em ambas universidades e pesquisas em conjunto. As temáticas versam sobre Coreografias Didáticas e Institucionais, Docência Universitária, Engajamento Estudantil.

A professora Maria Auxiliadora Soares Padilha Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Prática – Educação, Metodologias e Tecnologias - EDUCAT/ CNPq tem parceria a professora Daniela Melaré Vieira Barros, do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta de Portugal. Diversas atividades têm sido promovidas através desta parceria como a supervisão, em conjunto, de estudantes de doutoramento, produção de artigos para congressos e livros, visitas técnicas para mestrandos e doutorandos nas dependências da Universidade Aberta de Portugal, em Lisboa e participação em bancas de alunos pós-graduação, envolvendo as temáticas de Educação a Distância, Didática do Assíncrono, Coreografias Didáticas online e Estilos de Aprendizagem do Virtual.

 

 

O professor Marcos Alexandre de Melo Barros, líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Prática – Educação, Metodologias e Tecnologias - EDUCAT (UFPE/CNPQ), tem parceria com a professora associada Cristina Maria Coimbra Vieira, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, na Universidade de Coimbra (Portugal).  A professora é pesquisadora do Grupo de Políticas e Organizações Educativas Educacionais (GRUPOEDE) e do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD). Diversas atividades têm sido promovidas através desta parceria como a supervisão, em conjunto, de estudantes de doutoramento, produção de artigos para congressos e livros editados pela Universidade de Coimbra, realização de pós-doutoramento, visitas técnicas para mestrandos e doutorandos nas dependências da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e participação em bancas de alunos pós-graduação.

O professor Marcos Alexandre de Melo Barros, líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Prática – Educação, Metodologias e Tecnologias - EDUCAT (UFPE/CNPQ), tem parceria com os professores Antônio M. Rochette Cordeiro e Luiz Alcoforado, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra (Portugal). Através desta parceria, estamos fazendo parte da Rede Territórios Inteligentes Sustentáveis e Socioambientais (Rede Tisse), que visa construir ações interdisciplinares tendo a educação como base. Nossa participação tem se dado através do projeto Territórios Inteligentes na cidade de Feira Nova (PE), com o desenvolvimento de protocolos e eventos com pesquisadores do CEIS20 na cidade e a socialização de experiências dos nossos pós-graduandos em Coimbra, envolvendo a inserção das Tecnologias e das Metodologias Ativas nos Territórios Inteligentes.

O professor Marcos Alexandre de Melo Barros, líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Prática – Educação, Metodologias e Tecnologias - EDUCAT (UFPE/CNPQ), tem parceria com o professor John Traxler da Faculty of Education, Health and Wellbeing, da Universidade de Wolverhampton, no Reino Unido. John Traxer foi considerado o primeiro professor de Mobile Learning do mundo e tem desenvolvido conosco parcerias em projetos com o British Council, produção de artigos para periódicos e congressos, participação nos comitês da Revista Educat e no Congresso Online Internacional Educat, assim como articulação para desenvolvimento de projetos envolvendo a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade de Wolverhampton.

 

 

DOUTRADO SANDUÍCHE – PDSE

NOME

PAÍS/ UNIVERSIDADE

PERÍODO

Maria Betânia Evangelista da Silva

Université Laval - Canadá

11/2019 a 08/2020

Rita de Cassia Batista da Silva

Universidade de Lisboa – Portugal

10/2019 a 04/2020

Michaelle Renata Moraes de Santana

Universidade do Minho - Portugal

12/2018 a 05/2019

Aluska Dias Ramos de Macedo

Universidade de Copenhague - Dinamarca

10/2018 a 03/2019

Cristiane Lucia da Silva

Universidade de Santiago de Compostela - Espanha

10/2018 a 03/2019

Gustavo Sergio de Godoy Magalhães

Universidade de Santiago de Compostela - Espanha

 09/2018 a 03/2019

Cristiane de Arimatéa Rocha

Universidad de Granada - Espanha

01/2017 a 07/2017

Ana Paula Lima

Universidade de Lisboa -  Portugal

10/2017 a 01/2018

Rosilangela Maria de Lucena Scanaoni Couto

L'Institut Français de l'Éducation - Ecole Normale Supérieure de Lyon - França

10/2017 a 01/2018

Lúcia de Fátima Durão Ferreira 

L'Université Montpellier II - França

09/2017 a 12/2017

Aldinete Silvino de Lima

Lisboa - Portugal

Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

04/2017 a 07/2017

Renata Kelly de Souza Araujo

Universidade aberta do Brasil/Lisboa

04/2017 a 07/2017

Dagmar Heil Pocrifka

Universidade de Bremen -  Alemanha

10/2016 a 07/2017