Pesquisa
Pesquisa
A produção científica da Universidade Federal de Pernambuco é considerada uma das melhores do Brasil.
Em sintonia com as novas tendências, a UFPE vem firmando parcerias, integrando a pesquisa com o ensino e buscando recursos junto a agências de fomento com intuito de gerar conhecimento e empregar os resultados das pesquisas desenvolvidas na sociedade.
Nos últimos anos, a produção científica da UFPE ganhou mais destaque graças aos investimentos que foram realizados para a aprovação de projetos junto, principalmente, à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Ministério da Educação), através de editais específicos de apoio à infraestrutura e e aquisição de equipamentos.
O desenvolvimento das pesquisas também foi reforçado com a implementação de uma nova política de editais, publicados pela UFPE via Propesq, ainda mais transparente e democrática.
-
Editais
Os editais de pesquisa da UFPE foram criados para atender às diversas demandas da Universidade. Cada edital é responsável por destinar recursos para finalidades específicas.
As avaliações dos pedidos encaminhados à Propesq são realizadas por comissões, compostas, inclusive, por especialistas externos à UFPE. O objetivo é dotar o processo com o máximo de transparência e democracia. -
Iniciação Científica
A Iniciação Cientifica é uma modalidade de pesquisa em que os alunos da graduação e do ensino médio são iniciados na prática científica e estimulados a participar de projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade, sob a orientação de um professor, como bolsistas ou como voluntários - por meio do apoio, principalmente, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Através dela, o estudante tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e de obter uma formação mais completa, preparando-se para a docência e para a pós-graduação.