Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP)
Publicações
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SOBRE O LIVRO: Esta obra, composta por textos submetidos e apresentados durante o VI ENCONTRO REGIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA, que ocorreu no período de 27 a 30 de novembro de 2023 na Universidade Federal de Pernambuco, lança no cenário das pesquisas, práticas e formação em Geografia contribuições para construir estes roteiros personalizados e balizados pelas múltiplas temáticas que compõem as trajetórias dos sujeitos geográficos no mundo contemporâneo. Desejamos que a leitura deste livro inspire novas concepções e movimente a Geografia em sua multiplicidade teórico-metodológica diante do mundo que estamos a construir.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Geografias que ensinam e aproximam
Reflexões a partir do Projeto de Extensão: Pesquisa Investivativa e Formação Continuada de Professores em Movimentos de Extensão
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ANAIS DO VI ENCONTRO REGIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA
27 a 30 de novembro de 2023
Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Federal de Pernambuco
Apoio: FACEPE, CAPES e CNPQ
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EDIÇÕES LEGEP/UFPE
ISBN: 978-65-00-01704-5
SOBRE O LIVRO: Este livro divulga uma pesquisa replicada em uma IFES na área de Geografia que, de modo mais geral, está situado no tema da docência universitária. De modo mais particular, situa-se no processo de formação e mobilização de saberes e do trabalho desenvolvidos pelos profissionais do curso de Geografia sem formação pedagógica, com ênfase na pessoa do professor, seu percurso profissional e sua capacidade de refletir sobre sua própria prática docente.
ISBN: 978-65-00-06966-2
SOBRE O LIVRO: A Coletânea “Ensino de Geografia e Diálogos Multirreferenciais” expressa de maneira leve algumas das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP) e agrega a participação situada e reflexiva de seus colaboradores e amigos. As discussões são produtos de debates no Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
ISSN: 978-65-00-27067-9
Sobre o Livro: A Coletânea “Olhares reflexivos para o ensino de Geografia – Educação e Pesquisa Geográfica em foco” organizada pelos professores Francisco Kennedy Silva dos Santos e Priscylla Karoline de Menezes expressa de forma situada e reflexiva algumas das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Ensino de Geografia eProfissionalização Docente (LEGEP) pelos seus colaboradores em nível de Graduação e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado). As discussões são produtos de investigações no âmbito do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia e Construção de Conceitos Geográficos (GEOCONCEITOS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Sobre o Livro: A Coletânea “Ensaios em Ensino de Geografia: Experiências e Convergências” organizada pelo professor Francisco Kennedy Silva dos Santos expressa de forma situada e reflexiva um conjunto de ensaios que foram construídos a partir das experiências dos colaboradores – estudantes e pesquisadores, desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP). As discussões são produtos de debates no âmbito do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI); do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia e Construção de Conceitos Geográficos (GEOCONCEITOS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e; do Grupo de Pesquisa Saberes na Educação Geográfica (GPSEG) da Universidade Estadual da Paraíba. Esperamos contribuir desta forma para o fortalecimento da área de ensino de Geografia e suas convergências.
Sobre o Livro: São apresentada nesta obra tessituras que movem diferentes pesquisadores em novas direções teórico-metodológicas por meio da Educação Ambiental e em seus mais diversos desdobramentos e diálogos. A intenção deste material é suscitar a criticidade e a reflexividade do leitor, levando-o não apenas a mais uma leitura (ou releitura) da Educação Ambiental, seus elementos e pressupostos, mas a uma redescoberta de tudo que este eixo formativo representa para a sociedade atual e como, dentre tantas calamidades contemporânea, ainda é possível buscar novos mecanismos transformadores para romper com a barbárie socioecológica que atravessamos.
Edição VI EPEG
Sobre o Livro: As contribuições dadas por este livro convergem para tecer um debate que amplie e amplifique a Geografia escolar e, por conseguinte, também para fundamentar como campo de atuação e pesquisa nos espaços acadêmicos. Afinal, investigar os elementos que tecem as idas e vindas dos percursos de escolarização e de formação de uma consciência de mundo é um campo de pesquisa e de atuação e, neste caso, defende-lo é compreendê-lo como tal. Ansiamos para que todos os leitores compreendam e defendam não somente o componente curricular de Geografia, ou a formação de professores neste área, ou o currículo... Pelo contrário, ou melhor dizendo, ainda mais queremos que todos os leitores deste material reconectem-se à Geografia escolar a partir de outros olhares-práticas por entre os percursos formativos onde quer que eles aconteçam.
Ensaios epistemológicos plurais em ensino de Geografia
Sobre o Livro: Esperamos que a leitura os faça enxergar e conosco pensar nos trâmites, processos e procedimentos necessários à Geografia escolar nessa sociedade do século XXI, dita global, mas que ainda necessita ser dia a dia (re)pensada como lugar-território-região-paisagem de todos os seres geográficos que nela existem.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Cartilha Digital (Geo-RV) - Utilizando a Realidade Virtual (RV) no Ensino de Geografia
----------------------------------------------------------------------------------------------------
VI ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA UFPE
V CICLO DE DEBATES TEMÁTICOS DO GPECI
Período: 21 a 23 de novembro de 2022
Anais - Resumos Simples e Exapandidos - ISSN 2447-4436
----------------------------------------------------------------------------------------------------
III ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA UFPE
II CICLO DE DEBATES TEMÁTICOS DO GPECI
Período: 27, 28 e 29/08/2018
Local: Departamento de Ciências Geográficas (DCG)/Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/Campus Recife.
Apoio: Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UFPE)
Público: 200
Com o desafio de avaliar e fazer um balanço crítico das pesquisas e da produção do conhecimento do ensino de geografia no território pernambucano e em outras escalas, o Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP) e o Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI) da UFPE promoverá a realização do III ENCONTRO DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA DA UFPE e do II CICLO DE DEBATES TEMÁTICOS DO GPECI subordinado ao tema geral “A Consciência Prática e o Ensino de Geografia: Lugares da Prática na Formação Docente – tensões e convergências”.
- Sobre o Evento
- Comissão de Organizaçao
- Programação Geral
- Normas para Elaboração e Envio de Trabalhos
- Template para Elaboração de Trabalho Completo
- Inscrições Abertas: Novo prazo, até 15/08/2018.
O pagamento da inscrição deverá ser efetuado, obrigatoriamente, por meio de transferência bancária ou depósito identificado (sujeito a confirmação), para a seguinte Conta Corrente do III EPEG: Agência 3613-7 (Banco do Brasil), Conta Corrente 60.700-2, Francisco Kennedy Silva dos Santos (C.P.F. – 441.086.053-49). O comprovante da transação deverá ser enviado ao e-mail da Secretaria do evento: iiiepegufpe@gmail.com
- Programação
- Conferências e Mesas Redondas
- Comunicações Orais
- Minicursos
- Educação Ambiental, Ensino de Geografia e Ecocidadania
- Elaboração de Projetos de Extensão
- Cartografia Social e Ensino de Geografia
- A Realidade Virtual como um Recurso Didático nas Aulas de Geografia
- A Escola e os Conceitos Básicos da Geografia
4. Ciclo de Debates GPECI
- Opções de Hospedagem
- Mapa de Apresentação GTs
- Anais (Caderno de Resumos) - ISSN: 2447-4436
- E-book: Trabalhos Completos
5. Certificação III EPEG
Apresentação de Trabalhos (Comunicação Oral)
GT1 Práticas escolares, processos do ensino e inovação em Geografia
GT2 Didática, formação de professores de Geografia e profissionalização docente
GT3 Representações e linguagens no ensino de Geografia
GT4 O currículo, metodologias e avaliação na formação inicial e na prática escolar de Geografia
Minicursos
- Educação Ambiental, Ensino de Geografia e Ecocidadania
- Elaboração de Projetos de Extensão
- Cartografia Social e Ensino de Geografia
- A Realidade Virtual como um Recurso Didático nas Aulas de Geografia
- A Escola e os Conceitos Básicos da Geografia
Participação
Ordem: A - J
Ordem: K - Z
Caso existam erros nos certificados, gentileza enviar proposição para o email de contato do EPEG.
- Contato: iiiepegufpe@gmail.com