Equipe Equipe

Corpo docente

Antônio Acácio de Melo Neto

 

Paulo de Araujo Regis

antonio-acacio.jpg

Coordenador LabTag

paulo-regis.jpg

 

DECIV | UFPE

DECIV | UFPE

Pesquisador

Pesquisador

botao-lattes.png

botao-lattes.png

Engenheiro Civil pela Universidade de Pernambuco (2000), obteve mestrado (2002), doutorado (2007) e pós-doutorado (2008) em Engenharia de Construção Civil, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto com dedicação exclusiva na Universidade Federal de Pernambuco. Atua principalmente nos seguintes temas: Aproveitamento de resíduos na construção civil, ativação da escória de alto forno, retração autógena e por secagem em argamassas e concretos, cimento de escória, desenvolvimento de novos materiais e microestrutura de aglomerantes.

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1986), obteve mestrado (1990) e doutorado (1997) em Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro e o pós-doutorado, também em Engenharia Civil, na Université Toulouse III Paul Sabatier (2012). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Chefe do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco, Membro da Comissão de Avaliação Docente da Universidade Federal de Pernambuco e Membro da Comissão Diretora do DECIV da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas. Atua principalmente nos seguintes temas: Protensão Externa, Ensaios Vigas Contínuas, Aduelas Pré-moldadas.

 

Arnaldo Manoel Pereira Carneiro

 

José Jéferson do Rêgo Silva

arnaldo-carneiro.jpg

 

jose-jeferson.jpg

 

DECIV | UFPE

DECIV | UFPE

Pesquisador

Pesquisador

botao-lattes.png

botao-lattes.png

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1989), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, com período sanduíche no Institut National Des Sciences Appliquées de Toulouse (1999). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes da Construção. Atua principalmente nos seguintes temas: Concreto, construção civil, agregado, adições e argamassas.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Engenharia Civil - Wessex Institute Of Technology Portsmouth University (1993). Atualmente é professor associado IV do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia de Estruturas e Engenharia de Construção. Atualmente desenvolve pesquisa sobre comportamento de estruturas e materias submetidos a altas temperaturas. Entre outras áreas de atuação destacam-se: Desempenho acústico de edificações, qualidade e produtividade na construção e sustentabilidade do ambiente construído.

 

Tiago Ancelmo C. P. de Oliveira

 

Tiberio Wanderley C. O. Andrade

tiago-ancelmo.jpg

 

tiberio-andrade.jpg

 

DECIV | UFPE

DECIV | UFPE

Pesquisador

Pesquisador

botao-lattes.png

botao-lattes.png

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), obteve mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado em Construções Metálicas e Mistas com Ênfase em Estruturas em Situação de Incêndio pela Universidade de Coimbra (2014). Atualmente é Professor Adjunto 1 do Departamento de Engenharia Civil da UFPE. Tem experiência nas áreas de engenharia civil e da produção, com ênfase em sistemas de gestão da qualidade, metrologia, avaliação pós-ocupação, engenharia de segurança ao incêndio e gerenciamento de riscos; Desenvolvendo pesquisas para os setores elétrico, petroquímico e da construção civil.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), mestrado (2001) pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em andamento em Engenharia de Materiais pela Universidade da Paraíba (UFPB). Professor Assistente Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia do concreto, durabilidade das edificações, patologias e durabilidade do concreto.

 

Corpo discente

Nathália Lins Gonzaga

 

Priscilla Elisa de Azevedo Basto

 

priscilla-basto.jpg

 

POSCIVIL | UFPE

POSCIVIL | UFPE

Pesquisadora de mestrado

Pesquisadora de doutorado

botao-lattes.png

botao-lattes.png

Mestranda em Construção Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (2019). Durante a graduação desenvolveu atividades de pesquisa e extensão em Materiais de Construção, com foco em: corrosão e durabilidade, materiais ecoeficientes e avaliação do ciclo de vida. Participante do grupo de pesquisa Mecoeficon (Materiais Ecoeficientes para a Construção) do Laboratório de Estruturas e Materiais (LEMA/UFAL)..

Possui graduação em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (2015) e mestrado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente é aluna de doutorado em engenharia civil (construção civil) no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisa sobre o uso das Cinzas de Lodo de Esgoto como adição mineral em matrizes cimentícias.

 

Victor Marcelo Estolano de Lima

 

Maria Luiza Ramalho de Araújo

victor-estolano.jpg

 

 

POSCIVIL | UFPE

POSCIVIL | UFPE

Pesquisador de doutorado

Pesquisadora de mestrado

botao-lattes.png

botao-lattes.png

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2014). Tem experiência em construção de edificações e estruturas de concreto armado. Possui Mestrado com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: agregado reciclado, pré-fabricado, concreto e resíduo. Cursa doutorado em engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, atuando nas seguintes áreas: Avaliação da pozolanicidade de materiais alternativos; dosagem de concreto de alto desempenho (CAD); viabilização da produção de concretos de escória de alto forno álcali-ativada.

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil pela UFPE, com ênfase em Construção Civil. Pós-graduanda no MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção pela IPOG (2019). Estagiária na empresa Ourovel Construções com ênfase em gerenciamento de obras, projetos e planejamento (2018-2019). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, propriedades, concreto, argamassa e resíduos.

 

Igor Vieira Fernandes

 

Tacila Bertulino de Souza

 

tacila-bertulino.jpg

 

POSCIVIL | UFPE

POSCIVIL | UFPE

Pesquisador de mestrado

Pesquisadora de mestrado

botao-lattes.png

botao-lattes.png

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (2020). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, na área de Estruturas, com ênfase em Construção Civil. Pós-graduando em Engenharia Diagnóstica: Patologia, Desempenho e Perícias na Construção Civil, pelo Instituto Brasileiro de Educação Continuada - INBEC. Realizou estágios no setor de gerenciamento e acompanhamento de obras na empresa Colinas Engenharia Ltda. Como aluno do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica, realizou pesquisa intitulada Aproveitamento de sobras da serragem de mármore para produção de pisos intertravados, que lhe agregou experiência na área de materiais alternativos para construção civil. Atua principalmente nos seguintes temas: materiais e componentes de construção, aproveitamento de resíduos para utilização na construção civil, engenharia diagnóstica e estruturas.

Mestranda em Estruturas e Construção Civil - UFPE. Especialista em Engenharia Diagnóstica - Perícia e Patologia pela Universidade Paulista de São Paulo, bacharel em Engenharia Civil pela UNIFAVIP/DeVry. Experiência na indústria civil em obras verticais e horizontais, com desenvolvimentos de atividade no âmbito técnico e econômico com ênfase em materiais e componentes de construção, atuando principalmente no desenvolvimento de pesquisas cientificas.

 

 

Hérculys Guimarães Carvalho

 

Camilla Lais Lima dos Santos

 

 

POSCIVIL | UFPE

POSCIVIL | UFPE

Pesquisador de mestrado

Pesquisadora de doutorado

botao-lattes.png

botao-lattes.png

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande. Experiências na área de Engenharia Civil demonstrada através da participação de trabalhos, projetos e demais atividades nas áreas de Geotecnia, Geração de Resíduos Sólidos, Meio Ambiente, Pavimentação e Materiais de Construção. Mestrando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, na área de Estruturas, com ênfase em Construção Civil. .

Engenheira Civil pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI/UPE. Mestra em Construção Civil pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - PEC/POLI/UPE. Doutoranda em Construção Civil pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEC/UFPE). Com estudos realizados nos temas de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) para produção de agregados na composição de blocos de concreto, manifestações patológicas em construção histórica e estruturas de concreto, e uso de lodo de esgoto na produção de insumos para a Construção Civil.

 

Tiago Manoel da Silva Agra

 

Sofia Ximenes Lopes

 

 

POSCIVIL | UFPE

POSCIVIL | UFPE

Pesquisador de mestrado

Pesquisadora de mestrado

botao-lattes.png

botao-lattes.png

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Especialização em Inspeção, Manutenção e Recuperação de Estruturas pela Universidade de Pernambuco (2016). Especialização em Auditoria, Avaliação e Perícia em Engenharia pelo Instituto de Pós-graduação (2017). Especialização em Ciência e Engenharia de Materiais pela Faculdade Unyleya (2019). Mestrando em Estruturas, com ênfase em Construção Civil, no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em estruturas e materiais de construção, atuando com foco principalmente em concretos e argamassas, nos seguintes temas: Ensaios laboratoriais, Controle Tecnológico, Reutilização de Resíduos, Desempenho de Matrizes Cimentíceas, Adições Pozolânicas, Análise da durabilidade de materiais e componentes construtivos. Atualmente é Gestor de Obras de Construção Civil, especificamente na área Saneamento, atuando na implantação de Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES) no Estado de Pernambuco pela COMPESA (Companhia Pernambucana de Saneamento). É Integrante do grupo de pesquisa intitulado de "LabTag- Laboratório de Tecnologia dos Aglomerantes" voltado para o estudo do aproveitamentos dos diversos resíduos, destacando-se as escórias de alto-forno, Lodos de estações de tratamento de esgoto (ETE) e de água (ETA), e a cinza de bagaço de cana-de-açucar.

Graduada em Engenharia Civil (UNIFAVIP/ Devry), pós-graduanda em Engenharia de Estruturas (Unyleya)

 

Maria Eduarda Bezerra Leite de Queiroz

 

 

 

   

POSCIVIL | UFPE

 

Pesquisadora de mestrado

 

botao-lattes.png

 

Graduada em Engenharia Civil na UFPE, com participação no projeto de extensão Concrebuco para fins da competição organizada pelo IBRACON e beneficiária de bolsa para ajudar nas atividades geotécnicas elaboradas no GEGEP (Grupo de Engenharia Geotécnica de Encostas Planícies e Desastres). Inclui-se ainda experiência de estágio na área de avaliação de imóveis da cidade do Recife e em projetos executivo de rodovias brasileiras. Durante a graduação, foi exercida a atividade de monitoria relativa a disciplina CÁLCULO NUMÉRICO nos semestres 2013.1 e 2013.2 e intercâmbio através do ciências sem fronteiras durante o período de 1 ano e três meses em Brunel University, Londres.

 

 

 

Alumni

Nome

Título

Ano

Sara Martins Torres

Nilvan Teixeira de Araújo Júnior

Mestrado

Mestrado

2019

2019