Web Content Display Web Content Display

A Diretoria é responsável por desenvolver e coordenar as ações para o desenvolvimento do potencial humano dos servidores da Universidade Federal de Pernambuco.

Fazem parte dessa Diretoria a Coordenação de Avaliação, Dimensionamento e Movimentação de Pessoala Coordenação de Provimentos e Concursos e a Coordenação de Formação Continuada.

 

Principais atribuições:

  • Ambientação de servidores: lotação, remoção, avaliação de desempenho, estágio probatório e dimensionamento de trabalho;
  • Nomeação;
  • Contratação por prazo indeterminado (professor substituto e visitante);
  • Exoneração e vacância por posse em cargo inacumulável;

Seção de Recrutamento e Seleção

  • Coordenar e executar os serviços de nomeação, posse e admissão de servidores efetivos;
  • Rescisão de contratos temporários;
  • Controle e emissão de contratos temporários (professor visitante e substituto);
  • Implantação no SIAPE de atos de admissão;
  • Emissão de relatórios das atividades da seção;
  • Análise e resposta aos processos referentes a concursos atuais e encerrados;

 

Coordenação de Avaliação, Dimensionamento e Movimentação de Pessoal - CADMP

 

Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho de estágio probatório - É o período de avaliação do desempenho do servidor, admitido por concurso público, com o intuito de constatar a sua aptidão, para o cargo concursado. Compreende o período de 36 meses, contados a partir da data de exercício.
• Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório dos servidores Docentes;
• Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório dos servidores Técnico-administrativos em Educação;

Avaliação de Desempenho por mérito - Ferramenta gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos pelo servidor ou pela equipe de trabalho, mediante critérios objetivos decorrentes das metas institucionais, previamente pactuadas com a equipe de trabalho, considerando o padrão de qualidade de atendimento ao usuário definido pela UFPE, bem como a finalidade de subsidiar a política de desenvolvimento institucional e do servidor.

 

Dimensionamento de Pessoal

O dimensionamento de Pessoal é um processo de planejamento contínuo de avaliação das necessidades de pessoal para atender aos objetivos institucionais. Visa estabelecer a matriz de alocação de cargos e definir os critérios de distribuição de vagas.

 

Movimentação de Pessoal

Movimentação de pessoal é o deslocamento do servidor para exercício de suas funções em outro órgão ou entidade ou setor da mesma instituição. A movimentação pode ocorrer nas seguintes modalidades:

 

  1. Redistribuição
  2. Cessão
  3. Requisição
  4. Composição da força de trabalho
  5. Exercício provisório
  6. Colaboração Técnica
  7. Remoção

As licenças e os afastamentos listados abaixo também são tratados neste setor por questão de organização interna e, principalmente, em razão das similaridades existentes com a movimentação de pessoal:

  1. Licença por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro
  2. Licença para tratar de interesses particulares
  3. Licença prêmio por assiduidade
  4. Licença para o desempenho de mandato classista
  5. Licença para o serviço militar
  6. Licença para atividade política
  7. Afastamento para exercício de mandato eletivo
  8. Afastamento para participar de curso de formação

Coordenação de Provimentos e Concursos - CPC

Em edição...

 

Coordenação de Formação Continuada - CFC

 

  • Gestão técnico-administrativa e pedagógica da CFC/DDP, incluindo a análise das solicitações de ofertas de ações formativas, os procedimentos para pagamento da GECC sob sua responsabilidade; bem como a gestão de parcerias, convênios de cooperação técnica e científica com instituições afins viabilizados pela PROGEPE.

- Seção de Formação Continuada – Sefor

  • Ações formativas de curta e de média duração e viabilização de ações de educação formal (educação básica, graduação e pós-graduação), voltadas para o aperfeiçoamento de servidores docentes, técnicos-administrativos em educação- TAE’s e de gestores, previstas no Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP da UFPE.

- Seção de Acompanhamento e Avaliação das Progreções e Qualificação – SAAPQ

  • Progressão por capacitação profissional, incentivo à qualificação e jornada especial de Treinamento Regularmente Instituído – educação formal de técnicos-administrativos em educação – TAE’s; licenças para capacitação, afastamento para estudo em níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado de servidores docentes e TAE’s.

 

Equipe

Clique AQUI para visualizar números de telefone e e-mail