Web Content Display Web Content Display

Grade curricular

Ementas das disciplinas

Área de Comunicações

Área de Fotônica

Área de Processamento de Energia

Estágio de Docência (para alunos de Doutorado)

Para realizar a matrícula no estágio de docência os alunos devem entregar na secretaria do PPGEE o formulário de inscrição em datas a serem divulgadas no início de cada semestre. Nele, deve constar a anuência do supervisor do estágio. O estágio é obrigatório para bolsistas de doutorado da CAPES. Os alunos devem realizar o estágio em dois semestres. A carga horária mínima é trinta horas por semestre. A matrícula deve ser efetuada em cada semestre. No final de cada semestre o aluno elaborará o relatório de atividades submetendo-o à aprovação do professor responsável pela disciplina e do seu orientador. Estes, em conjunto, atribuirão o conceito final de avaliação. O relatório com o resultado da avaliação deve ser entregue na secretaria do PPGEE.
Dispensa do Estágio de Docência
Entregar na secretaria do PPGEE os seguintes documentos:
1. Requerimento do aluno;
2. Declaração da instituição contendo as seguintes informações: código e nome da disciplina; carga horária; semestre e ano que a ministrou.

 

Exame de Proficiência (para alunos de Doutorado)

O aluno deverá obter a aprovação no teste de proficiência em língua inglesa até a data de formação da banca examinadora de defesa de tese. Os teste de inglês válidos, bem como as notas mínimas para aprovação são os seguintes:

 

TESTE

NOTA

TOEFL - Internet Based Test (IBT)

53

TOEFL Computer Based Test (CBT)

153

TOEIC

520

IELTS

4,5

 

Projeto de Tese (para alunos de Doutorado)

A seguir trecho do Regimento do PPGEE e mais algumas considerações importantes:
 

Art. 25, § 2o – O Projeto de Tese deverá ter entre 20 e 100 páginas e ser enviado para a banca examinadora com pelo menos um mês de antecedência da data da defesa.  O Projeto deverá tratar dos seguintes aspectos, a serem julgados pela banca examinadora:

I – caracterização e relevância do problema;

II – revisão bibliográfica (contexto do problema escolhido);

III – objetivo esperado (grau de relevância da contribuição para a solução do problema);

IV – metodologia (detalhamento das etapas para a solução do problema, uso do método científico);

V – cronograma de execução;

VI – infraestrutura disponível para execução do projeto.

 

Ou seja, no documento textual e na defesa do Projeto de Tese de doutorado o candidato deve: 

1) Apresentar uma proposta de pesquisa que resulte em ao menos uma contribuição original e relevante para o estado da arte, apresentando o tema do(s) artigo(s) científico(s) em periódico(s) que será(ão) produzido(s).

2) Demonstrar que a proposta é exequível, considerando os objetivos (o que pretende realizar), metodologia (como pretende realizar, subdividindo em etapas), cronograma (quanto tempo cada etapa deve durar), e recursos materiais e financeiros disponíveis (infraestrutura disponível para realizar).

3) Demonstrar que domina os conhecimentos relativos ao estado da arte e aos fundamentos pertinentes à pesquisa proposta.

Web Content Display Web Content Display

A disciplina PGEE 901 Seminários é obrigatória para todos os alunos do PPGEE.

A matrícula nesta disciplina deve ser efetuada apenas no primeiro semestre letivo. Os seminários válidos serão divulgados pelo coordenador da disciplina na lista de discussão dos alunos do PPGEE.

Os alunos devem assinar a ata de presença em cada seminário. No caso de defesa de tese ou dissertação pode haver restrição para alunos de uma determinada área de concentração. Caso esta restrição não seja mencionada na divulgação do seminário, este será válido para todos os alunos do PPGEE.

Os alunos que comprovarem a participação em Conferências/Simpósios/Workshops promovidos por sociedades científicas terão a validação de um seminário por cada dia do evento. O certificado de participação deve ser entregue na secretaria do PPGEE para posterior validação pelo coordenador da disciplina.


Grupos de pesquisa vinculados à Universidades promovem encontros científicos com a realização de vários seminários em um único dia. A critério da coordenação da disciplina, estes podem ser válidos satisfazendo a regra de um seminário para cada dia de evento.


Os créditos desta disciplina serão obtidos após a participação em 15 seminários.

O aluno deve ter o conceito aprovado até a data de formação da banca examinadora de defesa de Dissertação/Tese.

 

  • Dispensa da disciplina PGEE 901 Seminários

Foi aprovado, por unanimidade, na reunião do Colegiado do PPGEE realizada no dia 07 de julho de 2013 que os alunos reintegrados e/ou os alunos que já cursaram a disciplina PGEE 901 Seminários no PPGEE/UFPE serão, por solicitação através de requerimento, dispensados.

O aluno deverá entregar na secretaria do PPGEE os seguintes documentos:

1. Requerimento do aluno.
2. Histórico escolar.