Coordenação do Curso de Engenharia de Materiais
Links Importantes Links Importantes
- SBPMat Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais
A Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) foi criada em assembleia geral de constituição no dia 26 de junho de 2001, culminando um processo de gênese de três anos de duração, que foi conduzido pelo professor Guillermo Solórzano (PUC-Rio) junto a um grupo de físicos, engenheiros e químicos de diversas instituições brasileiras.
- ABM Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração
A ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração é uma associação civil sem fins lucrativos, cujo objetivo é congregar pessoas físicas e jurídicas visando ações coletivas que promovam o desenvolvimento das pessoas, a evolução técnico-científica e a inovação em processos, produtos e gestão nas suas áreas de atuação.
- ABCERAM Associação Brasileira de Cerâmica
A Associação Brasileira de Cerâmica – ABCERAM, fundada em 09 de setembro de 1953, é uma associação civil, sem fins econômicos, com sede e foro jurídico na Cidade de São Paulo, tendo como missão promover a interação de pessoas físicas e jurídicas envolvidas no meio cerâmico e áreas conexas, realizar cursos e eventos; manter publicações de caráter científico e tecnológico, promover o intercâmbio com especialistas e Associações do País e do Exterior, participar em ações de formação de pessoal, pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica; e, por objetivo, promover e defender a cerâmica nos planos: Artístico, Científico, Cultural, Didático, Empresarial, Industrial e Tecnológico.
- ABPol Associação Brasileira de Polímeros
A Associação Brasileira de Polímeros – ABPol é uma sociedade civil, de âmbito nacional e sem fins lucrativos. Criada em setembro de 1988, atua junto a empresas e instituições de ensino e pesquisa, e tem por finalidade viabilizar a geração de competência para o desenvolvimento na área dos materiais poliméricos.
- CREA-PE Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco
O Governo Federal, através do Decreto Federal nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, regulamentou o exercício profissional. Foi criado o Sistema Federal de controle do exercício profissional do engenheiro, arquiteto e agrimensor, com jurisdição em todo o País, composto de um órgão central coordenando outros órgãos regionais com atuação em todas as unidades federativas. Como forma de aperfeiçoar o funcionamento e representatividade do sistema de regulamentação e fiscalização profissional, em 24 de dezembro de 1966, a Lei Federal nº 5.194 substituiu o Decreto 23.569/33. Essa lei rege, atualmente, esse Sistema, definindo a composição e a forma jurídica de autarquia federal para o órgão central, o Confea – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e para os órgãos subordinados, os Creas -Conselhos Regionais.